3 Dicas para sua Comunicação em público melhorar
Sabe qual é a grande pergunta de quem terá que falar bem em público? Acertou! A pergunta é: “O que eu vou falar?”. Isso é natural já que o conteúdo é o motivo da apresentação. O problema é que a maior parte destas pessoas fica só com esta preocupação e gasta todo o seu tempo buscando conhecimento, estruturando-o e preparando um PowerPoint.
Mas, por que isso é um problema? Isso é problema porque o mais estratégico para o sucesso na comunicação não é o conhecimento. Este é um pressuposto. Para ter sucesso é necessário ir além dele. Em uma pesquisa feita por Albert Mehrabian apurou que, na comunicação, as palavras representam somente 7%. Portanto, focar apenas em ‘o que’ dizer é pouco estratégico.
Segundo este estudo 38% da comunicação acontece pelo modo como falamos e não propriamente pelas palavras. Aqui estão todos os recursos da fala: articulação, tom da voz, velocidade da fala, sinal enfático e entonação. Veja, o modo como falamos é quase 6 vezes mais expressivo do que ‘o que’ falamos, propriamente.
Feitas as contas ainda resta um percentual importante. 55% do que se consegue comunicar é de forma não verbal, ou seja, não é ‘o que’ e nem ‘como’ você fala.
Portanto, mais da metade da sua comunicação em público se dá pela sua apresentação: postura, expressões faciais, gestos e imagem.
Eu sei que você já percebeu que a oportunidade de diferenciar-se é excelente!
Então, veja abaixo 3 Dicas para Melhorar sua Comunicação em Público:
Dica 1: Domine a linguagem corporal e a expressão verbal
A comunicação em público não se limita apenas às palavras que você diz, mas também à forma como você as transmite. A linguagem corporal desempenha um papel fundamental na comunicação efetiva, por isso, prepare também, a sua imagem e a sua mensagem não verbal para alcançar sucesso acima da média.
A primeira dica e a mais importante é não preparar apenas o que falar, mas sim treinar e enriquecer o modo de falar.
Dica 2: Preste atenção ao ritmo e à entonação da sua voz
Uma orientação prática e extremamente útil para enriquecer sua fala é: varie o seu tom de voz e a velocidade da fala intencionalmente.
Falar praticamente em um mesmo tom é o que se chama de ‘monótono’ e a monotonia é muito chata e desinteressante.
Escolha em sua apresentação palavras que indiquem movimento, emoção ou imagem e fale-as de modo diferente. Isso tornará sua apresentação mais interessante, divertida e gerará mais fixação de conteúdo e da sua marca pessoal.
Outra prática é: sempre use os sinais enfáticos. Como o nome indica, sinal enfático é simplesmente falar com mais ênfase, destacando pela força da fala alguma palavra ou expressão.
Ao dar ênfase a uma palavra podemos mudar completamente o sentido de uma frase e o que comunicamos. Um exemplo é a frase: “Você abriu a porta?” Se o sinal enfático for posto na palavra ‘você’ a pergunta será sobre o agente da ação. É como se quisesse saber se foi você ou foi outra pessoa. Dando ênfase à ‘porta’, a pergunta será sobre a ação. E destacando-se ‘porta’ a frase indicará dúvida sobre o objeto que recebeu a ação.
Dica 3: Use Técnicas para Linguagem não Verbal
Assuma uma postura positiva. Parece simples, mas veja que a maior parte das pessoas não acerta nisso.
Ao falar para poucas pessoas ou para grandes grupos assuma sempre uma postura correta. Veja que não é complicado: apoie firmemente os dois pés no chão, ligeiramente afastados, mantenha o corpo bem ereto, deixe os braços soltos e o queixo paralelo aos ombros. Isso promoverá uma imagem de simpatia, segurança e preparação acima da média.
Mas, e os gestos? A gesticulação será mais elegante se acontecer acima da cintura, abaixo do queixo e frente ao tronco. Esta é uma orientação simples e que funciona sempre muito bem.
Gestos muito baixos podem ganhar conotação sexual muito facilmente. Se forem acima do queixo fica parecendo que o orador está espantando mosquitos ou algo assim. Sendo gestos muito largos, com braços muito abertos e extrapolando muito o espaço do tronco, podem ficar deselegantes, desengonçados e até causar situações embaraçosas. Já vi oradores derrubarem copos e garrafas d’água com gestos muito largos.
Deste modo você se destacará dos demais, se posicionará como profissional bem preparado e ganhará cada vez mais a confiança e a atenção das pessoas que decidem.
Espero que você desenvolva sua comunicação em público, tenha muito sucesso e felicidade!
Autor: Luciano Masan, palestrante há 15 anos e cooperador para o sucesso de profissionais e empresas tratando dos temas Motivação, Liderança, Vendas e Oratória.
Conheça-o melhor: lucianomasan.com.br
Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?
Clique na imagem abaixo ou no link e baixe o Ebook “Como equilibrar carreira e sucesso profissional“
O que a Alusolda faz? |
---|
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte. Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender. |
Muito interessante,se destacando e vendendo bem o seu peixe.