Veja o que diz a NR 17 sobre Ergonomia no ambiente de trabalho
A Norma Regulamentadora 17 tem por objetivo estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. Isto de maneira a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
O ambiente de trabalho
Quando pensamos na relação de qualidade de trabalho entre pessoa e o local, a tendência é imaginarmos que o empregado deve sempre se adaptar ao ambiente de trabalho, quando na verdade deve ser feito o contrário.
O ambiente de trabalho devem ter condições adequadas para o trabalhador, essas incluem aspectos relacionados ao: levantamento, transporte e descarga de materiais. Também relativas ao mobiliário, layout, aos equipamentos, máquinas, higiene, ambiente salubre, adaptável. Desta forma deve-se pensar em qualquer necessidade especial e às condições ambientais do posto de trabalho, além da própria organização das atividades.
O que é Ergonomia e sua relação com a Norma regulamentadora 17
Entendendo um pouco sobre a ergonomia, temos que ela é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de aperfeiçoar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.
Quando falamos de trabalho manual, seja ele sentado ou que tenha que ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação.
Alguns requisitos mínimos para ter boa Ergonomia no trabalho manual:
- Ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento;
- Área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;
- Ter características dimensionais que possibilitem a movimentação adequada dos segmentos corporais.
Existem algumas condições ergonômicas que dão origem a comportamentos inseguros e inadequados dos trabalhadores, com risco de acidentes como:
- layout inadequado
- inexistência de ferramentas para execução de tarefas
- ferramenta imprópria
- falta ou inadequação para movimentação de materiais
- posição forçada do corpo ao fazer o trabalho
- plataforma ou escada inadequada ou inexistente
- piso inadequado
- válvulas de acionamento difícil
- esforços intensos por falta de lubrificação ou manutenção
- sobrecarga de trabalho ligada a tarefa
- sobrecarga de trabalho ligada a duração da jornada
- alturas excessivas de armários ou suportes
- equipamento ou maquinário inadequado.
Para que a organização do trabalho tenha efeito perante a NR 17, deve levar em consideração no mínimo:
- As normas de produção;
- O modo operatório;
- A exigência de tempo;
- A determinação do conteúdo de tempo;
- O ritmo de trabalho;
- O conteúdo das tarefas.
Desta forma, temos que a ergometria deverá ser aplicada em todo tipo de empresa, segmento, porte, quantidade de funcionários e atividades. Deve haver preservação e promoção da saúde do trabalhador que é o fator para ser tratado a curto, médio e longo prazo, nunca perdendo o foco de promoção da qualidade de vida.
Finalizando o resumo sobre a NR 17
Vimos então à importância da ergonomia citada na Norma Regulamentadora 17. Ter um ambiente que proporcione total conforto ao trabalhador, segurança, para o seu desempenho eficiente, consequentemente aumentara a sua produtividade e satisfação pessoal.
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre a NR 17, deixe seu comentário aqui!
Quer saber mais segurança no trabalho para ajudar a sua empresa?
Clique na imagem ou no link abaixo e baixe nosso “E-Book 9 passos para estabelecer um programa de Segurança do Trabalho“
O que a Alusolda faz? |
---|
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte. Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender. |