Como trocar um trabalho por uma paixão – Parte 2

Trabalho por paixão 2
troque seu trabalho por uma paixão e seja mais feliz

Busque a sua paixão: Saiba trabalhar com o que ama

No post anterior tratamos do peso financeiro que o dinheiro traz e a satisfação de se fazer o que realmente gosta. E começamos a falar sobre trabalhar com o que ama.

“Muita gente não tem coragem de ir atrás de uma nova ideia ou habilidade”, elas só sabem que poderiam contribuir mais se pudessem mudar alguma coisa no trabalho. Elas sabem que não mergulham de corpo e alma no trabalho.

Quando as pessoas se concentram no coração, quando buscam a paixão no trabalho, elas conseguem identificar e explorar suas reservas internas de energia e entusiasmo.

Uma maneira de começar a acessar essa reserva interior é pensar em momentos na sua vida em que você realmente se sentiu vivo. O que você estava fazendo e com quem estava? Do que você mais gostou na experiência? Como poderia recriar esses elementos em outras situações?

Uma vez que identificar algumas áreas que gostaria de explorar um pouco mais, comprometa-se a fazer alguma coisa, mesmo que seja uma única pequena ação, todos os dias, para ampliar seu portfólio de experiências criativas nessas áreas. Assim saberá cada vez mais como trabalhar com o que ama.

Encontre seu ponto ideal

Para encontrar o seu ponto ideal e identificar o sua realização pessoal é necessário responder três perguntas: “O que você faz bem?”, “O que as pessoas lhe pagariam para fazer?” e “O que você nasceu para fazer?”.

Se você se concentrar só no que faz bem, pode acabar em um emprego no qual você é competente, mas que não o satisfaz.

Se você se concentrar só no que as pessoas pagariam você para fazer? O velho ditado “Faça o que gosta e o dinheiro virá” não é necessariamente verdadeiro.

Se suas atividades preferidas é ir ao cinema todos os dias à tarde e  viajar pelo mundo coletando histórias e experiências de diferentes culturas. Acho que ninguém se  oferecerá para financiar essas coisas.

A terceira pergunta (o que você nasceu para fazer?) diz respeito a encontrar um trabalho profundamente gratificante. O objetivo dessas perguntas é encontrar uma ocupação que você faz bem e que além de fazer bem, que gosta  de fazer e que alguém lhe pagará para fazer. E, naturalmente, é importante trabalhar com pessoas de quem você gosta e respeita.

Para identificar novas áreas de interesse e aptidões, experimente várias atividades diferentes, no seu tempo livre ou no trabalho.

Os princípios do experimento também podem ser aplicados a testar novos papéis no trabalho: pequenos e rápidos experimentos são os que mais compensam. Faça um teste em uma atividade, área ou se possível em posição diferente antes de se comprometer com uma mudança drástica.

Últimos pensamentos sobre como amar seu trabalho

Experimente muitas atividades diferentes para ver de qual você gosta mais. Converse com o seu chefe sobre a possibilidade de explorar novas responsabilidades ou ajude um colega de outro departamento.

Nesses breves papéis, fique atento a momentos em que você se sente revigorado ou no seu melhor. Lembre-se de que você só está experimentando. Não desanime se não adorar a primeira coisa que tentar.

Reflita sobre o que você mais gostou em cada atividade e o que gostaria que fosse diferente. Com base nessas ponderações, decida o que quer tentar em seguida.

Quando você começa a pensar na sua vida e na sua carreira como apenas mais um desafio criativo, muitas possibilidades diferentes podem se revelar.

Em o Livro ‘Confiança Criativa’, os irmãos Kelley, nos estimulam a beber da nascente da criatividade e da imaginação ao lidar com os problemas.

Se você se encontra na situação de que trabalha pelo dinheiro e não tem satisfação no que faz, ou de vez em quando pensa em mudar algo, talvez seja a hora de testar novas experiências e encontrar a sua paixão. Talvez tenha chegado o momento de trabalhar com o que ama.

Não perca no próximo post a coragem para saltar e fazer a mudança!

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e assista “Como equilibrar carreira e sucesso profissional

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *