9 problemas mais comuns com Arame de Solda Mig
É de conhecimento a qualidade do processo de soldagem MIG/MAG, contudo existem algumas dificuldades que ainda atrapalham os soldadores na execução do seu trabalho. Vários defeitos podem interferir no desempenho da soldagem, entre os mais comuns estão os problemas com arames de solda mig.
Veja abaixo uma lista de problemas com arames de solda mig:
9 possíveis defeitos no arame MIG/MAG que prejudicam a soldagem.
1- Entrelaçamento
Arame que sai do interior do enrolamento.
- Este defeito é comum nos diâmetros finos, 0,80 mm, 0,90 mm e 1,00 mm.
- É mais difícil ocorrer entrelaçamento no bobinado randon.
Arame travado na lateral, devido ao enrolamento frouxo.
- Deve-se ajustar o miolo freiador e/ou observar a armazenagem, estocagem e o transporte (carretel deformado).
Ajuste no miolo Freiador
A principal função do miolo freador é contrapor os efeitos da inércia no carretel metálico. O ajuste aplicado não deve ser muito baixo para que as espiras não se abram, e nem muito alto para que não provoque um deslizamento do arame nas roldanas de tração/pressão, podendo assim ocorrer um travamento da espira no bobinado (entrelaçamento). Periodicamente deve ser executada uma manutenção preventiva e posterior ajuste no miolo freador, pois o peso da bobina varia conforme seu consumo, variando as forças que atuam em seu mecanismo.
2- Carretel metálico com deformas
- Arame travado pela deformação do carretel metálico.
- Poderão haver reclamações por entrelaçamento, que se devem a origem de transporte e manuseio indevido.
3- Variações no Acabamento
Zonas do enrolamento com menor intensidade de cobre.
- Normalmente não apresenta problemas operacionais.
4- Arame oxidado nas bobinas, um dos problemas com arames de solda mig
- A oxidação que pode ser considerada problema de fabricação é aquela encontrada no arame ainda dentro da embalagem interna, após instalado ou utilizado em parte deve-se observar as possíveis causas.
5- Variação do Cast e Helix
- Recomenda-se medir o Cast e Helix das bobinas, sempre após o arame passar pela pistola de soldagem, pois assim nos dará uma clara ideia do estado do sistema de tracionamento do arame.
6- Arame Vibrado
- É possível que os arames nos diâmetros mais finos, 0,90 mm e 1,00 mm, apresentem ondulações que dificultem a alimentação dos mesmos.
7- Arame com excesso de lubrificante
- Pode gerar problemas de alimentação de arame e demanda uma maior manutenção preventiva e corretiva do equipamento de solda.
- Nem sempre se pode visualizar o excesso de lubrificante no arame.
8- Problemas no alimentador de arame
- Acúmulo de resíduos gerados pela fricção intermetálica com o guia de entrada.
- Resíduos provenientes do excesso de lubrificante nas roldanas de tração e pressão.
- Não agregar nenhum elemento para limpar a superfície do arame.
Alinhamento das roldanas de Tração e Pressão
- Fricção entre o tubo capilar e o arame. Isto gera desprendimento do cobre e deformações no arame.
- Roldanas desalinhadas também geram desprendimento do cobre e deformações no arame.
Guia de Entrada
- Partículas geradas pelo guia de entrada metálico.
- O guia de entrada não deve ser excessivamente rígido, para que o mesmo possa acompanhar a curvatura do arame, não deve ser metálico, nem deve ter bordas cortantes.
- Fricção entre o guia de entrada e o arame. Isso acaba gerando o desprendimento do cobre e a deformação do arame, que se traduz em instabilidade do arco elétrico, maior consumo de bicos de contato e maior frequência de manutenção corretiva e preventiva do equipamento de solda.
Excessiva Pressão nas Roldanas
- Deformação do arame;
- Desprendimento do cobre;
- Variação significativa de CAST e HELIX.
- Desprendimento do cobre e desgaste prematuro das roldanas de tração e pressão.
Ajuste de Pressão das Roldanas
- A pressão nas roldanas deve ser executada progressivamente de acordo com o desgaste das mesmas, sempre observando a escala.
- Uma boa forma de regular é iniciar a soldagem com a regulagem mínima e caso necessário aumentar aos poucos a pressão até que a soldagem ocorra normalmente.
9- Ilhas de sílica, uma das adversidades com arame de solda mig
- A presença de ilhas de silica não indicam qualquer tipo de problema.
- Após o resfriamento da solda as mesmas deveram ser desprender naturalmente, caso necessário basta passar uma escova de aço.
Vimos então os defeitos mais comuns encontrados nos arames de solda mig. Desta forma poderemos nos atentar para as soluções e assim evitar futuros problemas.
Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?
Clique na imagem ou no link abaixo e baixe nosso “Guia e soluções para solda Mig/Mag“
O que a Alusolda faz? |
---|
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte. Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender. |
0brigado,tenho seguido as orientações que nós informa as causas que gera durante o processo de soldagem já tivemos vários problemas, mais agora conseguimos melhorar a qualidade e rápido . Obrigado.
Oi, Arlindo! Como vai?
Ficamos contentes em saber que o nosso conteúdo tenha ajudado você de forma tão significativa. Esse é o nosso objetivo, trazer conteúdos de qualidade para que nossos soldadores tenham excelentes resultados. Conte sempre conosco!
Um forte abraço,
Paulo César!
A minha máquina de solda mig quando liga ela solda muito bem mas depois de algum tempo a solda fica mais grosseira e penso que a máquina está com problemas ou isso é normal
Olá Sebastião!
Vou te passar dois conteúdos bem interessantes sobre solda MIG que poderão te ajudar com este problema.
O primeiro irá fornecer 11 dicas para fazer uma solda MIG perfeita (https://alusolda.com.br/dicas-fazer-solda-mig-perfeita/)
E o outro vai te mostrar como resolver os 10 Defeitos mais comuns na soldagem MIG/MAG (https://alusolda.com.br/10-defeitos-mais-comuns-na-soldagem-migmag/)
Uma dica final é, verifique se a garra negativa está bem fixa à peça e se as conexões do seu equipamento estão bem presas, pois estes problemas geram mal contato, provocam o superaquecimento do equipamento e impactam no resultado da soldagem realizada.
Um abraço!
Paulo César
Compramos um rolo do arame 18kg 1mm e após a soldagem, percebemos pontos de trinca entre as duas estremidades da solda, tendo que refazer o serviço
Bom dia Cisenisio!
Para evitar trincas na soldagem MIG é preciso se certificar se a composição química do arame de solda não está incorreta; ou se cordão de solda está muito pequeno e ainda, a qualidade do material de base sendo soldado.
Temos aqui no site dois textos que podem te ajudar, são eles:
→ 11 dicas para fazer uma solda MIG perfeita
→ 10 Defeitos mais Comuns na Soldagem MIG/MAG
Bons estudos!
Paulo César