Utilização de fornos na NR 14
A Norma Regulamentadora 14 define que os fornos, para qualquer utilização, devem ser constituídos solidamente, revestidos com material refratário, de forma que o calor radiante não ultrapasse os limites de tolerância estabelecidos pela NR 15.
Para podermos entender melhor é importante salientar as funcionalidades. O forno é um aparelho que, por meio do calor, se produzem transformações físicas e químicas em um determinado material. Com exceção dos fornos elétricos, no qual o calor é gerado através da eletricidade. Já os demais fornos o calor é necessário para as transformações, e é fornecido pela reação oxidante do oxigênio do ar, com o carbono, com o hidrogênio com pequenas quantidades de enxofre do óleo combustível.
Divisão do Forno
O forno é dividido em várias partes, sendo 4 as suas principais à combustão que são:
- Aparelhos de combustão – conjunto de maçaricos;
- Câmara de combustão, que é o ambiente onde se processam as reações químicas e físicas, então pode se chamar de laboratório;
- Aparelhos de expulsão dos produtos de combustão através do canal de tiragem – exaustor chaminé;
- Acessórios para controle do forno, isso varia conforme o tipo de material que é queimado.
Além disso existem diversos tipos de fornos que são divididos pela forma de aquecimento, pela forma de combustão, pelo tipo de processo e pela disposição do material em relação aos produtos de combustão.
Pelo tipo de aquecimento:
- Elétricos;
Pelo tipo de combustão, segundo NR 14:
- Com combustível sólido;
- Combustível líquido;
- Com combustível gasoso.
Pelo tipo de processo:
- Intermitentes;
- Contínuos.
E por fim , pela disposição do material em relação aos produtos de combustão:
- De chama livre;
- Semi-muflado;
- Muflado
Instalação de fornos segundo a Norma Regulamentadora 14
Os fornos devem ser instalados em locais adequados que ofereça o máximo de segurança e conforto aos trabalhadores e a circunvizinhança da instalação, isto devido ao seu tamanho elevado e por liberar grande quantidade de calor.
Outro fator principal é a instalação dos fornos. Elas devem ser feitas para evitar o acúmulo de gases nocivos ao meio ambiente, respeitando os limites de tolerância estipulado por legislação ambiental, a saúde dos trabalhadores, para que não venham ter interferência em sua qualidade de vida, pois dependendo da característica do gás liberado pode provocar de dor de cabeça à morte e o controle de altas temperaturas em áreas visinhas, não gerando calor excessivo no local de trabalho, não degradando máquinas e equipamentos e não atingindo os vizinhos ao redor.
Outro fator importante é que os fornos devem conter chaminés específicas que sejam suficientes em seus dimensionamentos para a livre saída dos gases queimados, sendo adotados sistemas de tratamento do ar, para que os filtros possam reter o maior número de material particularizado possível e que seja dissipada no ambiente apenas a parcela gasosa dos resíduos, atendendo normas técnicas oficiais sobre poluição do ar, como legislação ambiental brasileira, limites de tolerância, resoluções Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) entre outras legalidades ou normas de qualquer município.
Concluindo sobre a utilização de fornos na NR 14
Com isso, conseguimos compreender as principais finalidades da NR 14, e assim, aplica-la em nosso local de trabalho, para que tenhamos um ambiente sem riscos.
Gostou de saber um pouco mais sobre a NR 14? Em caso de dúvidas, comente no post!
Quer saber mais segurança no trabalho para ajudar a sua empresa?
Clique na imagem ou no link abaixo e baixe nosso “E-Book 9 passos para estabelecer um programa de Segurança do Trabalho“
O que a Alusolda faz? |
---|
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte. Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender. |