A rotina na sua empresa está sob controle?
Você sabia que 80% dos problemas operacionais de uma empresa são decorrentes da rotina? E então, você tem controle na rotina da sua empresa?
Vicente Falconi, fundador da consultoria INDG e autor do livro O Verdadeiro Poder, mostra a necessidade das empresas criarem processos de gestão das atividades corriqueiras.
Para o professor o índice é maior, “100% dos problemas operacionais vêm da má gestão das rotinas”, diz ele.
No livro ele ressalta a importância e a necessidade das empresas criarem processos consistentes, pois não tem processo de melhoria se não houver o aprimoramento das rotinas. Isso é de extrema importância para o controle das rotinas em uma empresa.
As atividades operacionais realizadas diariamente podem gerar rupturas e perdas que afetam os resultados da empresa, quando não são padronizadas.
Para o professor, cuidar das rotinas é essencial para qualquer empresa, apesar de muitas não darem atenção a esse assunto. “Não tem charme e dá muito trabalho, mas tem que ser feito se a organização quiser avançar além da mediocridade.”, afirma Falconi.
Para gerenciar as rotinas, é preciso aplicar um conjunto de procedimentos que garantem a obtenção dos resultados esperados e analisá-los constantemente.
O benefício da aplicação das rotinas está na análise das informações advindas das rotinas.
É a análise dos resultados que gera o conhecimento sólido, e é esse conhecimento que sustenta a base para a tomada de decisões adequadas.
Como exemplo ele cita a Suzano Papel e Celulose, onde o programa de gerenciamento das rotinas realizado pelo INDG — e no qual ele se envolve pessoalmente, participando de reuniões bimestrais com a diretoria — já tem demonstrado resultados, inclusive, financeiros. O projeto gerou uma economia de R$ 40 milhões desde que foi implementado, em menos de dois anos.
Numa entrevista, a Época NEGÓCIOS pergunta à Falconi:
Por que é tão difícil, apesar de simples, as empresas se organizarem de forma bem sucedida?
Falconi explica que a primeira dificuldade é a de ter metas bem estabelecidas para todos.
Na maioria das vezes os líderes estabelecem metas “frouxas” que não desafiam as pessoas da organização.
A cada ano que passa a empresa entra em um novo ciclo, um novo estágio, onde os conhecimentos e práticas existentes já foram utilizados e analisados gerando dados para um novo plano de ação.
Finalmente, quando não há mais o que copiar, então a única maneira de continuar a evoluir é por meio da análise competente da informação e a descoberta de novos conhecimentos que levarão a novos patamares de desempenho.
É melhor que a empresa esteja preparada para a melhoria contínua, pois o conhecimento é algo sempre em construção, não existem limites neste processo em qualquer organização, seja ela privada ou não.
É verdade que a falta de controle na rotina da empresa responde por cerca de 80% dos problemas de uma empresa? Por quê?
Falconi responde que 100% dos problemas operacionais decorrem da rotina.
As organizações funcionam da mesma forma que o corpo humano ou a natureza. Tudo tem que funcionar bem para que o ser se desenvolva.
Nas organizações é a mesma coisa. As operações rotineiras do dia a dia devem ser simplesmente perfeitas para podermos atacar metas cada vez mais desafiadoras.
Respondendo ao questionamento sobre o que é melhorar a empresa, ele diz que melhorar a organização é mudar o patamar de desempenho da rotina operacional para níveis cada vez mais altos. Só se consegue fazer isto bem, se a rotina for perfeita.
Como uma empresa começa e desenvolve um programa de gestão da rotina?
Realizando um diagnóstico: Onde a rotina está fraca? O que deve ser feito? Basicamente a rotina é padronização, muito treinamento, execução auditada, checagem de tudo continuamente e atuação nos desvios sem tréguas.
Parece simples, mas envolve o treinamento de muitas pessoas e o estabelecimento de um ambiente de trabalho de elevada responsabilidade e consciência e comprometimento.
O desenvolvimento empresarial é um processo educacional e que, portanto, leva tempo.
O conhecimento não é algo estabelecido e fixo. É algo que está sempre em construção e portanto o aprendizado não termina nunca. Morreremos aprendendo.
É demorado chegar aos resultados esperados?
O conhecimento acumulado por uma empresa é que determina o seu nível de resultados. Não é fixo, cresce sempre!!! Agora, o que puxa o aprendizado nas organizações é a meta que decorre de sonhos grandes.
Finalmente, o controle na rotina da empresa determina o amadurecimento, o nível de consciência e comprometimento e os resultados do negócio.
Fonte: Entrevista Vicente Falconi para Época Negócios
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