Comunicação Interna – Integração e Conhecimento
Existe grande diferença entre comunicação e informação. Apesar de termos muitas formas de obter informações e conhecimentos, nem sempre estamos nos comunicando. Numa empresa não é diferente.
Muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos funcionários, mas nem sempre geram mudanças de atitudes, ou pior ainda, geram conflitos por não serem divulgadas da forma adequada.
A Comunicação Interna são as interações, os processos de trocas, os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição. É ela a responsável por movimentar as informações; o conhecimento. Seja, da direção para os níveis subordinados ou entre os colaboradores de mesmo nível.
É, portanto, por meio da comunicação que uma organização recebe, oferece, canaliza informação e constrói conhecimento, para uma tomada de decisão mais acertada.
A Importância da comunicação interna
- Enquanto parte ativa do processo produtivo, os colaboradores são parceiros, e, quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com a missão do negócio estarão. “A Comunicação Interna amplia a visão e possibilita um conhecimento sistêmico do processo. As ações da empresa devem ter sentido para as pessoas – sendo necessário que encontrem no processo de comunicação as justificativas para o seu posicionamento e comprometimento”, fala a doutora em Ciências da Comunicação, Marlene Marchiori. Assim, o funcionário, sabendo o que seu trabalho representa no todo da organização, qual a importância das tarefas que realiza, do que produz, o desempenhará com mais eficiência.
- Os “melhores porta-vozes” de uma instituição são os colaboradores. Sua opinião sobre a organização vale muito para quem está de fora. Ele é o maior propagandista da organização. Uma vez mal informados, ou descontentes, geram prejuízos imensos às organizações porque podem expressar, com mais autenticidade do que outros públicos, os valores positivos ou negativos da cultura organizacional, afinal de contas, eles vivenciam o processo. Portanto, investir na comunicação interna é investir no clima organizacional e em marketing também.
- Como a organização está inserida num mercado altamente competitivo, com a globalização e a disseminação de novas tecnologias, a Comunicação Interna tem uma função importante, no sentido de fazer circular as informações novas, promover a interação entre os vários segmentos da organização e, acima de tudo, capacitar os funcionários para os novos desafios. Tornando-se, assim, uma ferramenta imprescindível para a obtenção de resultados. Por isso, o processo de comunicação interna precisa ser valorizado e os canais que ele dispõe precisam ser disponibilizados de forma eficaz e atrativa, para que realmente cumpra sua missão de integrar todo o quadro funcional de uma organização. Comunicar é mais que informar: é atrair, envolver. E neste processo, todos os colaboradores possuem seu valor e atuam de forma a tornar uma organização bem informada ou não.
A Comunicação Interna eficaz pode contribuir na organização com vários fatores de sucesso:
- Como fator estratégico, quando proporciona a troca de conhecimento;
- Divulgação de informações, de objetivos estratégicos e aspectos da cultura organizacional;como fator de integração, quando incentiva o diálogo e estabelece relações estáveis e duradouras;
- Motivação e satisfação, quando os clientes internos têm acesso às informações e a liberdade de participação.
As Falhas da comunicação interna nas empresas
Quando há falhas ou barreiras na comunicação interna, gera vários transtornos que podem levar a organização ao descrédito, ou até mesmo ao fracasso. A comunicação quando mal feita ou feita de forma insatisfatória gera ruído, insegurança, desmotivação e falta de comprometimento dos clientes internos, podendo causar o não cumprimento dos prazos entre empresa e cliente por falta de clareza e objetividade.
A omissão de informações julgadas irrelevantes pode prejudicar o andamento de um projeto, por isso não se deve omitir informações. Uso de metodologias ultrapasadas no gerenciamento de projetos aumenta os ruídos de comunicação e impede o armazenamento de informações importantes. No gerenciamento de custos, se não houver informações em tempo hábil, não dá para medir o custo e o retorno proporcionado pelo projeto, prejudicando a empresa na tomada de decisão, assim como também as falhas de comunicação impede o gestor de avaliar as potencialidades e inabilidades de líderes de equipes. Todas essas falhas geram desinteresse e baixo desempenho da equipe.
Tipos de Comunicação
As empresas precisam dispor de ferramentas de comunicação que permitam-lhes maior rapidez, clareza e que tornem as informações mais diretas possível, evitando desvio e más interpretações. Dentre elas podemos citar a intranet, e-mail corporativo, mídias sociais, vídeo conferencias, telefones, quadro de avisos, relatórios, reuniões, seminários internos, etc. Como também a possibilidade de utilizar outros tipos de comunicação, mais associados à divulgação da marca, como jornal interno, televisão corporativa, rádio corporativa e revistas.
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