Como Montar um Plano de Treinamento de Sucesso
Você já parou para pensar o que fazer e como fazer para ter mais lucratividade no Ano, já que os últimos anos foram de recessão e queda de faturamento em todo o país? Uma das coisas é saber como montar um plano de treinamento. Veremos o porquê agora.
Ter um produto ou serviço de excelência trará ótimos resultados. Pode até alavancar as vendas.
Ter uma equipe competente é outra saída interessante.
Enxugar os custos é muito importante também.
Divulgação da marca produtos/serviços é uma excelente saída, pois quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?
Enfim, tudo isso é importante e traz lucratividade para os negócios, desde que feito de forma correta. Senão pode tornar uma tragédia!
Mesmo que se tenha um excelente produto/serviço e uma equipe competente, se não houver treinamento, não há como ter lucratividade sustentável na empresa.
O segredo é treinar para fortalecer a organização e alcançar excelência na competência essencial da empresa, seja ela indústria, comercio ou serviço.
O que perpetua o sucesso da empresa e os valores da própria organização não é o produto nem o serviço e sim a excelência nos processos. E a excelência se alcança através de treinamento incansável.
“Ter uma equipe preparada é a base para uma empresa ter sucesso. Ocorre que muitas vezes executivos e empreendedores acreditam nisso, mas não sabem como por em prática e este artigo é sobre isso.”
“A partir do momento que os líderes realmente acreditam que através do desenvolvimento das suas equipes poderão ter um resultado na perpetuidade e lucratividade da sua empresa, é o momento de estruturar um plano para chegar a estas metas.”
Para que Seja Eficaz é Necessário Entender o Conceito Fundamental de Treinamento e Competência
- Treinamento é qualquer atividade que contribua para tornar uma pessoa competente para exercer as suas atividades, aumentar sua capacidade para suas funções atuais e prepará-la para novas oportunidades.
- Competência é a soma de conhecimentos, habilidades e atitudes. Portanto para julgar se um colaborador é competente é preciso analisar três aspectos que se complementam.
O gráfico abaixo mostra de forma clara como é formada a competência.
Analisando sua equipe, será que ela é competente para desempenhar as tarefas que realiza? Ela tem conhecimento do que fazer e como fazer? E acima de tudo querem fazer e realizar as metas da organização?
Após responder essas questões, e tomar as medidas necessárias, então resta partir para o treinamento.
Como montar um plano de treinamento na prática?
Para um plano de treinamento eficaz, é necessário contemplar as seguintes etapas:
- Identificação das necessidades de treinamento.
- Planejamento e programação do treinamento.
- Execução do treinamento.
- Avaliação dos resultados do treinamento.
Como Identificar a Necessidade de Treinamento?
O gestor precisa conhecer todos os membros da sua equipe, para poder fazer a clara identificação das reais necessidades de treinamento. É neste momento, portanto, que ele identifica o nível de eficiência e competência do seu colaborador e compara com os níveis desejados para aquela função.
A partir desse conhecimento poderá desenvolver o planejamento de um treinamento capaz de atingir o nível de competência desejado e necessário.
Como Montar um Plano de Treinamento?
O responsável pela realização do levantamento da necessidade e planejamento do treinamento deve ter em mente que todo bom planejamento deve responder as seguintes questões:
- O que fazer = é o objetivo, ou seja, o que eu quero alcançar.
- Por que fazer = é a justificativa, a necessidade de se fazer.
Como fazer = é o que deverá ser feito para alcançar o objetivo e sanar a necessidade.
- Quem vai fazer = é a definição do responsável por atividades ou etapas do treinamento, aqui se define também se tem pessoas capacitadas para ministrar o treinamento na empresa ou será necessária a contratação de alguém especializado.
- Quando será feito = é a delimitação do tempo necessário e preciso para alcançar o objetivo do treinamento.
- Onde será feito = é o local físico onde será realizado o treinamento, se na empresa ou terá que buscar local apropriado.
- Quanto custará fazer = é o valor do investimento. O custo que envolverá o treinamento.
Esse planejamento é derivado da técnica inglesa chamada de 5W2H, veja no abaixo:
- WHAT = O que fazer? = Objetivo
- WHY = Porque fazer? = Justificativa
- HOW = Como Fazer = As ações a serem feitas
- WHO = Quem vai fazer? = responsável pelas ações/atividades/etapas
- WHEN = Quando fazer? = Prazo para realização das ações/atividades/etapas/treinamento
- WHERE = Onde fazer? = Local onde será feito ações/atividades/etapas/treinamento
- HOW MUCH = Quanto custa = valor do investimento
Fase de Execução do Treinamento:
Respondida as questões do planejamento, chega à fase da execução. Apesar de todas as etapas terem sua importância, a execução do treinamento é a etapa mais relevante de todo o planejamento. Desta etapa resulta todo o sucesso ou fracasso do projeto, por isso deve ser muito bem analisada e concentrar esforços para que esta parte do processo seja bem sucedida.
Fase da Avaliação dos Resultados
É nessa fase que serão levantados os indicadores essenciais ao controle dos processos das organizações. Esses indicadores possibilitam o estabelecimento de metas quantificadas para treinar seus colaboradores.
Eles fornecem dados para elaborar análises críticas do desempenho dos processos de treinamento e desenvolvimento, e redirecionar caso seja necessário, para novos pontos onde poderemos atingir os objetivos previamente traçados.
Os indicadores para análise variam de acordo com a área para a qual foi elaborado o treinamento.
Exemplo de alguns indicadores:
- Índice de satisfação de clientes
- Tempo médio de produção
- Taxa de assiduidade
- A taxa de rotatividade
- Taxa de não conformidades
- Crescimento de vendas
- Aumento de lucratividade da empresa
O treinamento deve ser contínuo para não se perder ao longo do tempo. Os novos colaboradores tem que herdar a cultura e os processos da equipe, assim como o acompanhamento gerencial deve ser contínuo para garantia do sucesso. Gestores e equipe de colaboradores bem treinados, qualificados e engajados é a fórmula mais assertiva de alcançar sustentabilidade e lucratividade nos negócios.
Fonte: SET 15 2010 por EDITOR MASTER em LIDERANÇA, TALENT MANAGEMENT, TREINAMENTOS, OFICINAS DE APRENDIZAGEM, WORKSHOPS E PALESTRAS
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