5 etapas para resolver os desafios do supervisor de produção – etapa 2

supervisa2
desafios e dificuldades do supervisor de produção

Na primeira etapa propusemos os questionamentos que o todo gestor deve saber para diagnosticar os problemas da sua equipe. Ou seja, as perguntas que devem ser feitas para ajudar a sanar os desafios dos supervisores de produção e gestores em geral.

Tudo começa pela contratação. De preferência que o gestor de produção participe junto com o RH do levantamento das atividades a serem desempenhadas pelo colaborador. Desse levantamento é feito o detalhamento (o quê, como, quem e quando fazer) das atividades ou a descrição de cargo.

Após a descrição do cargo vem o levantamento do perfil do colaborador. Qual a bagagem de conhecimento deve ser exigida, como: formação, especialização, conhecimento técnico etc.

Deve verificar também que tipo de pessoa é ideal para este cargo, quais as características serão mais apropriadas? Pessoa mais aberta, mais calada, detalhista, generalista, comunicador, etc. (veja o post: Recrutamento e Seleção Função X Candidato).

Missão, Visão e Valores

Tanto os novos colaboradores, quanto os mais velhos de casa, devem saber “de cor e salteado” a missão, a visão e os valores da empresa. A missão diz a que se propõe, a visão aonde quer chegar e os valores ditam os padrões para se alcançar o propósito da missão.

Pessoas que não compartilham os mesmos valores da empresa, não se incorporam à cultura já estabelecida. Elas podem ser um dos grandes desafios dos supervisores e gestores.

Organograma

É de fundamental importância que os colaboradores conheçam o organograma da empresa. Isso facilita identificar a quais departamentos estão ligados de forma direta e indireta.

Desta forma, eles evidenciam em que momento é cliente (interno) e quais momentos é fornecedor (interno), seja de material, mão de obra ou até mesmo de informações.

Assim, ao saber dessa ligação com outros departamentos, entenderão também como o trabalho individual (valores) impacta no resultado final (missão e visão) da empresa.

Se você já tem uma equipe e não teve participação no processo de seleção, como citado acima, o trabalho não difere.

Comece fazendo levantamento de quantos colaboradores têm no seu setor e quais os cargos específicos de cada um. Pode ser que ocorra de um cargo ter vários colaboradores, por exemplo, cargo de soldador. O cargo é um só, porém com vários soldadores. Então a descrição será uma só para o cargo de soldador.

Feito isso, analise. Todos os colaboradores são necessários? Está definida a atribuição de cada um? O papel de cada um dentro do departamento está claro?

Agora, se você é gestor de uma equipe de produção onde não foi levantado a Missão, Visão e Valores, também é possível fazer o trabalho de levantamento das atribuições de cada cargo, ou seja, a descrição de cada cargo e desenhar um organograma, junto a eles, para que seja feito a conscientização.

Eleja um dia da semana, quinzena ou mês, de acordo com sua possibilidade e faça reuniões periódicas de conscientização desses itens. Se tiver dúvidas de como fazer as reuniões veja mais sobre: Reuniões de Equipe=Equipe Integrada, Reunião Planejada Resultados Positivos, Como Priorizar Assuntos Urgentes para Resultados Rápidos.

ETAPA 2 – O papel de cada um no processo produtivo para superar os desafios dos supervisores e gestores

Estes elementos acima descritos são aplicáveis a todo tipo de organização, uma vez que estamos trabalhando com o conhecimento da função e os resultados esperados, bem como com as habilidades e conhecimento técnico de pessoas.

Em caso de ser necessário desativar um colaborador, fica mais fácil a análise. Aquele que não está dentro dos padrões técnicos de conhecimento exigido, porém o nível de comportamento é bom, pois cumpre horário, os valores éticos e morais correspondem com a necessidade da empresa, estes podem ser treinados.

A competência técnica não é difícil de treinar. O mais complicado é competência comportamental.Esse talvez seja um dos grandes problemas da supervisão de produção. Pois alguns têm dificuldade de treinar pessoas.

O que se espera alcançar nesta etapa é o levantamento de todas as funções, a conscientização de cada colaborador de suas verdadeiras atribuições e o impacto que a atividade desempenhada por ele exerce sobre outros departamentos na cadeia do processo produtivo.

O trabalho pode parecer difícil para superar os desafios de supervisores e gestores. Contudo o resultado final é muito bom! Não perca tempo. Comece já!

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e assista “5 etapas para resolver os desafios do supervisor de produção

problemas dos gestores e supervisores de produção
O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *