10 habilidades para impulsionar sua carreira

como impulsionar sua carreira com essas habilidades importantes

Se você quer desenvolver habilidades para impulsionar sua carreira, conseguir melhores cargos e, possivelmente, melhor salário, este texto é para você!

Se você quer subir de cargo, ser reconhecido, ter mais autoridade no seu meio… então é preciso se destacar.

Carreira é o caminho que alguém tem profissionalmente. Dessa maneira, podemos dizer que a profissão é uma parte deste caminho. E enquanto algumas pessoas ficam apenas em um pedacinho, outras decidem avançar e conhecer tudo o que pode ser oferecido nesta jornada.

Porém, para isso acontecer não basta “ter vontade e gana”. Você precisará de habilidades especiais e específicas, chamadas soft skills, que irão te diferenciar de um profissional comum, não importa a sua área de atuação.

Você acha que tem as habilidades para impulsionar sua carreira? Veja abaixo o que é necessário para ter uma carreira de sucesso!

Habilidades para você ter mais sucesso

habilidades para impulsionar sua carreira hoje

1 – Comunicação efetiva

Quem não se comunica bem, sempre tem o problema de não ser compreendido. Além disso, tem dificuldade em receber uma mensagem e analisar: esta mensagem está completa? O que fazer com ela? Está incompleta? O que falta?

Essa é a habilidade é a soft skill Nº 1 em desenvolvimento profissional.  Se você tem superiores, eles irão notar como você consegue ter desenvoltura. E seus subordinados compreenderão o que você fala, e executarão mais e melhor.

2 – Flexibilidade

Mudanças são essenciais e inevitáveis em qualquer negócio. Grandes empresas querem pessoas que saibam lidar com elas, ter novas iniciativas e conseguir ver novos caminhos quando as coisas saem do planejado.

Ser flexivel significa estar disposto a aceitar novas responsabilidades e aprender coisas novas.

Sair da sua zona de conforto e estar aberto a novas ideias quando a primeira não deu certo, também é sinal de flexibilidade como habilidade para impulsionar sua carreira.

3 – Trabalhar em equipe

Uma pessoa que consegue trabalhar em equipe, não só lida bem com colegas de trabalho, como aprende a pensar em grupo.

Não seria esse tipo de pensamento uma característica de um bom líder? Um bom gestor ou gestora?

Basicamente, você tem que saber a meta do grupo em que está inserido e qual o papel você vai desempenhar nesta tarefa. Para executar bem e ser reconhecido(a), é necessário que você se comunique bem com seus colegas de trabalho e seja focado na sua parte do objetivo geral.

4 – Atitude mental positiva

Muitas coisas podem e irão acontecer no ambiente de trabalho, sejam boas ou ruins. A verdade é que: você, na maioria das vezes, não terá controle delas. É importante ser resiliente.

Quando uma situação boa e favorável acontece, provavelmente ficará alegre. Porém… e se uma coisa que não te agrada acontecer? Vai ficar furioso, irritado e deixar isso estragar seu dia?

Isso acontece com muitas pessoas. Por isso é importante manter uma atitude mental positiva como uma das habilidades para impulsionar sua carreira. Não precisa ser sempre uma pessoa alegre, mas forte o suficiente para se manter na linha quando algo fugir do controle.

5 – Comprometimento com o sucesso

Se está em um trabalho, uma tarefa, esteja de corpo e mente. Ou seja, esteja totalmente presente, apto para fazer aquilo pelo que foi chamado.

“Para ter sucesso, o seu desejo de sucesso deve ser maior do que o seu medo do fracasso”- Bill Cosby.

Você precisa estar ciente de onde quer chegar, porque quer chegar lá e qual a importância disso para você. Se realmente for de grande valor seu objetivo, você fará o que for necessário para ter sucesso.

6 – Falar em público

Parece com a habilidade de comunicação, contudo esta é uma outra das habilidades para impulsionar sua carreira.

Falar em público é uma habilidade que envolve transmitir mensagens, muitas vezes de forma unilateral. Ou seja, você falar para uma quantidade razoável de pessoas, de maneira que elas te escutem.

Empresas e gestores sempre buscam talentos que além de serem claros em sua comunicação, consigam fazer isso de forma ampla, para mais de uma pessoa.

7 – Integridade

Essa soft skill chamada integridade é vista por gestores como duas habilidades importantes:

  • Sempre fazer aquilo que você disse que faria;
  • Assumir responsabilidade de um erro, ao invés de tentar minimizar ou escondê-lo… mesmo que não tenha alguém para verificar se houve erro..

Trabalhar de forma íntegra é o caminho mais correto e seguro, para aumentar sua reputação e alcançar seus objetivos pessoais.

8 – Gestão do tempo

Todos os dias vocês tem tarefas a fazer, papéis a desempenhar, ligações, e-mails, cobrança de trabalho atrasado, divergências na equipe, consultas médicas, família e outras coisas.

O dia, de toda forma, tem 24 horas e você tem, também, um tempo limitado de trabalho por dia.

Você tem que saber como alocar, selecionar, o seu tempo. Ou seja, você deve saber:

  • Quais suas tarefas do dia, semana, mês e ano;
  • Qual a prioridade de cada atividade
  • Como pode alocar elas no seu dia?

Essa habilidade é extremamente importante para impulsionar sua carreira.

9 – Assertividade: uma das habilidades para impulsionar sua carreira

Em qualquer local de trabalho, você normalmente encontrará pessoas com os seguintes estilos de conflito:

  • Passivo: Aqueles que se esforçam para evitar conflitos.
  • Passivo-agressivo: Aqueles que expressam seus sentimentos negativos por meio de ações ao invés de palavras.
  • Agressivo: Aqueles que respondem ao conflito de maneira hostil e rude. Essas pessoas têm sua opinião ouvida, mas não farão nenhum amigo no processo.
  • Assertivo: Pessoas que defendem seus direitos enquanto respeitam os direitos dos outros.

Os gerentes buscam a assertividade acima de todos os outros estilos, porque ela permite que as decisões sejam tomadas sem conflito ou alienação das pessoas.

10 – Pensamento criativo

O Linkedin analisou 50 mil habilidades que empresas buscam e pedem que os candidatos tenham, para que esteja alinhados com a empresa. A habilidade Nº1 que eles encontraram na maioria das buscas por candidatos era: criatividade.

Para deixar mais claro, criatividade ou pensamento criativo no contexto profissional é: a habilidade de resolver problemas diversos e pensar fora da caixa.

A criatividade é trazer ideias novas, às vezes não muito comuns, para a mesa. Isso ajuda as empresas a inovar, e as empresas que não inovam… não sobrevivem por muito tempo.

Finalizando sobre habilidades para impulsionar sua carreira

Se você quer ter sucesso profissional, precisa desenvolver habilidades para impulsionar sua carreira. Podem parecer muitas, mas verá que a passo que desenvolve melhor uma, as outras também são naturalmente desenvolvidas.

O que importa não é ficar apegado à ideia de que terá sucesso apenas se desenvolver essas 10 soft skills. Você pode desenvolver 3, 4, 7… desde que tenha grande competência nelas. Siga a orientação desse texto e, certamente, será notada sua diferença na empresa e no mercado de trabalho.

Você tem alguma dúvida? Deixe nos comentários que eu responderei.

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *