Entenda como funciona a terceirização da mão de obra

tercerizar
como funciona a terceirização da mão de obra

Muito se ouve falar sobre terceirização de mão de obra e de quanto essa prática pode ser econômica para as empresas, sobretudo no atual cenário nacional de crise. Mas você sabe exatamente como funciona esse processo de terceirização? No post de hoje explicaremos o que é, como surgiu e como funciona essa prática. Confira:

O que é a terceirização da mão de obra?

Podemos definir a terceirização da mão de obra como o processo em que uma empresa contrata uma outra empresa para realizar determinado serviço. Assim, a organização pode ter colaboradores que ocupem seu espaço físico, mas não sejam seus contratados. Os serviços de limpeza e segurança, por exemplo, geralmente são terceirizados nas grandes empresas.

A terceirização da mão de obra surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, em um momento em que as indústrias de armas de fogo tiveram de aumentar em larga escala a sua produção.

Como a demanda era muito grande, essas indústrias passaram a se dedicar apenas à finalização do produto, ou seja, montar as armas, terceirizando a fabricação das peças para outras organizações.

A partir de então, o processo tem sido adaptado à realidade de cada empresa, passando a ser uma solução eficaz e econômica, principalmente, para empresas de pequeno porte. Devido a essas disporem de recursos financeiros e nem de estrutura suficiente para tomar frente de todo o processo de fabricação do produto.

No Brasil, a prática de terceirização de serviços surgiu na década de 1980 e tem ganhado cada vez mais empresas adeptas.

A terceirização prejudica o trabalhador?

Esse é mais um mito criado sobre a terceirização da mão de obra. No início dessa prática e tipo de contratação, muito se argumentava sobre os “prejuízos” em relação aos direitos trabalhistas. Contudo, conforme previsto na legislação brasileira pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os trabalhadores terceirizados devem manter os mesmos direitos que os demais.

Portanto, esse trabalhador não pode ser prejudicado, já que, também, têm seus direitos reconhecidos por lei.

Por que terceirizar é uma vantagem para as organizações?

A principal vantagem de uma empresa terceirizar seus serviços, e até mesmo alguns de seus departamentos, é a de não ter a necessidade que se especializar em atividades que não são de sua competência.

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e assista “5 etapas para resolver os desafios do supervisor de produção

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *