Entenda o que é arco elétrico e suas características

solda a arco elétrico com mig
o que é arco elétrico

Você sabe o que é arco elétrico? Provavelmente já ouviu falar dele como arco voltaico em aulas de Física, treinamentos de solda e, até mesmo, de outros soldadores.

Muitas pessoas acham que é apenas um termo da Física, sem importância. Porém, entender bem o que significa o arco voltaico, irá te ajudar a compreender o fundamento da solda elétrica.

Quando você entender isso, verá que seu conhecimento do processo de solda irá melhorar, assim como a forma de aplicar este conhecimento quando estiver soldando.

Abaixo você irá aprender o que é, como se forma e quais as características do arco elétrico na solda.

O que é arco elétrico

O arco elétrico, que também é chamado de Arco Voltaico, é um conceito da Física. Mesmo soldadores tratando muito dele no dia-a-dia, é interessante e importante saber como ele se forma e quais suas características.

A definição, de forma simples e básica, seria: uma descarga elétrica entre dois pólos que supera a resistência do ar e é mantida por gases formados ou liberados no local. Este evento resulta em uma temperatura muito alta, que pode derreter ou evaporar muitos materiais.

O arco elétrico, portanto, tem várias possibilidades de acontecer, desde que haja os dois pólos necessários e um gás condutor entre eles.

Características do arco elétrico

Este apresenta algumas características específicas e que são importantes para os processos que o utilizam, como a soldagem:

  • Ele é visível, então pode ser visto, como fagulhas também podem;
  • Geralmente assume forma de um “cordão”, que liga os polos positivos e negativos;
  • Emana uma grande quantidade de energia, emitida em forma de luz e calor (muito calor);
  • A temperatura que atinge é suficiente para derreter e até evaporar alguns tipos de matérias.

Arco elétrico na solda

A solda elétrica tem como base de funcionamento e um Arco Elétrico.

É justamente através deste que há uma fonte térmica forte o suficiente para aquecer e derreter os metais para que sejam soldados um ao outro, ou mesmo um eletrodo ou arame.

Ou seja, a poça de solda só é possível porque existe uma alta temperatura gerada dessa fonte de energia.

Por esse motivo é que temos a necessidade utilizar uma garra negativa, para polarizar a máquina. Dessa forma, tendo os polos negativo e positivo, é possível abrir um arco elétrico. Isso serve para as soldas elétricas, por exemplo as mais comuns: Eletrodo Revestido, MIG e TIG.

Veja aqui sobre solda a arco elétrico com eletrodo revestido.

Como ele aparece no fluxo de soldagem

O arco elétrico na solda com arco submerso não é visível, nem suas faíscas/fagulhas. Contudo ele não deixa de existir ou estar presente.

Isso acontece devido ao material granulado utilizado para cobrir a ponta do arame de soldagem, o arco e a peça de trabalho.

Para entender melhor sobre arco submerso clique aqui.

Finalizando

Você viu neste artigo, de forma simples e direta, o que é arco elétrico, como se forma e suas características. Além disso pôde entender como que este aparece na solda.

A importância de saber sobre isso é compreender o por quê de a solda elétrica necessitar, por exemplo, garra negativa. Além disso entender que o eletrodo revestido libera gases e a solda MIG/TIG possui um fornecimento de gás externo se deve ao fato de que esses gases ajudam a manter o arco estável e a qualidade do cordão de solda.

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *