Veja como reduzir custos com solda e corte de metais

entenda como reduzir custos da empresa com solda e corte de metais plasma e maçarico

Você sabia que muitas indústrias e empresas perdem dinheiro no processo de produção? Muitas vezes isso acontece porque não sabem, por exemplo, reduzir os custos com solda e corte de metais.

Existem vários fatores que podem influenciar nessa perda de dinheiro e quanto menos se pensar nesses fatores, maior será a perda de lucro e as dores de cabeça para administradores e gestores.

Antecipadamente, vou te dizer sobre o que é este texto: a importância de atualizar a tecnologia dos equipamentos para diminuir custos e aumentar a produtividade das equipes.

Abordarei nesse artigo de forma clara e direta, para não tomar seu tempo:

  • O Problema do alto custo na produção
  • Consequências da Baixa produtividade da equipe
  • Como reduzir custos com solda e corte

Você com certeza sabe a importância desses tópicos, e eu quero que leia até o final para confirmar que é sempre necessário atualizar as tecnologias utilizadas.

Quais as consequências do alto custo de produção

Antes de falar sobre os problemas, vale lembrar, de forma resumida, como é calculado o custo de produção: custo fixo + custo variável. Dessa forma, é necessário que indústrias que trabalham com solda e corte de metais tenham tabulado a média mensal desses custos.

Uma produção que demanda maior investimento do que o necessário pode trazer os seguintes problemas:

  • Financeiro: o lucro final da empresa pode sofrer variações maiores em casos de maior demanda de certo produto consumível, por exemplo.
  • Gestão: pode ser necessário repensar o quadro de funcionários em vista do custo final ser alto, além de haver pressões internas entre gestão de produção e o departamento financeiro.
  • Comercial: dificuldade em trabalhar com preços menores, podendo perder para a concorrência neste quesito.

Viu como um alto custo pode ser prejudicial?

Vale lembrar que, na maioria dos casos, os custos variáveis podem ser controlados, com análise e substituição dos itens.

Como você leu anteriormente e já sabe, os equipamentos utilizados fazem parte dos custos de uma empresa e, no caso de solda e corte de metais, muitas vezes são considerados custos variáveis.

Daqui a pouco você entenderá como o investimento em nova tecnologia pode ajudar a aumentar o lucro da sua empresa.

Problemas gerados pela baixa produtividade da equipe

A baixa produtividade na equipe é uma dificuldade enfrentada em várias empresas no Brasil e em outros países. A questão mais simples e clara que envolve isso é: somos humanos. Isso quer dizer outra coisa, que também é muito importante: não somos máquinas! Isso é fundamental para pensar sobre produtividade e como ela influencia o custo e lucro da empresa.

Para aumentar a produtividade de um time, ou grupo de pessoas, são necessárias várias coisas, como:

  • Trabalhar a sinergia entre os integrantes;
  • Melhorar os processos;
  • Fiscalizar os procedimentos;
  • Verificar a qualidade do ambiente de trabalho.

São várias as possibilidades de melhoria na performance das pessoas, mas uma coisa que muitos gestores deixam passar batido é a melhoria dos equipamentos utilizados. Isso é verdadeiro, principalmente nos casos em que esses meios de produção agilizam as atividades e requerem menos consumíveis.

De toda forma, quais problemas sua empresa pode ter, caso você não consiga aumentar a produtividade da sua equipe com aquelas possibilidades acima? Veja abaixo algumas consequências:

  • Financeira:  lucro final reduzido, mesmo com a capacidade para produzir o necessário ou mais no prazo devido.
  • Gestão: aumento na quantidade de reuniões, feedbacks negativos e treinamentos extras, demandando investimento extra e tempo do gestor e da equipe.
  • Comercial: dificuldade de entregar o trabalho a tempo, prejudicando o funcionamento da empresa ou perdendo a credibilidade dos clientes.

Bem, agora está mais claro como a indústria e empresas podem ser prejudicadas com uma equipe de baixo desempenho e tentativas sem retorno mensurável.

Abaixo, quero mostrar como renovar os equipamentos utilizados, sem a necessidade de comprá-los diretamente. Dessa maneira, você perceberá que alugar novas tecnologias poderá reduzir os custos com solda e corte de metais na produção.

Novos equipamentos para reduzir os custos de solda e corte

plasma de corte hypertherm automatizado corte metais alta produtividade

Você percebeu que ter custos altos na produção e baixa produtividade na equipe podem gerar grandes problemas para a empresa em diferentes níveis. Portanto, agora você já entende que é preciso melhorar esse cenário agora, porque sua empresa pode correr risco de ter lucro muito reduzido e perder lugar no mercado.

Mostrei aqui como esses prejuízos afetam as empresas em diversas formas, sendo que algumas não têm um retorno mensurável. Então, vou mostrar a você como as indústrias têm reduzido os altos custos e aumentado a produção, porque atualizaram os equipamentos que utilizavam e, ainda, sem necessidade de comprar um.

Vantagens de alugar novos equipamentos de solda e corte a plasma

Vou trazer aqui o uso do Plasma de Corte da Hypertherm como exemplo, mas vale para várias outras marcas e modelos. Neste caso, farei uma comparação entre o Plasma de Corte da Hypertherm e equipamentos de corte com maçarico (Oxicorte).

Como a Alusolda trabalha com locação e vendas de equipamentos, vou esclarecer aqui os benefícios do aluguel de máquinas de solda e corte:

  • Capital da empresa não fica estagnado;
  • Investir na quantidade necessária de equipamentos, sem gastos excessivos;
  • Substituição de equipamentos com defeito por nós, a Alusolda;
  • Pode abater parte do valor do aluguel no Imposto de Renda;
  • O equipamento é devolvido no final, economizando com logística e espaço.

Bem, com isso em mente, vou prosseguir com os exemplos sobre o uso de equipamentos novos que podem ser locados aqui na Alusolda.

Quando uma empresa utiliza equipamentos ultrapassados, como esses que fazem Oxicorte, ela está contando com tecnologia e métodos que já foram muito produtivos, mas não são tanto agora. Isso acontece porque a demanda de produção, tanto em velocidade como em qualidade, aumentou.

Não é que Oxicorte seja um processo ruim, pois a Alusolda acredita nele e fornece o necessário para empresas utilizarem ele. Contudo, existe um processo melhor em questão de qualidade do corte, facilidade de manuseio, custo-benefício e produtividade, que é o corte a plasma.

Comparando os dois, mostrarei algumas desvantagens do Oxicorte em relação aos plasmas da Hypertherm, que estou utilizando como exemplo:

  • Tempo perdido com ajuste dos gases e pré aquecimento do aço;
  • Corte apresenta superfície rugosa e pode ter escórias;
  • Uso de gás instável, como o Acetileno, pode ser perigoso;
  • Dependência da disponibilidade dos gases de corte.

No caso da atualização de tecnologia para um Plasma de corte Hypertherm, por exemplo, os problemas acima não irão atrapalhar a produtividade ou qualidade do trabalho.

Veja abaixo gráficos comparativos entre corte com maçarico e as máquinas de corte a Plasma da Hypertherm:

gráfico reduzir custos solda e corte qual e melhor e mais barato plasma hypertherm maçarico oxicorte

Acima você viu como o sistema Powermax® supera a antiga tecnologia oxicorte. Você consegue até imaginar, com alguns cálculos rápidos, como a substituição afetará positivamente a produtividade, qualidade do trabalho e aumento do lucro da empresa no fim do mês.

Pensamentos finais sobre reduzir custos e aumentar a produtividade com solda e corte

Você viu aqui, de forma clara, como indústrias podem reduzir custos com solda e corte e, assim, aumentar o lucro. Neste caso, eu trouxe a linha Powermax® da Hypertherm, que é líder na produção de equipamentos de alto desempenho.

Se você considera diminuir a dor de cabeça com reuniões, entraves com o setor financeiro da empresa, aumentar o lucro e ser competitivo no mercado… está na hora de investir na substituição de tecnologias, seja comprando ou alugando.

Espero ter ilustrado a situação das tecnologias no processo de trabalho e sei que você tomará a melhor decisão para sua empresa quando pensar em redução de custos.

Sua empresa trabalha com corte de metais e pretende reduzir custos com corte de metais?

Preparei um excelente material, completo e gratuito, sobre Corte Plasma e tenho certeza de que vai tirar muitas dúvidas sobre esse processo.

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.