Como escolher eletrodo revestido Parte 2: Ferro fundido

eletrodo revestido para ferro fundido

Você já viu na primeira parte de como escolher eletrodo revestido aqui, que o eletrodo revestido é um material de consumo muito utilizado na soldagem, não saber identificar dificulta muito a vida do soldador gerando dúvidas na sua escolha. 

Essa situação é muito comum, por isso vamos dar continuidade a nossa sequência desse tema, pois queremos que você aprenda de uma vez por todas a identificar os eletrodos de forma simples e prática.

Então vamos para a segunda parte como escolher os Eletrodos Revestidos de Ferro Fundido AWS 5.15.

Tópicos do texto:

  •   Ferro Fundido e seus principais tipos
  •   Entenda a Classificação pela AWS A5.15 e seus grupos
  •   Aprenda a identificar a especificação do eletrodo  
  •   Veja a diferença entre limável e não limável

Vamos aprender um pouco mais sobre os eletrodos revestidos! 

O que é o metal Ferro Fundido

O ferro fundido é uma liga metálica constituída a base de Ferro, em mistura com elementos de Carbono a partir de 2% e Silício de 1-4% (Fe-C-Si), podendo conter outros elementos químicos de ligas.

Ele é simplesmente um ferro que é fundido, tornando -se um metal poroso e rígido, por isso ele quebra com certa facilidade.

Sendo muito utilizado em diversas indústrias na fabricação, manutenção e reparação de peças, como bloco de motor, carcaças de bombas, cabeçote de compressor, equipamentos de moagens, pá de escavadeiras, etc.

Curiosidade: O que diferencia o Ferro Fundido do Aço Comum (ferro) é o teor de carbono presente neles, qual o Ferro Fundido possui alto teor de carbono a partir de 2–7% ficando mais rígido e quebra, já o Aço Comum (ferro) têm 0,002-2,15% de Carbono, maleável e entorta.

Os 4 principais tipos de ferros fundidos:

É importante entender essas diferenças para escolher o melhor eletrodo revestido para soldar ferro fundido. Eles podem ser agrupados de acordo com sua estrutura metalúrgica, influenciando suas propriedades mecânicas e soldabilidade:

  • Cinzento – é o mais comum devido seu baixo custo e alta usinabilidade, facilidade na fundição e fabricação podendo ser submetido a tratamentos térmicos.
  • Branco – é menos comum que o Cinzento, elevada dureza e resistência à abrasão, baixa ductilidade, alta taxa de resfriamento. 
  • Maleável – tratamento térmico de composições químicas, alta resistência mecânica, facilidade no estado líquido, maior ductilidade e resistência comparado ao Branco.
  • Nodular (Dúctil) – em forma sólida e de aspecto circular, ductilidade superior, boa usinabilidade, alto custo, maior resistência ao impacto, tração mecânica, ao escoamento e boa resiliência.

Veja neste link mais sobre os tipos de ferros fundidos no processo de metalurgia.

Classificação dos eletrodos revestidos AWS A5.15

Os eletrodos são identificados pelos fabricantes segundo a definição de classificação e especificação da Norma Americana de Soldagem (AWS-American Welding Society). O eletrodos de Ferro Fundido são classificados conforme sua microestrutura e composição química, vejamos o que significa sua nomenclatura pela norma AWS A.5.15:

nomenclatura aws eletrodo revestido para soldar ferro fundido

Lembrando outras normas muito utilizadas que seguem na íntegra as definições da AWS é a Norma da ASME e a ISO (organização internacional de normalização e/ou padronização).

Grupos de Eletrodos para Ferro Fundido  

  • ENi – Eletrodo revestido com núcleo de níquel. Soldas Usináveis. Maior custo, macio, dúctil.
  • ECl – Eletrodo revestido com núcleo de Ferro. Proporciona solda mais similar ao metal base, resistente a altas temperaturas.
  • ESt – Eletrodo revestido com núcleo de aço. Soldas Não Usináveis.baixo custo e resistência máxima.

Identificando a Classificação para escolher o Eletrodo revestido para Ferro Fundido

Vamos apresentar alguns eletrodos mais utilizados para soldagem de Ferro Fundido, todos possuem revestimento básico, ou seja, média penetração:

Normas ISO 1071 e  ASME/AWS SFA.5.15:  ENi-Cl, ENiFe-Cl, ESt, vejamos:

eletrodo revestido 90 por cento níquel

UTP 8 (ENi-Cl)

  • Eletrodos limáveis, a base de níquel na alma e no revestimento 
  • Aplicado somente em peça usinável que precisa de acabamento, torneável
  • Para essa aplicação deve ter 99% de níquel (UTP 8) 
  • Indicados para consertos e reparo em manutenção

Exemplo de aplicação: quebrou uma parte da peça, solda e reconstrói a parte quebrada e depois precisa levar para um torno usinar, refazer e dar o acabamento, ou seja, recuperar deixando-a igualzinha antes de quebrar.

eletrodo utp 8 para soldagem

UTP 86 FN (E NiFe-Cl)

  • Eletrodos Não limáveis  
  • Ligas de Níquel-Ferro (UTP 86 FN) – devem ter 55%-60% de Níquel, mais alguns elementos e o restante de Ferro.
  • Aplicação específica para solda ferros fundidos impuros/contaminados, soldagem mais interna, fazendo vedações e reparo de quebras.
  •  O ferro adicionada a sua composição ajuda dá força a liga para realização da solda 
  • É maleável para fazer um acabamento simples
  • Não aplicado para usinagem de recuperação e mandar para um torno.
  • Pode soldar ferro fundido com aço carbono 

Exemplo de aplicação: temos um bloco de motor sujo ou contaminado com uma trinca e  não tem como remover as impurezas internas contidas nele, após fazer a solda de enchimento para tampar a trinca, ou seja, fazer sua vedação, fará um acabamento superficial com a esmerilhadeira somente, não sendo usinável totalmente para  torneamento.

eletrodo revestido ferro fundido soldagem

UTP 81(E St)

  • Não limável, alma a base de ferro
  • Eletrodo com alto teor de ferro, baixo teor dos outros elementos químicos
  • Aplicado em enchimento de cordões de solda muito grande em uma peça que quebrou, trincas grandes, etc.  
  • Para tampar trincas em blocos de motores sujos, impuros, contaminados, que não precisam de usinagem. (Não sabe o que é isso? Veja aqui o que é usinagem).
  • Alta deposição e baixa penetração

Atenção! Não deve soldar ferro fundido com eletrodo 7018, pois existem eletrodos específicos para aplicações deste metal.

Veja a Diferença entre os ferros fundidos Limável e Não Limável

  •  Ferro fundido limável – é usinável, ou seja, após soldar consegue-se fazer o acabamento e os processos de usinagem em um torno, o que faz ele ser limável é o alto teor de níquel.
  •  Ferro fundido não limável – Não é usinável, ou seja, não é possível fazer usinagem, porque o eletrodo possui um baixo teor de Níquel (média 15%) e o restante é Ferro.

Concluindo a segunda parte de como escolher eletrodo revestido

Você conheceu mais uma classificação, nessa segunda parte sobre o Ferro Fundido e percebeu que sua especificação difere das outras, correspondendo mais a composição química, assim conseguindo identificá-los.

Está aprendendo a cada fase e já não terá mais dúvidas na hora da escolha, vai tirar de letra. 

Então, não perca a terceira parte de eletrodos revestidos, vamos conhecer mais!

Agora que já aprendeu a escolher, fale com um de nossos vendedores no (62) 3250-0707.

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Autor:
Paulo César é diretor comercial da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo da Solda e Corte de Metais. Acredita que alugar é melhor que comprar e gosta de ir para roça nos finais de semana.
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *