Entenda as principais características da NR 20
A NR 20 estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades e extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.
Divisão de Classes
Os líquidos inflamáveis possuem uma classificação a qual se enquadra como Classe III e todo aquele que possua ponto de fulgor igual ou superiro a 70°C e inferior a 93,3°C. Já para os produtos considerados perigosos a classificação é dada com base no tipo de risco que apresentam e conforme as recomendações para o Transporte de Produtos Perigosos e são divididas com as seguintes classes:
- Classe 1: Explosivos.
- Classe 2: Gases que são subdivididos assim:
- Gases Inflamáveis;
- Gases não inflamáveis;
- Gases tóxicos.
- Classe 3: Líquidos Inflamáveis.
- Classe 4: Está subdividida em:
- Sólidos Inflamáveis;
- Substâncias sujeitas à combustão espontânea;
- Substâncias que, em contato com a água, emitem gases inflamáveis.
- Classe 5: Está subdividida em:
- Substâncias Oxidantes;
- Peróxidos Orgânicos.
- Classe 6: Subdivide-se em:
- Substâncias Tóxicas (venenosas);
- Substâncias Infectantes.
- Classe 7: Materiais Radioativos.
- Classe 8: Corrosivos.
- Classe 9: Substâncias Perigosas Diversas.
Caso haja combustíveis que geram gases, é necessário que todo tanque de superfície possua dispositivo que libere pressões internas excessivas que é causada pela exposição à fonte de calor, funcionando como uma válvula de escape.
É necessário estarmos atentos ao efetuar o transvasamento de líquidos inflamáveis de um tanque para o outro, ou para um carro-tanque, obrigatoriamente os dois deverão estar aterrados ou ligados ao mesmo potencial elétrico.
Inspeção e Manutenção
Sobre o plano de inspeção e manutenção deve abranger, no mínimo:
- Equipamentos, máquinas, tubulações e acessórios, instrumentos;
- Tipos de intervenção;
- Procedimentos de inspeção e manutenção;
- Cronograma anual;
- Identificação dos responsáveis;
- Especialidade e capacitação do pessoal de inspeção e manutenção;
- Procedimentos específicos de segurança e saúde;
- Sistemas e equipamentos de proteção coletiva e individual.
Todos os compartimentos e armários que são usados para armazenamento devem seguir os padrões da norma e conter principalmente as sinalizações de segurança em lugar visível como: inflamável, não fume, em todas as vias de acesso ao local de armazenagem.
No manuseio dos líquidos inflamáveis todo e qualquer equipamento elétrico deverá ser especial, à prova de explosão, conforme recomendações da NR 10.
O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é um dos mais comuns, principalmente a nível doméstico, as válvulas e acessórios contidos em suas instalações devem ser de material e construção apropriados e não poderá ser de ferro fundido.
Os recipientes de armazenagem de GLP deverão ser equipados com válvulas de segurança e conter fechamento rápido próximo ao recipiente.
Entendendo mais sobre a Normativa Regulamentar 20 podemos analisar como a empresa e o empregado está em relação a Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis, fazendo assim, com que se tomem as devidas precauções para que não haja problemas posteriores.
O que achou da NR 20? Deixe seu comentário no post!
Quer saber mais segurança no trabalho para ajudar a sua empresa?
Clique na imagem ou no link abaixo e baixe nosso “E-Book 9 passos para estabelecer um programa de Segurança do Trabalho“
O que a Alusolda faz? |
---|
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte. Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender. |
Gostei muito,excusivel estou fazendo esse curso NR,20,
Interessante , informações claras e diretas em relação aos procedimentos , da NR 20.