Arco Submerso: Arame, Defeitos no cordão de solda e Principais aplicações

Defeitos na soldagem arco submerso 1
aplicações do arco submerso

Arames para soldagem

Os arames utilizados no processo e nas aplicações de Arco Submerso são fornecidos em carretéis ou bobinas com diferentes tamanhos na forma de arames sólidos, tubulares, ou fitas.

Para facilitar a escolha correta, são utilizadas no Brasil as especificações AWS e ASME através de um sistema de letras e números. As classificações AWS e ASME são idênticas e apenas informam as propriedades mecânicas do metal depositado pela combinação eletrodo/fluxo e a composição química do depósito. Nestas classificações a letra “F” designa fluxo e a letra “E” indica as características do arame eletrodo.

Para proteger o arame de aço carbono contra a oxidação e melhorar o contato elétrico, é aplicado uma película de cobre durante a sua fabricação.

A escolha do arame adequado é feita de acordo com a aplicação, ou seja, a espessura do metal de base, requisitos mecânicos, químicos e metalúrgicos. No caso dos aços inoxidáveis, os arames ou fitas são escolhidos conforme as diferentes aplicações.

Principais aplicações

A soldagem a Arco Submerso tem suas maiores aplicações em peças e equipamentos de aço carbono , aço manganês, baixa liga e aço inoxidável, sendo utilizado na fabricação de tubulações, estruturas metálicas, plataformas de petróleo, construção naval, e caldeiraria em geral.

Outras aplicações importantes, são na área de manutenção para recuperação de peças gastas como:

  • Cilindros de laminação
  • Rolos de lingotamento contínuo
  • E partes rolantes de terra planejem

Pode também ser utilizado para deposição de revestimento nas formas de arame ou fita.

Defeitos no cordão de solda

Os principais defeitos são:

  • Mordeduras: podem ser ocasionadas por excesso de voltagem, preparação incorreta das juntas, corrente inadequada, Posição errada do arame eletrodo, velocidade de avanço muito baixa
  • Porosidade: surge quando se emprega uma velocidade de soldagem inadequada, fluxo úmido ou insuficiente, metal base contaminado, arame eletrodo oxidado
  • Inclusões de Escória: acontece quando se utiliza junta inadequada, amperagem ou voltagem excessiva, posição incorreta do arame na junta, fluxo úmido
  • Trincas: podem surgir devido a preparação errada das juntas, tensões residuais nos conjuntos soldados ou penetração excessiva, combinação fluxo/arame incorreta, falha no controle térmico
  • Falta de fusão: pode ser ocasionada por intensidade insuficiente de corrente, velocidade de avanço excessiva, junta irregular, diâmetro incorreto do arame, posicionamento errado do arame.

Mais informações sobre as aplicações do Arco Submerso

Agora que você já leu um pouco sobre as particularidades e aplicações do arco submerso, está na hora de aprofundar um pouco mais. Veja abaixo como aprender mais sobre Arco Submerso.

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e baixe nosso “E-book – Arco Submerso

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Etiquetas:
Autor:
Paulo César é diretor comercial da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo da Solda e Corte de Metais. Acredita que alugar é melhor que comprar e gosta de ir para roça nos finais de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *