Hipertensão, os riscos do coração

Riscos da hipertensão

É muito importante a realização do PCMSO dentro das empresas, isso porque trabalhador está sujeito a vários riscos no ambiente de trabalho, tanto acidentes físicos quanto a doenças. As vezes sem ao menos saber o esforço físico no trabalho pode se tornar prejudicial e acarretar problemas como a hipertensão.

A hipertensão arterial sistêmica também é conhecida como pressão alta. A pressão arterial é representada pela sistólica e diastólica.

Sistólica é a contração das artérias para expulsar o sangue. Normalmente o valor é < 120 mmHg.

Diastólica é o relaxamento das artérias para encher de sangue. Normalmente o valor é < 80 mmHg.

Existem dois tipos de hipertensão, sendo a hipertensão primária e a hipertensão secundária:

  • Hipertensão primária: constitui 90 a 95% dos casos e pode ter início gradual e curso prolongado (hipertensão benigna) ou um início repentino e curso breve (hipertensão maligna).
  • Hipertensão secundária: decorre de uma causa identificável, como: doenças renais, hipotireoidismo e hipertireoidismo, hiperplasia adrenal congênita, anormalidades e defeitos congênitos vasculares, síndrome de Cushing, alterações hormonais (estrogênio, glicocorticóides), gravidez, distúrbios neurológicos (Tumor cerebral, aumenta da pressão intracraniana), uso de drogas injetáveis e abuso de álcool.

Os exames complementares para a realização do diagnóstico da hipertensão são: o eletrocardiograma convencional, monitorização no consultório, monitorização em casa, monitorização por 24h (mapa) e o teste ergométrico (realizado na esteira).

É muito difícil perceber os sinais e sintomas da hipertensão pois os mesmos são bem silenciosos, mas podem ocorrer. Normalmente não existem sintomas na fase inicial da doença e é por isso que a hipertensão é chamada de “inimiga silenciosa”. A única forma detectar sua presença é aferindo frequentemente a pressão arterial.

Os principais sintomas são: tontura, falta de ar, palpitação, enjoos e náuseas, dor de cabeça frequente, cansaço inexplicável e alterações na visão.

Se não levarmos a sério a hipertensão arterial ela pode vir a nos causar algumas complicações de sérios danos como: infarto, AVC, retinopatia (a perda da visão), doenças renais crônicas e hipertrofia cardíaca.

Existem alguns métodos que podemos utilizar para prevenir e tratar a hipertensão que são: mudança do estilo de vida, prática de exercícios físicos, boa alimentação, diminuir o teor de sódio nos alimentos e o emagrecimento.

Podemos identificar o diagnóstico da pressão arterial na tabela a seguir:

Classificação da pressão arterialSistólica (mmHg)Diastólica (mmHg)
Normal<120e<80
Pré-hipertensão120 a 139ou 80 a 89
Hipertensão do estágio 1140 a 159ou 90 a 99
Hipertensão do estágio 2≥ 160ou≥ 100
Hipertensão sistólica isolada≥ 140e< 90

Alguns medicamentos são usados para o tratamento, dentre os principais estão: os betabloqueadores, os diuréticos e os vasodilatadores.

Tendo em vista os problemas que podem acontecer devido à hipertensão o mais sensato a se fazer é prevenir para que não ocorra nenhum dano ao coração do trabalhador e até mesmo empregador, tendo assim uma qualidade de vida melhor para que execute suas atividades de forma saudável e segura.

Quer saber mais segurança no trabalho para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e baixe nosso “E-Book 9 passos para estabelecer um programa de Segurança do Trabalho

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Autor:
Paulo César é diretor comercial da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo da Solda e Corte de Metais. Acredita que alugar é melhor que comprar e gosta de ir para roça nos finais de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *