10 Excelentes motivos pra você fazer reuniões

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As reuniões são muito importantes para a comunicação e o relacionamento interpessoal dentro das empresas. É nelas que se tem a oportunidade de estudar melhor os assuntos de interesse comum. São atividades nas quais cada um deve trazer seu ponto de vista e sua maneira de buscar a solução. As reuniões devem fazer parte da dinâmica de uma empresa, visando o bom desempenho de toda equipe em prol de seus ideais e sua satisfação.

Reuniões bem-sucedidas contribuem para o sucesso da empresa, seja para:

  • definir metas;
  • criar sinergia na equipe;
  • manter todos informados em torno das decisões;
  • alimentar informações sobre o negócio;
  • criar estratégias.

Um planejamento pode não atender a real necessidade, pelo fato de a equipe que está mais próxima da realidade não participar das reuniões da organização.

As reuniões não devem acontecer por tradição ou ritual nas empresas, nem só para os acontecimentos ruins, mas também para as notícias boas. Para obter bons resultados, elas precisam ter foco, objetivos claros e prioridades atendidas. Elas não podem se tornar uma perda de tempo para empresa, muito menos para o funcionário, que perde na produtividade. Desse modo a reunião será capaz de ampliar e fortalecer a equipe e, consequentemente, a empresa.

Vejamos então 10 Excelentes motivos para você fazer reuniões em sua empresa.

Porque estabelecer reuniões periódicas nas empresas?

1 – Integração da equipe –  Um contato mais próximo, em torno de um objetivo comum, onde todos tenham a oportunidade de se expressarem e serem ouvidos.

2 – Revelação de talentos – o colaborador ganha espaço, apresentando sugestões e defendendo seu ponto de vista, o gestor consegue identificar o potencial de um profissional. Que, por falta de espaço e oportunidade, nunca conseguiu demonstrar seu real valor.

3 – Desenvolvimentos individuais e da própria equipe Uma reunião dinâmica e democrática, onde todos os membros da equipe podem participar e opinar. Isso proporciona apresentar experiências diferenciadas e relatar a solução das mesmas, o que torna rica em troca de conhecimento entre as pessoas. Além de outras informações que agreguem conhecimento diferenciado e que possa ser aplicado no dia a dia de todos.

4 – Resolução de pendências –  Nestes encontros, o líder deve reservar espaço, para as pendências que envolvem o papel dos membros que compõem a equipe. É o momento de lembrar os prazos estabelecidos para a equipe das atividades específicas.

5 – Comunicados oficiais – Os comunicados oficiais relativos à organização, dúvidas ou esclarecimentos por parte da liderança devem fazer parte da pauta das reuniões. Estes comunicados evitam boatos infundados e dúvidas por falta de comunicação.

6 – Surgimentos de ideias inovadoras – Nas reuniões, os colaboradores também precisam de espaço aberto para apresentar sugestões, questionamentos e esclarecimentos. Muitas ideias boas e inovadoras que podem mudar a realidade da empresa surgem dessas reuniões. Podem ser apresentadas sugestões que aperfeiçoem não apenas o trabalho da sua equipe, que futuramente possa ser adotada por outros setores da organização.

7 – Proximidade da liderança – Como gestor é importante que se conheça sua equipe de forma mais próxima. Aproveita-se esse momento para conhecer melhor os tipos de comportamentos, gostos, ideais, temperamentos e habilidade dos liderados. Facilitando o cumprimento das metas e planejamentos estabelecidos pela organização.

8 – Percepções do clima organizacional – Os encontros periódicos entre liderança e liderados é uma oportunidade ímpar de perceber como está o clima organizacional. O convívio diário faz com que o gestor perceba o comportamento de cada profissional, inclusive no que se refere aos próprios pares.

9 – Interatividade – Usando a criatividade, o gestor pode ser agente ativo e também convidar os liderados para interagirem. Dependendo das ferramentas aplicadas com o grupo, ele consegue identificar o nível de comunicação da equipe em momentos de situações inesperadas. O importante é que todos ou a maioria consiga agregar algo de positivo daquele momento.

10 – Quebra da rotina Para algumas pessoas reunir com os colegas e o gestor se torna uma chance de quebrar a rotina. Principalmente para quem realiza trabalhos repetitivos e quase não tem tempo para cumprimentar um colega que se senta do outro lado da sala.

Realize reuniões com pautas bem elaboradas, objetivos claros, metas a atingir, dê a liberdade necessária para interação e então verá os resultados.

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