Como se preparar para o novo ritmo de mudanças em tempo real?

prepare se
Como se preparar para o novo ritmo de mudanças

Como se preparar para o novo ritmo de mudanças?

O jornalista, escritor e colunista do The New York Times, Thomas Friedman, renomeado autor do Best Seller “O Mundo é Plano”, está lançando seu novo livro com o título: Thank You for Being Late, que ele define como um guia otimista, para prosperar na era das acelerações.

Se você quer se manter no mercado de trabalho hoje, é melhor ficar atento ao acelerado ritmo de mudanças ou correr o risco de ser deixado à beira do caminho.

A nova pesquisa do autor diz que o maior desafio de todos nós hoje é a adaptação em tempo real ao novo ritmo de mudanças.

A entrevista

Em entrevista à HSM Management, Freedman fala das três forças exponenciais do atual momento.

No primeiro livro, ele falava da globalização, as mudanças ocorridas no mundo pela abertura das fronteiras culturais que a tecnologia proporcionou.

Mas o grande marco de mudanças, período de extrema relevância no que ocorre hoje, foi o ano de 2007, marcado pelo surgimento do iphone que revolucionou o conceito de comunicação, o Facebook e o Twitter, sinônimos de redes sociais.

O GitHub, central de armazenamento e troca de informações sobre softwares entre programadores de computador. O Kindle, o big data, o Android e o Airbnb são outros exemplos.

Porém, mesmo com tantas inovações, 2007 foi ofuscado pela crise econômica mundial que abalou o capitalismo tradicional.

As Três Forças Exponenciais de Freedman são:

  • O mercado – envolve a globalização, não só como capacidade de transportar informações e mercadorias entre países, mas tem a capacidade de romper, por exemplo, com os sistemas de pagamento como o PayPal; é uma globalização decorrente da digitalização.
  • A natureza – incluindo a biodiversidade, o crescimento populacional e as mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global.
  • Lei de Moore – é a máxima de que a capacidade de processamento de um chip dobra a cada 24 meses, o que leva a possibilidade de crescimento exponencial.

Nota: exponencial é algo incomum,acima do normal, indeterminado.

1- Como as pessoas estão lidando com tempos de mudanças constantes?

Como todas essas forças estão agindo de forma combinada, as respostas teriam de ser combinadas também, mas não são. Ou seja, o crescimento das três forças: o mercado, a natureza e a Lei de Moore, esbanjam oportunidades, enquanto que o desenvolvimento humano não suporta esse crescimento.

Teria que haver um alinhamento entre o aprendizado e o ensino, a capacidade de adaptação e o governo. Assim seria de forma combinada.

As pessoas precisam de certezas quando as coisas começam a mudar muito rapidamente, mas pessoas se sentem inseguras, como se flutuassem. Aí se vê a necessidade de se preparar para o novo ritmo de mudanças.

2- Qual o papel do governo?

O grande desafio do governo será obter o melhor dessas forças exponenciais e proteger as pessoas do pior, governando de forma mais rápida e inteligente, sob uma nova lógica governamental.

O ideal seria que as tecnologias sociais acompanhassem as tecnologias físicas, e hoje isso não acontece.

3- Como enfrentar essa situação com o nível de educação disponível? O que fazer?

Existem duas coisas que estão totalmente sob o controle do indivíduo: a automotivação e a capacidade de aprender.

Se você tem automotivação, para aprender constantemente, você vai ficar bem. Nesse novo cenário é necessário ter automotivação para ser aprendiz pela vida inteira e então afirmar: “Me dê oportunidades para ser um aprendiz contínuo. Se eu não quiser aproveitar, tudo bem, mas me dê.”

A obrigação do governo é orquestrar tudo, para incentivar as empresas a dar a oportunidade às pessoas de serem aprendizes contínuos e incentivá-las a agarrar as oportunidades.

Na visão do autor a educação superior deveria ser gratuita, porque um curso de quatro anos dá pra pagar, mas ser um aprendiz contínuo, por 40 anos ou mais não dá pra pagar. Daí o trabalho do governo de permitir que o aprendiz e o empresário sejam parceiros para sempre.

Seria uma reconfiguração governo, trabalhador e empresário para aproveitar as oportunidades exponenciais, baseado nas três forças.

Enfim, para se sentir e estar pronto para as mudanças em tempo real, teremos que estar em constante aprendizado.

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e assista “Como equilibrar carreira e sucesso profissional

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.
Comentários
  • Trabalho no seguimento de geração de energia na área técnica de manutenção mecânica corretivas com cortes e soldas em geral, preventivas e preditivas de máquinas e equipamentos e montagem de tubulações industriais. Sempre estou liderando equipes de profissionais e indico a página da Alusolda a eles por terem conteúdos bons e atualizados com conhecimentos explícitos que agregam desenvolvimento profissional a quem desejar.

  • Obrigado Alusolda por se preocupar com seu público e trazer conhecimento para todos nós que os acompanham nesta caminhada. Muito Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *