Gerenciar ou Liderar

liderar e gerenciar

Comportamento de um Gerente – Poder de Posição

O gerente utiliza da sua posição para que seus subordinados cumpram suas ordens, é vaidoso, não gosta de compartilhar conhecimentos, não gosta de novidades, pois, para ele o novo representa uma ameaça ao seu ambiente de certezas e não tem influência sobre as pessoas.

O gerente trabalha com horários rígidos, não oferece oportunidades de crescimento profissional para seus subordinados, trabalha com redução máxima de custos e despesas. Preocupa-se com o aumento da produtividade e a otimização do tempo. Ele vigia, coordena e controla, pois a produtividade tem que ser cumprida. Os subordinados desse gerente tornam-se, desmotivados e inseguros, sem direcionamento, desvalorizados e sem potencial criativo.

Características do Gerente

  • Administrativo;
  • É uma cópia de alguém;
  • Focaliza e mantém o sistema e a estrutura;
  • Baseia-se no controle;
  • Sua visão é de curto prazo;
  • Sua preocupação e foco estão na base da organização;
  • É um imitador, não tem criatividade;
  • Faz as coisas de maneira certa, não questiona, mas também não melhora os processos;

Comportamento de um Líder – Poder de Pessoa

O líder valoriza seus cooperadores, dá a eles autonomia para que possam manifestar suas ideias dentro da organização. Sabe ouvir de forma empática, se colocando no lugar do outro, valoriza o trabalho em equipe, fortalece a união das pessoas dentro da organização. Valoriza a criatividade, inovação e tecnologia, dá suporte para que os colaboradores se desenvolvam. Descentraliza a estrutura hierárquica da empresa, disseminando o conhecimento por toda a organização, fazendo com que a cultura organizacional seja democrática.

O líder é proativo, possui uma visão do todo, buscando construir o futuro, e não esperar por ele. Busca a melhoria contínua. É autentico em suas ações, mantendo sempre sua palavra e honrando seus compromissos. Motiva seus colaboradores através do reconhecimento por trabalhos bem executados conquistando parceria e sentimento de equipe, valoriza profissionais polivalentes e possui foco no cliente interno e externo.

O líder é alguém que faz com que as pessoas queiram segui-lo não por seu poder coercitivo, mas sim pela influência positiva que ele causa nas pessoas, ou seja, as pessoas não querem segui-lo por obrigação e sim por aceitação, por admirá-lo.

Características do Líder

  • É Inovador;
  • É Original;
  • É Desenvolvedor;
  • Focaliza as pessoas;
  • Tem visão e Perspectivas de Longo Prazo;
  • Pergunta o quê e Por quê;
  • Vislumbra o horizonte;
  • Faz as coisas certas, mas sempre faz melhoria nos processos;

Funções do Líder

  1. Delegar responsabilidade e autoridade a seus colaboradores.
  2. Permitir que os colaboradores introduzam melhorias na maneira de fazer as tarefas.
  3. Ajudar a criar um ambiente de trabalho agradável.
  4. Cumprir o que promete.
  5. Gerar entusiasmo e compromisso com o cumprimento das metas da área.
  6. Corrigir e fazer acompanhamento ao desempenho deficiente.
  7. Manter uma comunicação frequente sobre o trabalho.
  8. Consultar seus colaboradores para buscar solução aos problemas da área.
  9. Ser exigente tanto com a qualidade quanto resultados.
  10. Comunicar as razões de suas decisões.
  11. Ser consistente entre o que diz e o que faz.
  12. Dar reconhecimento ao desempenho destacado.
  13. Promover e apoiar com interesse as propostas e sugestões feitas.
  14. Orientar e ensinar para melhorar os conhecimentos e habilidades no trabalho.
  15. Promover a mudança e o melhoramento contínuo.
  16. Dar a seus colaboradores um tratamento justo (com fatos e dados e sem preferências).
  17. Fazer acompanhamento ao cumprimento das metas.
  18. Tratar seus colaboradores com respeito.
  19. Atuar de acordo com as normas e procedimentos estabelecidos.
  20. Inspirar um ambiente de confiança, para poder expressar as preocupações sem temor.
  21. Divulgar com clareza a missão e a estratégia da empresa.
  22. Comunicar claramente as metas e objetivos da área.
  23. Os colaboradores sempre sabem o que esperar dele como chefe.
  24. Avaliar os colaboradores e apoiar seu desenvolvimento
  25. Promover o trabalho em equipe entre seus colaboradores.
  26. Apoiar para o cumprimento das metas.
  27. Dizer frequentemente o que fazer bem feito e o que deve melhorar.
  28. Demonstrar capacidade e efetividade em sua gestão.
  29. Manter o grupo informado sobre mudanças, resultados, e problemas da área e da empresa.
  30. Fornecer os recursos necessários para realizar nosso trabalho com efetividade.
  31. Criar um sentimento de orgulho dos colaboradores por estarem vinculados à empresa.
  32. Em processos de melhoramento na seção, quando se apresentam problemas, procurar solucioná-los antes de encontrar culpados.
  33. Estimular o trabalho em equipe nas diferentes áreas
  34. Aprender e desenvolver novas capacidades no cargo e na empresa
  35. Explicar as mudanças da empresa de forma clara.
  36. Reconhecer e estimular a inovação.
  37. Atuar com integridade. (Ex.: sinceridade, transparência, e boa intenção)
  38. Atuar com flexibilidade e rapidez quando acontecem mudanças no mercado.
  39. Gerar um ambiente de confiança dentro da empresa.
  40. Direcionar a equipe com clareza (fixa metas e estratégias claras e alcançáveis)
  41. Ser exemplo no que diz respeito a trabalhar em equipe.
  42. Atender as preocupações dos colaboradores
  43. Definir com clareza as tarefas e responsabilidades dos cargos
  44. Animar e motivar, criando um espírito de trabalho em equipe.
  45. Pedir ideias e opiniões a seus colaboradores
  46. Auxiliar o colaborador quando ocorrer mudanças.
  47. Dar atenção às novas ideias e estimular a inovação
  48. Escutar e valorizar as ideias dos colaboradores.
  49. Transmitir valores com seu exemplo
  50. Criar um ambiente de confiança entre as pessoas

Fonte Pesquisa (FGV//Prof. Alfredo M. Saidneuy Jr.)

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