Como soldar alumínio da maneira correta? Aprenda aqui!

solda aluminio

A soldagem de alumínio consiste em ligar dois componentes metálicos através da fusão de ambos pelo derretimento dos metais. É um trabalho muito difícil e requer muita precisão para a formação de uma liga metálica resistente.

Sendo assim, o ato de soldar alumínio exige que se tenha as ferramentas certas, cautela, paciência e um pouco de experiência. Separamos aqui 10 passos que lhe ajudará a compreender mais e aplicar a soldagem de alumínio.

Você quer saber como soldar alumínio e não sabe por onde começar? Ou tem dúvidas sobre como fazer isso?

Então leia este texto para aprender mais sobre isso.

A verdade é que a solda em alumínio não é complicada de se fazer. Você verá que soldar alumínio com TIG é um processo interessante e que após alguma prática, é possível ser feito tranquilamente.

Neste post você verá os passos necessários para realizar este serviço, desde a coleta dos materiais, qual modelo de máquina solda alumínio e indo até o final do processo de soldagem.

Como ocorre o processo?

A soldagem de alumínio consiste em ligar dois componentes metálicos (o alumínio e o tungstênio) através da fusão de ambos pelo derretimento dos metais. É um trabalho muito difícil e requer muita precisão para a formação de uma liga metálica resistente. Sendo assim, o ato de soldar alumínio exige que se tenha as ferramentas certas, cautela, paciência e um pouco de experiência. Separamos aqui 10 passos que lhe ajudará a compreender mais e aplicar a soldagem de alumínio.

Quais os materiais para soldar alumínio?

São necessários alguns materiais para este processo. Veja abaixo os principais materiais para que você possa fazer isso.

  1. Máquina de solda TIG: Este é o melhor tipo de máquina para soldar alumínio por fornecer mais estabilidade durante o processo e proteção para a área soldada.
  2. Barra de enchimento de alumínio: Essa barra é utilizada para ligar as duas peças de metal.
  3. Gás Argônio: O gás servirá para proteger a solda.
  4. Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): Importantes para a proteção do soldador, além de serem obrigatórios em empresas. No caso da solda, conta-se com: botas, blusão de raspa, luvas e máscara para solda.

10 passos para fazer uma solda em alumínio

Passo 1: Pratique com a máquina desligada

Para começar pegue a tocha com a mão. É importante treinar o movimento com a tocha desligada para preservar o metal. Depois disso apoie uma das mãos na mesa e segure a tocha com a outra mão em um ângulo por volta de 10° para trás. Deixe a ponta do eletrodo a, mais ou menos, 0,5 cm de distância do alumínio. Se você deixar a ponta muito afastada do metal fará com que o arco se espalhe muito, o que dificultará o controle da solda.

Passo 2: Utilize um ângulo de 90° para treinar

Agora, segure a barra de enchimento em um ângulo de 90°. Aqui você guiará a solda com a barra, que deve estar a 90° da ponta da tocha. A tocha não pode ser arrastado; ele deve ser empurrado. Se barra e a ponta da tocha entrarem em contato, a solda será contaminada perdendo sua integridade e estrutura.

Passo 3: Faça movimentos na direção que irá soldar

No terceiro paço mova a tocha no caminho de solda. Deixando a tocha na posição correta, mova a mão sobre a parte do alumínio que você irá soldar. Você deve mover a mão inteira, pois usar somente os dedos limita demais o movimento da tocha.

Passo 4: Regule a amperagem do equipamento

Ajuste a amperagem da solda. Use 1 ampere para cada 0,025 mm da espessura da peça. Uma ótima dica é configurar uma amperagem mais alta do que você precisa e depois baixar a corrente com o pedal.

Passo 5: Faça o preparo da ferramenta e da peça utilizada

O preparo das ferramentas e peças são muito importantes. Primeiro, a extensão do eletrodo de tungstênio não pode ser maior que o diâmetro do bocal da tocha. Por exemplo: Se você usar um bocal com 0,6 cm de largura, a ponta do eletrodo não pode passar desse valor. Encoste a ponta do eletrodo na peça e afaste-a cerca de 0,5 cm.

Passo 6: Pressione o botão do equipamento

Aperte o botão na tocha (caso exista). Este botão servirá para criar o arco elétrico. Quando você aperta esse botão, você ativa a alta frequência de partida, pois ele está conectado a um cabo que está ligado à fonte de energia da solda TIG. Essa é a forma mais fácil de criar o arco.

Passo 7: Utilize o pedal, caso não haja botão

Use o pedal. Caso não veja um botão na tocha, você terá de criar o arco com o pedal. Pise no pedal mais ou menos até a metade para criá-lo. Se você tiver dificuldades para criar o arco, provavelmente a amperagem está muito baixa. Regule-a e tente mais uma vez.

Aprenda mais sobre o Processo TIG/GMAW neste vídeo-curso Grátis:

Passo 8: Faça uma pequena poça com o metal derretido

Agora vamos criar a poça. Derreta a peça até criar uma poça com um tamanho adequado que não ultrapasse duas vezes o diâmetro da barra de enchimento. Depois disso, coloque a barra o suficiente para preencher a junção e vá para o próximo trecho da solda. Siga fazendo assim até que toda a junta esteja soldada corretamente.

Vale lembrar que o calor na peça aumentará conforme você vai soldando. Sendo assim, utilize o pedal para reduzir a amperagem e manter o controle da poça.

Durante a soldagem, fique atento no tamanho da poça. Existe o risco de a solda atravessar o material por causa do calor ou talvez você não consiga atingir uma solda consistente se a poça for muito grande ou muito pequena.

Passo 9: Direcione o metal aos cuidadosamente

Empurre a poça aos poucos, adicionando a barra de enchimento enquanto faz isso. Mantenha um ritmo constante para que a poça tenha um tamanho consistente.

Passo 10: Tire o pé do pedal ou solte o botão

Tire o pé do pedal e solte o botão da tocha. Quando terminar de soldar, pare o arco tirando devagar o pé do pedal. Enfim, tire o dedo do botão da tocha. Depois deixe o metal esfriar por um bom tempo antes de tocá-lo.

Fim do processo

Após ter feito este processo, verá que soldar alumínio é algo simples. Lembrando que os passos para fazer a solda são poucos, mas o processo começa bem antes, quando se prepara os equipamentos.

Mantenha o local de trabalho limpo e sempre utilize os EPIs. Desta maneira você estará mais seguro enquanto faz uma solda. Siga os passos com calma e conseguirá uma solda limpa e bem-feita.

Alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This