EPI para soldador: quais são e por que são tão importantes?

Importancia do epi para soldador 2

O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) pelo soldador é algo imprescindível e merece uma atenção especial. No post de hoje vamos falar sobre is EPIs para soldadores mais comuns e por que eles são tão importantes:

A profissão de soldador é uma das mais requisitadas da indústria. Essa atividade se expandiu e evoluiu muito, assim como seus materiais e técnicas. Apesar das novas tecnologias, o soldador é um profissional que está em constante exposição ao risco no seu trabalho, seja com o calor, projeção de materiais, poeira, inalação de fumaça, ruídos, entre outros.

Diante desse quadro, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelo soldador é algo imprescindível e merece uma atenção especial. No post de hoje vamos falar sobre os equipamentos mais comuns e por que eles são tão importantes:

Proteção durante o processo de soldagem: a importância dos EPIs para soldadores

EPI para soldador é algo fundamental e muito importante, pois, durante o processo de soldagem, o profissional está sujeito a diversos acidentes, que variam desde queimaduras leves até cegueira. Dessa forma, é vital buscar sempre se proteger de possíveis lesões, como exemplo, nos olhos, na pele e inalação de gases. Para isso, cada EPI que é especificado para o trabalho de um soldador, não pode deixar de ser utilizado, para sua própria proteção.

Cada EPI foi projetado buscando eliminar ou reduzir ao máximo toda e qualquer forma de ferimento que possa acontecer com o profissional. Então, não se exponha a riscos quando não estiver utilizando equipamentos de proteção.

Se você é um trabalhador autônomo, a compra e manutenção desses equipamentos são de sua total responsabilidade. Mas se você for funcionário de uma empresa, a lei determina que o fornecimento dos equipamentos seja feito pelo empregador.

Algumas regras para o uso de EPIs indicam que o soldador deve usá-los da seguinte maneira:

  • Apenas para a finalidade a qual ele se destina;
  • Responsabilizar-se por sua guarda e também conservação;
  • Anunciar ao empregador toda e qualquer alteração que torne seu uso impróprio.

Vamos listar aqui os principais EPCs (Coletivo) e EPIs (Individual), lembrando que a finalidade dos dois é a mesma: garantir a total segurança e também integridade física dos funcionários.

Principais EPCs e EPIs

Os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) obrigatórios para todo trabalho de soldagem são:

  • Extintores de incêndio
  • Cortinas inactínicas
  • Sistemas de extração de gases

Já os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) para soldador são:

  • Aventais raspa
  • Máscaras de solda com Lentes na tonalidade correta
  • Blusão de soldador
  • Mangote de raspa
  • Botas de proteção com solado isolante
  • Luvas de vaqueta ou de raspa
  • Perneiras
  • Touca de soldador
  • Máscara para fumos de solda
  • Óculos de proteção
  • Protetores auriculares

Vale lembrar também que todos os equipamentos de proteção devem sempre estar  limpos e em bom estado de conservação, para evitar quaisquer infecções ou outras doenças causadas por insalubridade.

Regulamentação dos EPIs para soldadores

Todo equipamento de proteção antes de ser utilizado, precisa receber um selo muito importante, chamado Certificado de Aprovação (CA). Esse documento é emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e garante a qualidade e também a funcionalidade dos EPIs.

Segundo regulamentação do MTE, seguindo a NR6 (Norma Regulamentadora), fica bem específico que: “todo e qualquer EPI, seja ele de fabricação nacional ou importado, só pode ser disponibilizado para venda ou até mesmo usado dentro das empresas se tiver a indicação do Certificado de Aprovação”.

Essas exigências visam submeter os equipamentos a diversos testes, antes que eles cheguem aos postos de vendas, garantindo assim sua eficácia, durabilidade, proteção e conforto durante o uso.

Trabalho em equipe

É muito importante que você, soldador, não trabalhe em locais isolados e/ou confinados sem um ajudante ou vigia. Há diversos casos em que o calor e a inalação de gases fazem o soldador se sentir mal durante suas tarefas. Por isso, é importante que tenha sempre alguém junto de você, para lhe dar suporte caso algo venha a acontecer — assim como tratado na NR 33.

Vale lembrar, também, que as normas de segurança no trabalho especificam que ajudantes de soldadores precisam portar todos os mesmos EPIs que o próprio soldador, afinal, por estar no mesmo local e realizando a mesma atividade, eles estarão expostos aos mesmos riscos.

Concluindo sobre a importância dos EPIs

Viu a importância dos EPIs para soldadores? Seja você um soldador, ajudante ou empregador, é fundamental estar sempre ciente dos perigos dessa atividade e tomar todos os cuidados para que nada aconteça.

Como é seu trabalho? Você usa todos esses equipamentos? Já passou por situações de risco?

Deixe seu comentário contando suas experiências do dia a dia!

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e assista “Vídeo-Curso A Soldagem de Manutenção e Reparos vista por dentro

Vídeo curso de soldagem de manutenção e reparos 2
Vídeo curso de soldagem de manutenção e reparos 2

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.