Detalhes sobre corte plasma

Corte plasma exemplo 4
detalhes e características sobre o corte plasma

O corte por plasma é um campo emergente devido à tecnologia robotizada aprimorada. O corte de plasma evoluiu a partir da soldagem de plasma na década de 1980 e já foi considerado muito caro. Seu funcionamento foi desenvolvido e é interessante que se entenda como se dá este processo.

Hoje, tornou-se uma maneira econômica e eficiente de produzir produtos. Os cortadores de plasma hoje têm uma variedade de dispositivos manuais até grandes máquinas, incluindo robôs, criando cortes precisos.

Princípio de cortadores a plasma

O princípio de do plasma baseia-se nos quatro estados da matéria. A maioria está familiarizada com os três primeiros estados: sólido, líquido e gasoso. Contudo, o plasma foi descoberto como o quarto estado.

O princípio de corte de plasma é baseado no plasma como um gás. Este é aquecido a temperaturas extremas até atingir o quarto estado da matéria.

Neste estado os elétrons nos átomos do plasma se separam dos seus núcleos. Isso liberta os elétrons para poderem se movimentar e com grande velocidade, caindo em outros elétrons livres.

Essas colisões causam uma liberação de energia, que é usada como fonte de alimentação para máquinas de corte plasma .

Detalhes de corte de plasma

O que os estados de matéria têm a ver com o corte robotizado?

Sem plasma, não haveria energia suficiente para que os cortadores fizessem suas incisões. À medida que o gás é aquecido para o estado do plasma, um arco eletrônico é enviado através de uma abertura apertada chamada bico. Dentro do bocal foi separado de um átomo quando o gás foi aquecido.

Um arco piloto é usado como fonte de energia para o eletrodo, conectando-o ao bico. O próximo passo no princípio deste processo é colocar o bico em contato com o metal a ser cortado.

Uma centelha é gerada com contato e cria uma corrente elétrica, dando ao cortador de plasma o poder necessário para cortar o metal.

Concluindo sobre os detalhes do corte de plasma

Os detalhes dos cortadores de plasma podem ser um pouco confusos, mas, felizmente, você não precisa entender todos os detalhes para obter seus benefícios.

Além de poupar dinheiro e tempo, equipamentos de corte de plasma fazem cortes limpos/precisos sem chips metálicos.

Possui alguma dúvida em relação a como funciona esse processo?

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e baixe “Guia completo de Corte Plasma

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *