O que é e como funciona a vareta de solda
A vareta de solda é o metal de adição produzidas por uma grande variedade de metais e outros elementos de ligas combinados em sua composição química, possibilitando sua aplicação para soldar praticamente todos os metais industriais utilizados, seguindo a classificação e especificação pela norma AWS (Sociedade Americana de Soldagem).
Tópicos do texto:
- Conheça a vareta para solda
- Veja sua função na soldagem
- Confira os tipos de Varetas
- Compreenda suas utilizações
- Vantagem de utilizá-la
Vamos entender um pouco mais de Soldagem!
O que é uma vareta de solda
A vareta de solda é um fio metálico sólido circular no formato de vareta com cerca de 1m de comprimento, abrangendo diâmetros de 0.2mm a 8.0mm de espessura, formada por uma variedade de metais de adição (Aço Carbono, Aços Inox, Alumínio, Cobre, Latão, Níquel, Magnésio, Titânio, Ferro Fundido, etc.) e outros elementos de ligas em sua composição química, que contribuem para um melhor desempenho na soldagem conforme as especificações e características do metal trabalhado, tornando-a aplicável em praticamente todos os metais industriais utilizados, seguindo as normas de classificação e especificação da AWS (Sociedade Americana de Soldagem).
Ou seja, a vareta de solda é um metal de adição utilizado nos processos de soldagem manual TIG e a Plasma, sendo sua função unir os metais formando um cordão de solda preservando as características do metal base com um excelente acabamento.
Como funciona no processo de soldagem
Nos processos de soldagem TIG e a Plasma após abertura do arco elétrico a vareta de solda é adicionada manualmente pelo soldador que controla a quantidade do metal de adição depositado na parte externa da poça de fusão fazendo o movimento de vai e vem, qual formará o cordão de solda unindo os metais, protegidos pelo gás inerte e sem encostar no eletrodo de tungstênio.
Considerado um trabalho de soldagem “bem artesanal” por ser mais lenta, pois exige do soldador alta habilidade em seu manuseio, executando um trabalho de artista e com uma qualidade insuperável principalmente no processo TIG.
A seleção do material de adição e diâmetro da vareta deve ser semelhante o metal base e conforme os parâmetros estabelecidos para ser soldado, mas há situações onde é necessário aplicação de outros elementos ligas em sua composição para responder melhor à execução de uma solda mais resistente a atrito, abrasão, tração, impacto e tratamento térmico.
Assim, a escolha correta da vareta (material e diâmetro) é fundamental para uma soldagem de excelência, segundo as particularidades técnicas e mecânicas de cada execução.
Veja quais os tipos de vareta de soldagem e suas aplicações
Confira algumas varetas mais aplicadas na soldagem, conforme a Norma AWS:
Aço Carbono e suas ligas
São revestidas por uma camada de cobre.
Aplicadas nos equipamentos agrícolas, peças automotivas, construção em geral, ideal para passes de raiz, tubulações e chapas de aço carbono, perfis, etc.
Mais comuns, classe AWS 5.18: ER 70 S3 e ER 70 S6
Aços Inox e suas ligas
Utilizada em peças automobilísticas, soldando chapas de aço inoxidável, encanamentos, tubulações, instrumentos hospitalares, moveis, cozinhas industriais, etc.
Mais usuais, classe AWS 5.9 e 5.22, ER: 308L, 309L, 310, 312, 316L, 409, 430, 420, 443.
Alumínio e suas ligas
Empregada em equipamentos, radiadores e componentes eletrônicos, vagões de trem, peças automobilísticas, etc.
Mais utilizadas, classe AWS 5.10 ER: 4043, 4047, 5056, 5183, 5356
Cobre e suas ligas
Aplicada para fundição, união de condutores, componentes, recobrimento de aço ferrosos e não ferrosos, caldeiras, tubulações, tanques, mineração, metais dissimilares, etc.
Mais comuns, classe AWS 5.7 ER: Cu, CuNi, CuAl-A2, CuAl-A1, CuSi, CuSn-A
Níquel e suas ligas
Amplamente utilizadas em peças elétrica e eletrônica, fabricação de reatores, processadores, vasos de pressão, componentes de navios e aeroespacial, etc.
Mais aplicada, classe AWS 5.14 ER: Ni-1, NiCr-3, NiCrMo-3, NiCu-7
Latão
São fabricadas a base de cobre, também conhecida como solda amarela.
Indicada para pequenos reparos e correções, Solda Brasagem, uso múltiplo em diversos tipos de peças e espessuras, tubulações de aço, hélices de navios, eixos, etc.
Mais comum, classe AWS 5.8 RBCuZn-A
Titânio
Aplicado no segmento petroquímico, criogênico, em vasos compressores, sistemas de tubulação, tanques de armazenamento, aeronaves, válvulas, condensadores, etc.
Mais aplicadas, classe AWS 5.16 ER: Ti 1, Ti 2, Ti 5, Ti 7
Ferro Fundido
Indicado em reparações e preenchimento de furos e usinagem, cabeçotes, blocos de motores, eixos, mancais, compressores, prensas, válvulas, etc.
Mais comuns, classe AWS 5.15 ER: NiFe, NiCi, NiCu, Monel
Magnésio
Aplicada em recuperação rodas automobilísticas, carcaças de bombas, blocos de motores, motocicletas, etc.
Mais usual, classe AWS 5.19 ER 73 AZ-92A
Prata
Indicada para brasagem de metais ferrosos e não ferrosos, união e reparo de peças, aparelhos elétricos, câmaras frigoríficas, refrigeradores, tubulações de cobre, materiais cirúrgicos e odontológicos, etc.
Mais comum, classe AWS A 5.8: BAg 18, BAg1A / DIN EN 1044 AG:304, 401
Phoscoper
É formada por ligas de cobre, fósforo e pequena porcentagem de estanho.
Utilizada em setores específicos da indústria, para soldagem e brasagem em tubos e conexões de cobre, ar condicionado, refrigeração, etc.
Norma AWS/DIN
Aplicações
- Utilizadas nas indústrias e segmentos em geral (químicas, alimentícias, nucleares, aeroespaciais, aeronáuticas, metalúrgicas, naval, hospitalar, metal mecânica, etc.)
- Aplicadas em diversos serviços de soldagem em geral
- Fabricação, reparação, recuperação e manutenção em geral
- Solda em todas as posições
- Soldagem em tubos e chapas de espessuras finas
- Passes de raiz de solda em espessuras maiores
- Vasta variedade de metais e ligas soldáveis
- Soldagem de materiais dissimilares
- e demais.
Vantagens da solda TIG com vareta de solda
- Solda de qualidades superiores
- Excelente acabamento
- Soldabilidade de quase todos os metais industrialmente utilizados
- Sem respingos e fumos
- Sem escórias e defeitos
- Permite o controle melhor de penetração da solda
- Melhor controle da taxa de deposição, entre outras…
Veja aqui as varetas de solda disponíveis na Alusolda!
Finalizando
Neste artigo você pode entender mais sobre as varetas de solda, que além de ser muito utilizada no processo TIG também é utilizada no processo de soldagem a plasma.
Aqui você viu, que as varetas são produzidas por diversos metais e suas ligas semelhantes aos metais base, e muitas delas ainda possuem adição de outros elementos químicos de combinação metalúrgica, apresentando diversos diâmetros de espessura, para ser feita a escolha correta da vareta garantindo assim uma melhor soldabilidade e excelente qualidade da solda.
Assim sendo as varetas mais aplicadas na soldagem:
- Aço Inox
- Alumínio
- Aço carbono
Gostou deste texto? Deixe um comentário e iremos responder!
O que a Alusolda faz? |
---|
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte. Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender. |
Muito bom artigo
Boa tarde, Aires! Fico contente que tenha gostado! Sempre traremos mais posts pra você. Se tiver alguma dúvida, vou procurar respondê-la aqui no blog!
Abraço,
Paulo César.
Sou Soldador e quero saber tudo que possa ser de aprendizado para mim
Bom dia Paulo Henrique!
Então você está no lugar certo!
Temos muitos conteúdos, ebooks e vídeo aulas sobre os processos de Soldagem.
Dá uma conferida nos cursos aqui → Ebooks e Cursos
→ Conteúdos sobre Soldagem
Assine nossa newsletter para receber conteúdos esclusivos no seu email → Assinar Newsletter
Um abraço!
Paulo César