Por que os melhores colaboradores se demitem
Você já parou pra analisar porque os seus melhores colaboradores se demitiram? Qual a causa da demissão de funcionários?
Uma empresa, para dar sequência a um crescimento estruturado, não basta ter apenas equilíbrio financeiro. Tão importante quanto a parte financeira é a base, a engrenagem que dá sustentação ao negócio, ou seja, os colaboradores.
Preencher uma posição nas organizações com a pessoa certa não é fácil! Agora imagine perder um ótimo funcionário, já treinado, adaptado e, acima de tudo, que corresponda com retorno positivo na função que ocupa? Isso é algo terrível!
Por trás de uma empresa excelente no seu segmento existe também uma equipe de excelência nas atividades desenvolvidas por ela.
Mas e aí? E quando chega aquele excelente colaborador e pede para sair?
Existem razões fortes com as quais não temos armas para salvar a situação, por exemplo: problemas pessoais, uma proposta muito boa de outra empresa, etc. Mas na maioria das vezes é melhor que tenhamos conhecimento das razões mais comuns de um excelente colaborador se demitir, para evitar a recorrência dentro da nossa empresa.
– A hierarquia em excesso, proveniente de centralização de poder e decisão, fornece um ótimo combustível para a demissão de colaboradores proativos. Pessoas eficientes são criativas, práticas e não têm problemas com a liderança, desde que esta não a impeça de realizar o seu trabalho. Contudo não se adaptam muito com o excesso de chefia, principalmente aquelas que são menos conhecedoras do assunto que o próprio colaborador.
– A falta de reconhecimento é um fato desanimador para qualquer colaborador. Mesmo as pessoas mais altruístas querem ser reconhecidas e recompensadas por um trabalho bem feito. O reconhecimento é a forma mais eficaz de geração de resultados positivos, isso não só demonstrando de forma financeira, mas com um simples “obrigado” ou “parabéns, muito obrigado”.
– A falta de visão, metas e objetivos da empresa. Indefinição de futuro. Um bom colaborador quer fazer parte da concretização de um objetivo maior. Ocupar tempo, gastar energia e talento com algo que não tem estratégia e nem uma visão de futuro é cansativo e frustrante.
– O trabalho em excesso, a sobrecarga contínua causa estafa, fadiga física e mental. Geralmente tendemos a designar mais serviço para aquela pessoa que é mais capaz de produzir, se comprometer, entregar e cometer menos erros. Esse fator, se ocorrer de forma contínua e sem o devido reconhecimento, é desanimador e uma das causas de demissões.
– Falta de perspectiva ou estagnação. Pessoas talentosas têm objetivos firmes, estabelecem metas para suas vidas e no trabalho não é diferente. Elas querem crescer, conquistar e ser recompensadas, mesmo que para isso tenham que trabalhar mais. Porém quando não vêm perspectivas de crescimento começam a sentir frustração, sua produtividade cai e o desempenho não difere mais daqueles outros colaboradores que estão na média. Não se sente motivado a continuar e na primeira oportunidade se demite.
Concluindo sobre a causa da demissão de funcionários
Faça, a princípio, uma análise da sua empresa ou do seu departamento. Você poderá descobrir por quê os melhores colaboradores se demitem.
Caso esteja acontecendo algum desses fatores, é melhor buscar mudanças antes que o prejuízo com a perca de talentos seja o indesejado fim.
Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?
Clique na imagem ou no link abaixo e assista “5 etapas para resolver os desafios do supervisor de produção“
O que a Alusolda faz? |
---|
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte. Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender. |