Soldagem de Manutenção: Fundamentos e Equipamentos utilizados
Você provavelmente já fez ou ouviu falar em solda de manutenção. Mas, por acaso sabe muito bem dos fundamentos e equipamentos Soldagem de Manutenção?
É isso que verá neste post. Continue lendo e estará mais apto a soldar nessa modalidade.
Histórico
No início do século XX propiciado pela expansão industrial iniciou-se o desenvolvimento de várias ligas metálicas com o objetivo de aumentar a vida útil de partes de peças industriais.
Estes produtos e processos foram dirigidos para os setores de manutenção, colaborando com a economia de recursos naturais não renováveis reduzindo os custos de reposição e permitindo a recuperação de inúmeras peças que eram destinadas a sucata.
Fundamento do processo da soldagem de manutenção
Os campos principais de aplicação dos processos de soldagem são de produção e de manutenção.
O campo mais conhecido e de maior difusão, é o de produção, não só pelo maior volume de suas aplicações como pela sua participação nas indústrias. Neste caso, os técnicos e soldadores que atuam na área seguem uma orientação segura e garantida com todos os parâmetros pré-determinados inclusive com sistemas automatizados.
A soldagem de manutenção e reparo apresenta aspectos diferentes, sendo que seu principal objetivo é manter em funcionamento as linhas de produção, recuperar rápida e economicamente toda a peça ou equipamento cuja a substituição tenha custo elevado e muitas vezes impossível. Em muitas aplicações, a soldagem de manutenção recupera a peça com o aumento da vida útil sobre a peça original.
Devemos considerar :
- Máquinas de solda disponíveis
- Habilidades do soldador
- Controle da temperatura
- Posição de soldagem
- Metais de base contaminados ou até mesmo desconhecidos
Nos setores de manutenção da industria atual todos os processos são utilizados (eletrodos revestidos, processo tig, processo mig/mag, processo oxiacetilênico, sistema de metalização e corte plasma).
Equipamentos utilizados
Os equipamentos de solda normalmente utilizados na manutenção são os retificadores que soldam todo tipo de metais industriais. Atualmente foram desenvolvidas fontes de inversoras eletrônicas mais compactas e leves que diminuem o consumo de energia com maior eficiência elétrica possibilitando controles pré-programados para cada tipo de aplicação nos diversos processos.
As fontes inversoras oferecem comandos que podem ser pré-programados pelo operador facilitando e melhorando a qualidade final de deposição. Estes equipamentos possibilitam ótima abertura e estabilidade na soldagem dos diversos eletrodos revestidos para solda e revestimento.
Os equipamentos tig são usados na maioria dos setores de manutenção, pela sua versatilidade na soldagem dos diversos metais. Estes equipamentos possuem controles que possibilitam ao operador o comando total do arco elétrico, que define a alta qualidade dos revestimentos na maioria dos metais.
Concluindo sobre os fundamentos e equipamentos Soldagem de Manutenção
Agora que você já sabe o histórico, os fundamentos e os equipamentos utilizados na soldagem de manutenção, já pode implementar em seus trabalhos ou na sua empresa.
Espero que você faça bom uso deste conhecimento e que sempre aprimore suas habilidades em soldagem.
Lembre-se que antes de iniciar qualquer trabalho com solda você ou seus colaboradores devem estar protegidos.
Quer saber mais sobre segurança na soldagem para ajudar a sua empresa?
Clique na imagem ou no link abaixo e assista “Curso Grátis de Segurança na Soldagem“
O que a Alusolda faz? |
---|
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte. Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender. |
Essa empresa e muito boa parabéns
Ótimo