Dicas para avaliar o desempenho de sua equipe por competência
A avaliação de desempenho por competência é uma das formas mais eficazes de analisar sistematicamente o desempenho de cada profissional da empresa. Assim, relacionando as competências ideais para o desempenho de cada função e o cumprimento dos objetivos da empresa. Ou seja, avaliar o desempenho de sua equipe e os impactos dela na empresa.
A avaliação de desempenho por competência é uma das formas mais eficazes de analisar sistematicamente o desempenho de cada profissional da empresa. Ela relaciona as competências ideais para o desempenho de cada função e o cumprimento dos objetivos da empresa.
COMPETÊNCIA: Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes exigidos para o cumprimento de uma atividade.
A quem se deve aplicar a Avaliação de Desempenho por Competência?
Ao contratarmos, percorremos um longo e difícil caminho, na triagem de currículos, testes e entrevistas até chegarmos ao candidato que mais se aproxima das características necessárias para ocupar o cargo vago. Selecionado o candidato vem o treinamento para exercer a função em si.
O colaborador começa a trabalhar e como podemos saber de forma assertiva se ele está integrado adequadamente à empresa e ao desenvolvimento das atividades pertinentes ao cargo?
Avaliar o desempenho de sua equipe ou do profissional dentro do período de experiência, possibilita a correção de padrões, comportamentos, e desempenho do colaborador. Isso é sempre melhor que aconteça antes que comprometa os resultados da atividade, do setor ou até mesmo da organização.
No caso dos colaboradores com tempo maior de casa, que já estão acostumados com o trabalho e adaptados com a organização, também se aplica a avaliação de desempenho, como forma de mensurar os resultados obtidos através das tarefas que desempenha, das metas que possui, das atitudes que são esperadas e dos resultados a serem alcançados, além do seu potencial de desenvolvimento.
Aplicada de forma sistemática a avaliação de desempenho por competência possibilita identificar:
- Os talentos da organização;
- A otimização desses processos;
- Identificação de problemas de gerência e supervisão, de integração das pessoas, de adequação da pessoa ao cargo, de deficiências de treinamento e desenvolvimento de profissionais;
- Facilitando, dessa forma a implantação de estratégias de mudança individuais e empresariais promovendo o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.
Como é aplicada este tipo de avaliação?
A avaliação de desempenho por competências é aplicada de forma bilateral, pois o colaborador participa ativamente do processo. O papel do gestor é de auxiliar o colaborador a relacionar o seu desempenho, o seu potencial e objetivo às necessidades e à realidade da empresa, traçando com ele um plano de desenvolvimento. Em virtude disso, avaliar o desempenho de sua equipe adquire maior compromisso com o seu desenvolvimento, pois participa do processo de definição de suas próprias metas e objetivos.
Por que se deve aplicar Avaliação por Competência nas organizações?
- A avaliação por competência é importante para que a empresa conheça as suas potencialidades, através de seus profissionais, além de possibilitar a confiança e motivação dos colaboradores por meio da objetividade, clareza e transparência na aplicação desse processo.
- É importante na implantação de promoções, transferências e práticas salariais, uma vez que os dois lados, empresa e empregado, tornam-se conhecedores das atitudes, habilidades, conhecimento e desempenho do colaborador.
- Alinhar os objetivos das organizações com as competências essenciais proporciona produtividade e colaboradores mais motivados.
Quando se deve aplicar a Avaliação por Competência?
A avaliação dos colaboradores de uma empresa varia de acordo com a necessidade de cada uma, mas geralmente é aplicada para:
- Prática de aumentos salariais, promoções, transferências e demissões;
- Necessidade de mudanças tanto de comportamento e atitudes como habilidades ou conhecimentos dos colaboradores;
- Fornecer feedback aos seus colaboradores a respeito do seu desempenho.
- Implantação de um modelo de gestão por competências;
- Avaliar o desempenho dos colaboradores;
- Ter clareza de quais são as dificuldades da equipe, permitindo mais assertividade nos treinamentos;
- Valorizar e motivar a equipe de acordo com o seu desempenho;
- Ter um sistema de reconhecimento e de valorização justo e coerente;
- Elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual e Organizacional;
- Aumentar a produtividade.
Quais os resultados esperados?
- Obter um quadro de profissionais mais talentosos, mais responsáveis e mais produtivos;
- Melhoria contínua dos funcionários, através do autoconhecimento e autocrítica;
- Planejamento interno tais como: plano de carreira, promoção e demanda para treinamento;
- Instrumento que fundamente um programa de remuneração variável;
- Aumentar a motivação dos colaboradores;
- Ter conhecimento do quadro de pessoal da organização.
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