Como Montar um Plano de Treinamento de Sucesso

Plano de treinamento para o sucesso 2
PLANO-DE-TREINAMENTO-DE-SUCESSO

Você já parou para pensar o que fazer e como fazer para ter mais lucratividade no Ano, já que os últimos anos foram de recessão e queda de faturamento em todo o país? Uma das coisas é saber como montar um plano de treinamento. Veremos o porquê agora.

Ter um produto ou serviço de excelência trará ótimos resultados. Pode até alavancar as vendas.

Ter uma equipe competente é outra saída interessante.

Enxugar os custos é muito importante também.

Divulgação da marca produtos/serviços é uma excelente saída, pois quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?

Enfim, tudo isso é importante e traz lucratividade para os negócios, desde que feito de forma correta. Senão pode tornar uma tragédia!

Mesmo que se tenha um excelente produto/serviço e uma equipe competente, se não houver treinamento, não há como ter lucratividade sustentável na empresa.

O segredo é treinar para fortalecer a organização e alcançar excelência na competência essencial da empresa, seja ela indústria, comercio ou serviço.

O que perpetua o sucesso da empresa e os valores da própria organização não é o produto nem o serviço e sim a excelência nos processos. E a excelência se alcança através de treinamento incansável.

“Ter uma equipe preparada é a base para uma empresa ter sucesso. Ocorre que muitas vezes executivos e empreendedores acreditam nisso, mas não sabem como por em prática e este artigo é sobre isso.”

“A partir do momento que os líderes realmente acreditam que através do desenvolvimento das suas equipes poderão ter um resultado na perpetuidade e lucratividade da sua empresa, é o momento de estruturar um plano para chegar a estas metas.”

Para que Seja Eficaz é Necessário Entender o Conceito Fundamental de Treinamento e Competência

  • Treinamento é qualquer atividade que contribua para tornar uma pessoa competente para exercer as suas atividades, aumentar sua capacidade para suas funções atuais e prepará-la para novas oportunidades.
  • Competência é a soma de conhecimentos, habilidades e atitudes. Portanto para julgar se um colaborador é competente é preciso analisar três aspectos que se complementam.

O gráfico abaixo mostra de forma clara como é formada a competência.

Analisando sua equipe, será que ela é competente para desempenhar as tarefas que realiza? Ela tem conhecimento do que fazer e como fazer? E acima de tudo querem fazer e realizar as metas da organização?

Após responder essas questões, e tomar as medidas necessárias, então resta partir para o treinamento.

Como montar um plano de treinamento na prática?

Para um plano de treinamento eficaz, é necessário contemplar as seguintes etapas:

  • Identificação das necessidades de treinamento.
  • Planejamento e programação do treinamento.
  • Execução do treinamento.
  • Avaliação dos resultados do treinamento.

Como Identificar a Necessidade de Treinamento?

O gestor precisa conhecer todos os membros da sua equipe, para poder fazer a clara identificação das reais necessidades de treinamento. É neste momento, portanto, que ele identifica o nível de eficiência e competência do seu colaborador e compara com os níveis desejados para aquela função.

A partir desse conhecimento poderá desenvolver o planejamento de um treinamento capaz de atingir o nível de competência desejado e necessário.

Como Montar um Plano de Treinamento?

O responsável pela realização do levantamento da necessidade e planejamento do treinamento deve ter em mente que todo bom planejamento deve responder as seguintes questões:

  • O que fazer = é o objetivo, ou seja, o que eu quero alcançar.
  • Por que fazer = é a justificativa, a necessidade de se fazer.

Como fazer = é o que deverá ser feito para alcançar o objetivo e sanar a necessidade.

  • Quem vai fazer = é a definição do responsável por atividades ou etapas do treinamento, aqui se define também se tem pessoas capacitadas para ministrar o treinamento na empresa ou será necessária a contratação de alguém especializado.
  • Quando será feito = é a delimitação do tempo necessário e preciso para alcançar o objetivo do treinamento.
  • Onde será feito = é o local físico onde será realizado o treinamento, se na empresa ou terá que buscar local apropriado.
  • Quanto custará fazer = é o valor do investimento. O custo que envolverá o treinamento.

Esse planejamento é derivado da técnica inglesa chamada de 5W2H, veja no abaixo:

  1. WHAT = O que fazer? = Objetivo
  2. WHY = Porque fazer? = Justificativa
  3. HOW = Como Fazer = As ações a serem feitas
  4. WHO = Quem vai fazer? = responsável pelas ações/atividades/etapas
  5. WHEN = Quando fazer? = Prazo para realização das ações/atividades/etapas/treinamento
  6. WHERE = Onde fazer? = Local onde será feito ações/atividades/etapas/treinamento
  7. HOW MUCH = Quanto custa = valor do investimento

Fase de Execução do Treinamento:

Respondida as questões do planejamento, chega à fase da execução. Apesar de todas as etapas terem sua importância, a execução do treinamento é a etapa mais relevante de todo o planejamento. Desta etapa resulta todo o sucesso ou fracasso do projeto, por isso deve ser muito bem analisada e concentrar esforços para que esta parte do processo seja bem sucedida.

Fase da Avaliação dos Resultados

É nessa fase que serão levantados os indicadores essenciais ao controle dos processos das organizações. Esses indicadores possibilitam o estabelecimento de metas quantificadas para treinar seus colaboradores.

Eles fornecem dados para elaborar análises críticas do desempenho dos processos de treinamento e desenvolvimento, e redirecionar caso seja necessário, para novos pontos onde poderemos atingir os objetivos previamente traçados.

Os indicadores para análise variam de acordo com a área para a qual foi elaborado o treinamento.

Exemplo de alguns indicadores:

  • Índice de satisfação de clientes
  • Tempo médio de produção
  • Taxa de assiduidade
  • A taxa de rotatividade
  • Taxa de não conformidades
  • Crescimento de vendas
  • Aumento de lucratividade da empresa

O treinamento deve ser contínuo para não se perder ao longo do tempo. Os novos colaboradores tem que herdar a cultura e os processos da equipe, assim como o acompanhamento gerencial deve ser contínuo para garantia do sucesso. Gestores e equipe de colaboradores bem treinados, qualificados e engajados é a fórmula mais assertiva de alcançar sustentabilidade e lucratividade nos negócios.

Fonte:  SET 15 2010 por EDITOR MASTER em LIDERANÇATALENT MANAGEMENTTREINAMENTOS, OFICINAS DE APRENDIZAGEM, WORKSHOPS E PALESTRAS

 

 

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e assista “5 etapas para resolver os desafios do supervisor de produção

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *