Feedback – uma ferramenta de transformação

Como dar feedback 1

O que é Feedback?

Feedback é um termo em inglês que se traduzido para o português significa: parecer, resposta, comentário, retorno, opinião, resposta, reação.

O feedback é muito utilizado na gestão de pessoas como uma ferramenta muito valiosa na condução das relações humanas. É extremamente útil na comunicação para garantir a manutenção de um bom clima organizacional.

Porque utilizar o Feedback na Gestão De Pessoas?

  • Na correção de erros – Enquanto seres humanos, todos nós cometemos erros. Até mesmo os maiores gênios erram ou se enganam.
  • Aumentar os resultados positivos – ser receptivo ao feedback e entender como algo positivo aumenta o aprendizado e consequentemente os resultados.
  • Maior clareza – não conseguimos enxergar tudo. Às vezes quem está do nosso lado tem melhor compreensão ou visão.

Para que utilizar o Feedback na Gestão de Pessoas?

  • Sucesso na carreira profissional – à medida que os resultados positivos aumentam, consequentemente geram resultados positivos para os encarregados, subordinados, para o setor de atuação e finalmente para empresa.
  • Agregar valor – o resultado disso acontece em cadeia: quanto maior forem os resultados positivos, maior valor agregado aos clientes e clientes satisfeitos geram maior volume de negócios.
  • Clima organizacional – dirimir dúvidas, corrigir distorções, melhorar as relações humanas e o clima organizacional.

Nas organizações, o dia a dia é cheio de surpresas, acontecimentos inesperados, por isso é indispensável que todo profissional saiba qual o papel dele dentro da empresa e qual sua parcela de contribuição para o negócio.

Nesse momento, é preciso de um canal para diálogo entre o colaborador e o gestor, e a ferramenta para conduzir este diálogo é o feedback.

Como dar um bom Feedback:

  • Tem que conhecer o trabalho do avaliado.
  • Motive-a.
  • Seja empático. Coloque-se no lugar do outro.
  • Elogie em publico, deixe as criticas para o particular
  • Seja sincero.
  • Seja prático e proativo.
  • Explique o porquê.
  • Seja específico. Não generalize e não julgue.
  • Não force. Perceba as reações do avaliado.

O estabelecimento de uma relação de confiança entre os colaboradores é imprescindível no processo de uma boa educação corporativa. O feedback deve ser aplicado de forma habilidosa, onde serão respeitados o avaliado e o avaliador.

Como receber um Feedback:

  • Lembre-se do porque vale a pena.
  • Seja proativo e peça feedback quando sentir necessidade.
  • Seja humilde, aceite que você também erra.
  • Não precisa justificar tudo.
  • Questione, pergunte se não entendeu.
  • Anote os pontos principais, assim não se esquecerá de fazer as melhorias.
  • Cumpra com a promessa de melhoria e dê retorno.

No geral temos muita dificuldade em receber feedback porque não aceitamos nossas falhas ou ineficiências, cabendo a empresa e seus líderes estabelecer esta cultura entre seus colaboradores.

Quando o Feedback pode não dar certo:

  • Falta de preparo de quem conduz o feedback.
  • Aplicar o feedback sem preparar o avaliado sobre o porquê e os benefícios do mesmo.
  • Gestores que se utilizam do feedback para se auto-afirmar ou mostrar autoridade perante os liderados.
  • Escolha inadequada do local de aplicação. Com barulho ou presença de outros.
  • Não considerar o direito de o liderado falar. O feedback é um diálogo.

Em se tratando de organização, quanto menor o nível de feedback, menor também será o nível de transparência e consequentemente maior o índice de ineficiência da mesma.

Por outro lado, com uma boa educação corporativa e a cultura do diálogo, o feedback se torna uma ferramenta transformadora tanto nas atividades e resultados da organização quanto na vida do trabalhador.

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