10 Defeitos mais Comuns na Soldagem MIG/MAG
Para garantir a qualidade no processo de soldagem MIG/MAG, reduzir custos com a manutenção, atraso na produção e perda de tempo com mau funcionamento dos equipamentos MIG, é importante conhecer os principais defeitos, suas causas e possíveis soluções que o próprio operador conseguirá detectar e solucionar.
Selecionamos uma Lista dos Defeitos mais Recorrentes na Soldagem MIG, veja:
1 – DEFEITO: PROBLEMA DE POROSIDADE NA SOLDAGEM MIG (CAUSA E/OU AÇÃO CORRETIVA)
- Óleo, oxidação grosseira, carepa, etc.
- Problema de proteção: vento, bocal obstruído ou pequeno, mangueira de gás danificada, vazão de gás excessiva, etc.
- Falha na remoção da escória vítrea entre os passes de solda.
- Soldagem sobre a escória de eletrodo revestido.
- Arame – pode ser necessário um arame com teores mais altos de Mn e Si.
2- DEFEITO: FALTA DE PENETRAÇÃO: GRANDE PROBLEMA NA SOLDA MIG (CAUSA E/OU AÇÃO CORRETIVA)
- Junta de solda muito estreita;
- Corrente de soldagem muito baixa;
- Poça de fusão passando à frente do arco.
3- DEFEITO: FALTA DE FUSÃO (CAUSA E/OU AÇÃO CORRETIVA)
- Tensão e/ou corrente de soldagem muito baixa.
- Polaridade errada; deveria ser CC+.
- Velocidade de soldagem muito baixa.
- Soldagem sobre um cordão convexo.
- Oscilação da tocha muito larga ou muito estreita.
- Oxidação excessiva na chapa.
4- DEFEITO: MORDEDURA (CAUSA E/OU AÇÃO CORRETIVA)
- Velocidade de soldagem muito alta.
- Tensão de soldagem muito alta.
- Corrente de soldagem excessiva.
- Parada insuficiente às margens do cordão de solda.
5- DEFEITO: TRINCAS (CAUSA E/OU AÇÃO CORRETIVA)
- Composição química incorreta do arame de solda.
- Cordão de solda muito pequeno.
- Má qualidade do material de base sendo soldado.
6- DEFEITO: ARCO INSTÁVEL (CAUSA E/OU AÇÃO CORRETIVA)
- Verifique o gás de proteção.
- Verifique o sistema de alimentação de arame.
7- DEFEITO: INÍCIO DO CORDÃO DEFICIENTE OU QUEBRA DO ARAME (CAUSA E/OU AÇÃO CORRETIVA)
- Tensão de soldagem muito baixa.
- Indutância muito alta.
- Limpe a escória vítrea ou a oxidação do metal de base.
8- DEFEITO: RESPINGOS EXCESSIVOS (CAUSA E/OU AÇÃO CORRETIVA)
- Use misturas Ar-CO2 ou Ar-O2 no lugar de CO2.
- Diminua o percentual de He.
- Tensão do arco muito baixa.
- Aumente a indutância.
9- DEFEITO: FURO DA RAIZ (CAUSA E/OU AÇÃO CORRETIVA)
- Corrente de soldagem muito alta.
- Velocidade de soldagem muito baixa.
- Diminua a abertura da raiz
- Use misturas Ar-CO2 no lugar de CO2.
10- DEFEITO: CONVEXIDADE DO CORDÃO DE SOLDA (CAUSA E/OU AÇÃO CORRETIVA)
- Tensão do arco ou corrente de soldagem muito baixa.
- Aumente a indutância.
- Polaridade errada; deveria ser CC+.
- Junta de solda muito estreita.
EPIS RECOMENDADOS
- Bota com solado isolante
- Perneiras
- Avental de raspa
- Blusão de raspa
- Mangote
- Luvas de raspas
- Máscara de proteção automática
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- Touca
FINALIZANDO OS DEFEITOS NA SOLDAGEM MIG
É de extrema importância você conhecer estes defeitos na soldagem mig. Isso irá te possibilitar entender melhor as dificuldades durante a solda e saber como agir quando estes problemas surgirem.
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exite tocha com 15 metros ?
tem soldadores que solda carretas com o cabo(tocha) bem grande. éssa solda é mig ?
Boa tarde, Valdecio!
Agradecemos pela sua pergunta. Vamos lá.
Não existe tocha MIG/MAG com 15 metros de comprimento.
Essa solda que utilizaram nas carretas podem ser tanto MIG/MAG quanto Eletrodo. Para a solda MIG/MAG utiliza-se uma fonte e um alimentador de externo, com uma extensão que os une até aproximadamente 30 metros de distância (por isso fica grande). Já para a solda em eletrodo, utiliza-se um retificador (utilizando-se um cabo de solda grande) ou inversor de solda (portátil).
Um abraço,
Paulo César.
Boa noite Paulo César , tudo bem, estou com um problema durante o procedimento na vertical com o arame tubular. Acontece o seguinte, nos primeiros passes da junta vai bem, mas em alguns passes no enchimento ele começa a furar para dentro do enchimento, e aí tem que segurar a poça até ele encher e para depois continuar com o passe, vc tem base no que pode ser?
Bom dia Washington,procure intervalos maiores entre passes, provalmente o passe anterior esteja superaquecido