5 etapas para resolver os desafios do supervisor de produção – Etapa 3
Etapa 3 – Diagnóstico e ajuste da equipe
Então o que fazer como supervisor de produção? Já vimos no capítulo anterior algumas coisas (clique aqui se ainda não leu).
Vamos continuar então…
Em primeiro lugar deve demonstrar sincero interesse, comprometimento e confiança. Assim, poderá assumir o departamento ou reavaliar a estrutura e melhorar a qualidade de vida e do trabalho dos colaboradores.
-Com a descrição de cargo em mãos, reúna a equipe que faz parte dessa descrição (ex. soldadores) e xeque com eles se sabem dos seus deveres e obrigações. Leia a descrição de cargo e confira se tudo que está na descrição é pertinente à função deles.
-Após a correção e adequação da descrição de cargo, o gestor e o colaborador assinam a ficha como um ato de concordância, assim, além de ficar claro para ambas as partes os deveres e atribuições, haverá por parte de cada colaborador mais comprometimento, uma vez que ele anuiu com a própria assinatura.
Todos conscientes com seus deveres e obrigações é hora de fazer o levantamento dos problemas que ocorrem com maior frequência e têm maior impacto na produção, consequentemente nos resultados finais.
Vai perceber, assim, que no final terá um diagnóstico estratificado do departamento. Deverão ficar evidente os problemas e o relacionamento dos problemas:
-Problemas de conhecimento técnico – colaboradores que não tem treinamento ou foram contratados sem a competência técnica exigida pelo cargo.
Neste caso, como supervisor de produção, é necessário fazer a seguinte análise: é um colaborador com escolaridade, experiência, característica comportamental dentro do nível exigido? Se sim, então o problema é falta de treinamento, e vale a pena treiná-lo.
-Problemas advindos de outros departamentos – departamentos que são fornecedores atrasam na entrega, entregam produtos ou matérias primas inadequadas, com defeito, mal acondicionados, etc.
Está evidente que o colaborador fez os procedimentos exigidos pela descrição do cargo? Após o levantamento do problema deve ser tratado em reunião com a direção/chefe do departamento responsável.
-Problemas comportamentais – colaboradores com características pessoais ou comportamentais que estão fora das características exigidas pela descrição ou com comportamento fora dos padrões ou valores da empresa.
Se o colaborador possui todas as competências exigidas para a função, porém com desvio de comportamento, será necessário, portanto um cuidado e acompanhamento maior.
O supervisor de produção deve comparar o padrão de comportamento do colaborador com os valores preconizados pela empresa. Se a incompatibilidade for grande, talvez não tenha outro recurso senão a demissão. Por exemplo, padrões éticos, morais e outros que venham comprometer os padrões de qualidade, o nome e o bom andamento da empresa.
-Problemas de falta de matéria prima – matéria prima não chega a tempo para a realização do trabalho.
Trata-se de um problema urgente que o supervisor de produção deve resolver com o departamento competente ou com a Diretoria.
-Produção mal conferida ou com defeito que está impactando no prazo final.
Deve ser avaliado o treinamento, para averiguar qual a percepção do colaborador. Deve seguir os mesmos princípios de avaliação de conhecimento técnico ou desvio de conduta descritos acima.
-Problemas salariais – colaboradores insatisfeitos com salários.
As reclamações, dessa maneira, devem ser levadas ao Departamento de Pessoal e averiguadas. Não recear de fazer os devidos esclarecimentos para os reclamantes. Portanto, uma equipe bem informada e esclarecida tende a respeitar, acatar e fazer boas negociações com a empresa.
Pratique as qualidades de um supervisor de produção líder com sua equipe. Seja, assim, inovador, original, desenvolvedor, mantenha o foco nas pessoas sem abdicar da qualidade, tenha visão e perspectivas de longo prazo, pergunte o quê e por que, faça as coisas certas, sempre de olho na melhoria dos processos.
Nesta etapa esperamos ter alcançado a compreensão de como fazer o diagnóstico de sua equipe de trabalho. Na próxima etapa, trataremos de treinamento e rotinas.
Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?
Clique na imagem ou no link abaixo e assista “5 etapas para resolver os desafios do supervisor de produção“
O que a Alusolda faz? |
---|
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte. Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender. |