3 Dicas para ter mais Credibilidade e Poder de Persuasão

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Você já ficou frustrado por ter se preparado para uma apresentação e as pessoas nem lhe dão atenção? Já se sentiu menosprezado apesar de seus esforços e de toda a sua convicção a respeito do assunto? Você já quis ter mais poder de persuasão?

Persuasão é a capacidade de convencer ou influenciar alguém. De maneira que, a pessoa que está te ouvindo, compreenda suas ideias e siga as instruções oferecidas.

A persuasão é uma estratégia de comunicação para induzir o ouvinte a mudar de opinião, aceitar uma ideia ou realizar uma ação. Quem usa essa estratégia de forma eficiente pode se destacar em relação aos outros e transmitir mais credibilidade.

Saiba que há ferramentas simples que você pode utilizar para ser mais ouvido e levado em consideração.

Para evidenciar o que vou te dizer, por favor, pense em 2 oradores que você admira. Pessoas que, em sua opinião, parecem cultas e que falam bem em público.

Pronto? Já fez sua lista?

Pois bem, vou arriscar um palpite, provavelmente essas pessoas tem 3 características em comum: falam pausadamente, se expressam com palavras completas e com voz firme.

Certo?

Com os anos de experiência e observação percebi que a maior parte das pessoas com alto poder de persuasão, inclusive oradores respeitados, procede deste modo. Então, proceda como eles:

1 – Fale Pausadamente

Quem fala assim passa a imagem de ser senhor de si, autoconfiante e de ter domínio do conteúdo.

Isso nos inspira tranquilidade e segurança. Lembre-se dos filmes, a fala pausada é uma característica dos personagens a quem querem dar uma imagem de ser confiável.

Outro ponto positivo é que com a fala pausada você conseguirá articular melhor os pensamentos, alcançando vantagem sobre um opositor mais apressado.

Ao falar afobadamente é comum atropelar palavras e ideias. Também é comum perder-se no conteúdo e ter aquele ‘branco’, perdendo a sequência do pensamento.

2 – Fale Palavras Completas

Este é um hábito comum às pessoas mais instruídas.

Portanto, ao ouvirmos uma pessoa que fala pausada e corretamente, parece que decidimos inconscientemente que ela tem um nível de instrução acima da média. Deste modo, sentimos confiança e admiração, tendendo a considerar como verdadeiro o que ela diz.

Ademais, ao articular bem as palavras tornamos mais clara nossa comunicação. Se as outras pessoas falam de modo mediano, a elas é dada uma credibilidade média.

Se quer se destacar, faça diferente, fale diferente dos demais e comunique-se de modo diferente.

3 – Fale com Voz Firme, para Aumentar seu Poder de Persuasão

Este comportamento passará uma imagem de autoridade e autoconfiança.

Seus ouvintes tenderão a pensar: “Ora, se você está tão seguro ao falar, deve ser verdade”.

Uma voz firme induz os ouvintes a confiarem.

Por fim, quero lembrar que seus ouvintes são criaturas emocionais. Por mais que pareça diferente, nós tomamos decisões principalmente com base emocional. Quando alguém confia em outra pessoa e decide fazer negócios com ela, isso é uma emoção.

Do mesmo modo, quando desconfia, e por isso não aceita as ideias, os projetos, as propostas e não compra seus produtos ou serviços.

No fim, são as emoções que provocamos é que vão definir o jogo.

Veja que é realmente simples ter mais credibilidade. Então, comece agora mesmo a incorporar estes hábitos, se ainda não os tem. 

Transmita mais credibilidade e segurança aos seus ouvintes e aumente sua capacidade de gerar resultados positivos por meio de suas falas.

Espero que você tenha muito sucesso e felicidade!

Autor: Luciano Masan, Palestrante há 15 anos. Coopera para o sucesso de profissionais e empresas tratando dos temas Motivação, Liderança, Vendas e Oratória. 

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Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.
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