Compreenda a importância da NR 26
Mesmo quando pequenos as primeiras coisas que conhecemos são as cores, seja através dos brinquedos que normalmente são coloridos, animais ou flores. O ser humano sempre se organizou e precisou de padrões para se situar. A importância da NR 26 é grande, para essa finalidade. Falaremos dele mais a frente.
Um técnico de Segurança do Trabalho usa as cores verde, vermelho, marrom, amarelo e azul para simbolizar e identificar os riscos ambientais existentes dentro do ambiente do trabalho. Tudo isso é necessário para a elaboração do mapa de risco da empresa e também complementar para o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).
A NR determina que as cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações e empregadas para a condução de líquido e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais.
Quando utilizamos as cores, ainda se torna necessário outras formas de prevenção de acidentes, ou seja, uma não elimina a outra.
A importância das cores de segurança determinada na NR 26 possuem as seguintes funções:
- Prevenção de acidentes;
- Identificar os equipamentos de segurança;
- Delimitando áreas;
- Identificação de Tubulações de líquidos e gases advertindo contra riscos;
- Identificar e advertir acerca dos riscos existentes.
Esta norma regulamentadora 26 vem tratar também sobre a rotulagem preventiva em caso de produtos químicos perigosos, e ainda afirma a necessidade principalmente quando forem casos de fracionamento de embalagem, que acontece muito em produtos de limpeza, onde a empresa adquire o produto em grande quantidade e quando se faz o fracionamento para o uso, desta forma, apenas é colocado em uma embalagem inadequada, e quando pior sem identificação, podendo assim ser manuseado de forma incorreta.
A rotulagem preventiva consiste em um conjunto de elementos com informações escritas, impressas ou gráficas, relativas a um produto químico, que deve ser afixada, impressa ou anexada à embalagem que contém o produto.
Toda rotulagem deve conter os seguintes elementos:
- Identificação e composição do produto químico;
- Pictogramas de perigo;
- Palavra de advertência;
- Frases de perigo;
- Frases de precaução;
- Informações suplementares.
Outro assunto importante que a norma traz é que para o fracionamento em casa, onde pode ter o contato de crianças e até se cofundir ao utilizar o produto e misturando com o outro, causar uma reação química que pode ter sérias consequências.
Falando dos trabalhadores, no caso de mistura, o ideal é ser explicitado na ficha com dados de segurança o nome e a concentração, ou faixa de concentração, das substâncias que:
- Representam perigo para a saúde dos trabalhadores, se estiverem presentes em concentração igual ou superior aos valores de corte/limites de concentração estabelecidos pelo GHS para cada classe/categoria de perigo; e
- Possuam limite de exposição ocupacional estabelecidos.
Para que aconteça a rotulagem preventiva a NR determina que é necessário possuir a ficha de identificação do produto que contém todas as informações relevantes e o devido treinamento.
Finalizando
Estes são os princípios de importância básicas e fundamentais da NR 26 – Sinalização de Segurança. Com todas as precauções tomadas e a sinalização adequada, certamente manteremos um ambiente de trabalho mais seguro para todos.
O que achou da Norma Regulamentadora 26? Deixe sua opinião comentando no post!
Quer saber mais segurança no trabalho para ajudar a sua empresa?
Clique na imagem ou no link abaixo e baixe nosso “E-Book 9 passos para estabelecer um programa de Segurança do Trabalho“
O que a Alusolda faz? |
---|
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte. Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender. |