Guia definitivo: Como ser um bom líder para ter resultados

Como ser um bom lider 2

Acha que saber como ser um bom líder pode melhorar seus resultados e os de sua equipe? Caso disse sim, eu concordo com você. Mas se tiver dito não, talvez mude de opinião até o final do artigo.

Ultimamente vejo muitas pessoas que se posicionam como líderes reclamarem de suas equipes e relacionamentos interpessoais. Dizem que os resultados que buscam não estão sendo alcançados, que o namoro ou casamento está com problemas, a empresa está com lucro baixo e muito mais…

Será que essas pessoas estão, realmente, sendo bons líderes? Eu creio que não. A falta de uma boa liderança influencia vários aspectos da vida.

A má liderança pode, por exemplo levar a: uma queda financeira pessoal ou empresarial, baixo sentimento de ser útil, más indicações, sentimentos de insatisfação e estagnação. Portanto é importante saber como ser um bom líder.

Mas fique calmo(a)! Não precisa entrar em desespero…

Neste artigo irei trabalhar tudo o que for possível para que você melhore sua liderança. Você verá que não é complicado, mas como qualquer coisa que queira aperfeiçoar, exige motivação, esforço e dedicação.

Continue lendo o artigo para saber mais sobre:

  • O que significa liderança
  • Quais os benefícios da liderança
  • O conceito de líder e algumas diferenças
  • Os diferentes tipos de líderes
  • Como ser um bom líder
  • Como resolver conflitos
  • Conselhos de como liderar

O que significa liderança?

Vamos começar com o básico! Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, Liderança pode ser definida como:

  • Comando
  • Direção
  • Hegemonia

Pensando mais a fundo, pode-se dizer que liderança é a capacidade que uma pessoa tem de influenciar as outras de forma positiva. Essa influência irá ser fundamental em questão de mentalidade e comportamento daqueles que seguem o líder.

O surgimento da liderança

Nada surge ao acaso! Com a liderança é a mesma coisa. Para se ter liderança, alguém deve ser eleito como líder.

O processo de liderança pode ocorrer de forma natural ou não. Na primeira maneira, o líder é eleito por aqueles que o rodeiam e o denominam líder, chamado de “líder informal”. Já na segunda forma de surgimento,o líder é eleito por uma organização e/ou instituição e é caracterizado como um “líder formal”.

Benefícios da liderança

A boa liderança tem seus benefícios e, sinceramente, não conheço desvantagens. Isso seria um bom motivo para começar a pensar em como ser um bom líder.

Veja os benefícios da liderança:

Maior chance de crescimento

Com uma boa liderança todos crescem profissionalmente.

O papel de líder proporciona uma maior chance de aprendizado tanto para o líder, quanto para as pessoas que o seguem. Um dos motivos é a maior responsabilidade que o líder tem.

Outra razão para a liderança gerar um maior desenvolvimento pessoal é que o líder faz com que as pessoas utilizem quase todo seu potencial. Quando isso acontece elas vêm do que são capazes e aprimoram suas vidas pessoais e profissionais.

Então sempre que há um líder as pessoas irão se desenvolver e capacitar cada vez mais. Se quer isso, é bom saber como ser um bom líder.

Sentimento de utilidade

É bom sentir que somos úteis, certo?

Mas não digo útil no sentido de objeto. Ao contrário disso, eu quero dizer útil no sentido de servir de modelo e suporte para outras pessoas. Esse sentimento de utilidade é gratificante e inspirador, tanto para o líder quanto para as pessoas com quem ele se relaciona.

Ajudar as pessoas a alcançarem seu potencial máximo é muito recompensador. Pode ser mais ainda quando conseguimos mostrar que elas têm um potencial maior do que imaginam e que podem alcançá-lo.

Então, se você acha bom sentir-se útil e ajudar as pessoas a atingirem resultados, é bom que saiba como ser um bom líder. Ainda tem mais benefícios da liderança, por exemplo se motivar!

Motivação

Motivar-se é algo difícil. Porém existe uma situação em que a motivação aparece de forma praticamente instantânea: superação de obstáculos.

Pense em alguma dificuldade que você tinha e conseguiu superar. Você sentiu aquela sensação de que, independente do problema, foi capaz de ir além e vencer! Foi motivador, certo?

Então, saber como ser um bom líder dá muita motivação! Você sempre estará sendo desafiado e superando obstáculos junto com sua equipe. Além disso, você também sempre comemora quando alguém consegue atingir uma conquista pessoal, pois o líder é sempre presente, como verá mais à frente.

Melhoria no currículo

Mas, afinal, tem benefícios profissionais em aprender a como ser um bom líder? Claro que tem!

Um deles, e talvez o mais importante, é a melhoria de seu currículo. Pessoas que lideram com confiança e carisma sempre desenvolvem a si mesmos e aos demais. Isso é algo que as empresas consideram muito quando precisam contratar algum supervisor ou gerente, por exemplo.

Uma pessoa com excelentes habilidades de liderança e relacionamento sempre terá projetos bem sucedidos para acrescentar ao currículo. Isso porque independente do local que esteja ela conseguirá superar desafios, atingir metas e desenvolver a equipe.

Qual o conceito de líder?

Um líder é um vendedor de esperança. – Napoleão Bonaparte

Existem várias definições de líder por aí. Nenhuma está mais certa que a outra e no fim das contas elas fazem referência, basicamente, dos mesmos aspectos.

Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, líder significa:

  1. Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros.
  2. Pessoa ou entidade que lidera ou dirige.
  3. Chefe de um partido ou movimento político.
  4. Que ou o que lidera determinado setor de atividade ou uma competição.

De uma forma geral, pode-se utilizar a primeira definição. Porque ela caberia a mais situações e ambientes.

Portanto pode-se dizer que líder é uma pessoa que por meio de carisma, atitude pessoal e carisma consegue influenciar outras pessoas. Dessa maneira suas ideias e ações são respeitadas, admiradas e seguidas pelas pessoas que o consideram líder.

A diferença entre chefe e líder

As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia. – Franklin Roosevelt

Essa é uma pergunta feita com frequência, pois muitas pessoas não entendem bem o conceito de um ou de outro e acabam por confundirem as coisas. É comum ver uma pessoas que se considera um líder mas age como chefe.

Vou apresentar as características de um bom líder e de um chefe. Dessa forma você verá algumas diferenças.

Características de um líder:

  • Orienta e inspira as pessoas
  • Escuta a equipe
  • Estimula crescimento mútuo
  • Parceria com equipe
  • Objetivos comuns

Características de um chefe:

  • Comanda as pessoas
  • Não escuta a equipe
  • Visa o próprio crescimento
  • Equipe formada por “subordinados”

Podemos ver que o líder influencia as pessoas enquanto que o chefe faz as coisas “à força”. Além disso o líder pensa no coletivo e escuta sua equipe, ao contrário do chefe, que pensa apenas em si mesmos e nos próprios ganhos, evitando ouvir qualquer palpite da equipe.

É difícil, às vezes, separar os dois conceitos, pelo fato de a pessoa não saber lidar com um posto de autoridade. Porém tudo isso pode ser aprendido e já digo: se souber como ser um bom líder, sua equipe não ficará desapontada com uma má liderança ou com chefia ruim.

Os diferentes tipos de líderes

O conceito de líder não muda. Mas caso encontre algum diferente, verá que é basicamente o mesmo do que apresentei acima. Contudo cada pessoa possui uma maneira de liderar, de acordo com suas habilidades pessoais e história de vida.

Por esse motivo, tem como se identificar diferentes tipos de líderes. Contudo, não se pode definir as pessoas como um ou outro perfil. Sabendo disso, vamos as formas mais comuns de líderes:

  • Carismático: Este tipo de líder utiliza de seu carisma para conquistar sua equipe. Através disso ele faz com que seus liderados se sintam motivados e inspirados. Procura sempre aperfeiçoar a equipe.
  • Emocionalmente inteligente: Ao lidar com seus liderados, este líder influencia sua equipe de forma positiva, relacionando-se bem e sabendo lidar com suas emoções. Desta maneira sempre tem uma relação boa e equilibrada, de forma que as emoções de ambas as partes não atrapalhem a jornada.
  • Cuidadoso: Busca melhorar constantemente a equipe e sua própria atuação como líder. Faz isso através da observação, análise e escuta. Sempre exige de seu time a mesma dedicação que ele tem.
  • Narcisista: Sim, existem líderes orgulhosos. Mas isso não quer dizer que ele lide com uma equipe de maneira grossa ou que não preocupe com o desenvolvimento pessoal de cada um. Geralmente ele possui uma visão muito objetiva, lidando bem com tempos de crise.
  • Determinado: Esta é o tipo de líder que por mais que não tenha todas as informações consegue transparecer uma grande determinação  na hora de tomar decisões. Ele consegue passar esse sentimento de decisão para todos aqueles que estão trabalhando junto com ele.
  • Contagiante: Este tipo de líder contagia sua equipe por meio de sua forma de tomar decisões. É sempre transparente, firme e muito motivado  na sua forma de liderar e interagir com as pessoas.
  • Contador de histórias: Às vezes a melhor forma de transmitir uma ideia é por meio de uma história. Este tipo de líder conta histórias para seus funcionários visando motivá-los a serem  melhores despertar as emoções certas. Possui muita criatividade.
  • Investidor: O líder que tem o perfil de investidor sabe identificar, em cada um do seu time, os talentos mais desenvolvidos e aqueles que precisam evoluir mais. Dessa maneira ele sempre investe no desenvolvimento pessoal de cada membro de sua equipe para que o time todo cresça.

Como ser um bom líder em 6 etapas

A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. – Abraham Lincoln

Apenas saber o que é um líder ou os benefícios da liderança não vão te ajudar a obter melhores resultados. É necessário saber como ser um bom líder para que você desenvolva sua capacidade de coordenar e tenha melhores resultados.

Tomando como base as características de um líder é possível falar sobre 6 etapas que você deve seguir para se tornar um líder melhor. Siga cada uma delas para que você desenvolva sua liderança e atinja melhores resultados.

Etapa 01: Aprenda com sua equipe

Um líder tem muito o que ensinar, mas também tem muito que aprender.

Uma das características importantes de um líder é a humildade. Através dela o líder consegue  interagir com a sua equipe não como apenas um superior,e sim como um membro.

O líder deve, além de ensinar, aprender com a sua equipe . Quando o ele está disposto a aprender, mostra que é humilde e, ainda que esteja coordenando, também  tem falhas e precisa aprender coisas novas.

Todas as vitórias devem ser parabenizadas e dado o devido mérito ao trabalho em equipe e a  pessoa que teve a ideia para superar algum problema  ou atingir um objetivo.

Etapa 02: Seja íntegro

Tem como ser um bom líder sem ser comprometido e ético? Acredito que não.

A boa liderança deve se pautar na integridade. Dessa maneira o líder sempre age de acordo com o que demonstra pensar e sentir. O seu comprometimento com o trabalho e com o time deve ser visível, palpável e real.

A ética é importante para manter as boas relações tanto no âmbito pessoal, quanto profissional, entre o líder e sua equipe. Isto permitirá uma transparência por parte do líder e um caráter íntegro, incentivando o time a fazer o mesmo.

Etapa 03: Esforce-se

Em qualquer caso de liderança o líder deve ser mais o esforçado da equipe.

Quando estiver trabalhando com pessoas deve se lembrar sempre de que você tem  de se esforçar como líder e com membro da equipe. Porque o líder também faz parte da equipe ao contrário do chefe. Além da responsabilidade como membro da equipe também existe a de liderança.

Portanto, quando você estiver liderando, tenha informações acerca dos problemas e dificuldades da sua equipe.  Assim será possível ajudar o time em momentos difíceis de forma mais assertiva.  Não tem como ser um bom líder sem se esforçar.

Etapa 04: Assuma a responsabilidade

Você por acaso já passou por uma situação em que a pessoa encarregada não quis assumir a responsabilidade por algo que ela incentivou ou ordenou a fazer?

Isso acontece nos diversos ambientes em que se necessita de trabalho em equipe e coordenação.  muitas vezes  uma pessoa ou mais do time São responsabilizados por uma má tomada de decisão.

Se você realmente quer saber como ser um bom líder, comece praticando assumir a responsabilidade por decisões tomadas,  ainda mais em situações de incerteza. Porque a equipe que você está coordenando irá te seguir e te apoiar. Lembre sempre de ser íntegro na sua liderança.

Etapa 05: Persista para alcançar os objetivos

A persistência realiza o impossível. – Provérbio Chinês

Como podemos ver nesse provérbio, podemos alcançar grandes coisas se persistirmos. Isso não se trata apenas de liderança,  mas em qualquer área da vida, se você quer alcançar um objetivo, independente do que seja, deverá ser persistente.

Um bom líder não desiste no primeiro obstáculo nem para no primeiro desafio. Portanto faça o que estiver ao seu alcance e um pouco mais para alcançar os objetivos, sempre incentivando a equipe.

Etapa 06: Seja Flexível

Você se acha cabeça dura?

Independente da sua resposta, para aprender como ser um bom líder é necessário que sempre esteja aberto a novas ideias. Isso ajudará a escutar sua equipe e ver as coisas de um outro ângulo. Como já disse o líder também faz parte da equipe, portanto ele deve se portar como membro também,  escutando os outros.

Além disso é importante que você  entenda que as pessoas são diferentes. Cada um se comporta de um jeito e vê as coisas de uma forma. Assim não existem visões erradas sobre um assunto, mas diferentes perspectivas.  saiba aceitar que outras pessoas podem ver a mesma coisa de uma outra maneira.

Como ser um bom Líder sem ser flexível? Talvez seja possível mas com certeza é muito complicado!

Como resolver conflitos?

Um dos papéis importantes de um líder é mediar conflitos. Digo “mediar” pois nem sempre a solução está ao alcance do líder ou depende dele, mas será ele quem deverá analisar a situação e propor soluções.

Quando se lidera, é necessário estar sempre preparado para conflitos. Algumas maneiras de lidar com situações de tensão são:

  • Esteja sempre preparado para lidar com situações problemáticas;
  • Pode haver algum problema na equipe: fique atento!
  • Demonstre que é aberto ao diálogo;
  • Esteja disposto a escutar problemas pessoais;
  • Escute todos os lados da situação;
  • Nunca exponha alguém. Converse em particular.

Pode até parecer simples mas a maioria dos conflitos acontecem por um problema na comunicação.  Na verdade como disse Antoine de Saint-Exupéry, em sua famosa obra intitulada O Pequeno Príncipe: “A linguagem é uma fonte de mal entendidos”.

Alguns conselhos finais de como ser um bom líder

Se você aplicar tudo o que viu até agora com certeza aprendeu quase tudo sobre como ser um bom líder ou sugerir algo para o seu Líder ou chefe.   como tudo na vida para atingir  o nível de excelência é necessário que se pratique.

como ser um bom líder

Há pessoas que nascem com o que chamam de “espírito de liderança”,  enquanto outras têm de  aprender por isso não possui um histórico de vida que proporcionou um conhecimento sobre como ser um bom líder.

Contudo é possível ser um bom Líder  tendo ou não um repertório de liderança na sua história. Alguns conselhos  que eu posso dar de como ser um bom Líder são:

  1. Respeito acima de tudo:Trate bem seus colegas trabalho sempre.
  2. Organize seu tempo:faça listas e anotações para te ajudar.
  3. Pratique a escuta:desenvolva constantemente sua habilidade de ouvir as pessoas.
  4. Trabalho em grupo:nunca se esqueça que apesar de ser líder você faz parte  da equipe.
  5. Seja flexível:o mundo está em constante mudança,  adaptar-se a elas.
  6. Forme uma boa equipe:saiba escolher os membros de  seu time. Se for o caso, peça ajuda a terceiros nessa tarefa.

Recapitulando:

Vimos então neste artigo  o que é liderança e seus benefícios,  o que é um líder  e a diferença entre  este e um chefe,  os tipos de líderes,  etapas de como ser um bom líder e alguns conselhos sobre  como lidar com conflitos e liderar melhor.

Então agora que você já sabe isso tudo é hora de começar a colocar em prática ou aconselhar outras pessoas que querem saber como ser um bom líder.  Isso fará toda a diferença na sua equipe.

Você pode utilizar esse artigo como referência sempre que quiser.  continue aprimorando sua capacidade de liderar e sua habilidade de se relacionar com as pessoas. Assim garanto que será  será um líder capacitado para coordenar equipe em qualquer ambiente.

Você gostou do artigo? Então compartilhe em uma das redes sociais!

Artigo Original: Guia definitivo: Como ser um bom líder para ter resultados

E saiba mais com este E-book

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This