Higiene e Saúde – A importância da Higiene Corporal

higiene e saude2

É importante para a saúde de qualquer ser humano estar sempre bem com a sua higiene e saúde com o trabalhador não é diferente. Saber que sua saúde está em alta é sinônimo de disposição para um trabalho seguro e eficaz.

A higiene e saúde, consiste nos hábitos que causam benefícios para a limpeza e o asseio do ser humano. São quase todas as coisas que nos ajudam a prevenir de doenças e de manter a saúde, prezando pelo nosso bem-estar.

Higiene Corporal

A higiene corporal é o conjunto de cuidados que devemos ter com nosso corpo. Os cuidados de higiene pessoal são essenciais, pois evitam que micróbios e outros seres vivos, como vermes, penetrem no nosso corpo e nos causem doenças. É por meio desta higiene que ficamos fortes e saudáveis.

É muito importante para a saúde do corpo manter a higiene e saúde, sendo assim, é preciso cuidar melhor do seu corpo para evitar males maiores em sua saúde. Existem algumas recomendações para mantermos uma boa higiene corporal:

  • Tomar banho todos os dias;
  • Lavar as mãos antes das refeições;
  • Escovar os dentes ao levantar, antes e após as refeições;
  • Cortar as unhas para evitar a contaminação com bactérias;
  • Lavar sempre a cabeça.

Com relação ao banho, é importante estarmos ciente de que após alguma atividade física ou depois de um dia atarefado, deve-se fazer adequadamente uma limpeza ao corpo, removendo a sujidade e microrganismos que durante a atividade física, tenham se instalado no corpo, assegurando assim a limpeza da pele.

O banho é importantíssimo e indispensável para a saúde do corpo. O banho de ducha é o mais econômico, o mais prático e o mais higiênico. Logo após um bom banho é importante verificar se estão limpos e secos os espaços entre os dedos.

Já quando falamos sobre limpeza das mãos é fundamental atentarmos para que as mesmas estejam sempre limpas. Elas devem ser lavadas antes e depois de ir ao banheiro, antes de cozinhar e de mexer com alimentos, pois é a parte do nosso corpo que mais utilizamos para realizar nossas atividades diárias.

Além disso, nossas unhas que também são de grande importância para nosso corpo, devem estar sempre bem cortadas e limpas, pois, é uma das coisas que ajudam a prevenção de doenças. Não se deve colocar as mãos na boca, pois as unhas podem conter lixo (bactérias) que podem ser transmitidas para a boca. Desta forma, o mais correto a se fazer é procurar eliminar o hábito de roer unhas.

Os cabelos devem estar sempre lavados e penteados e devem ser cortados regularmente, pois neles acumulam poeiras e gorduras que devem ser eliminadas. Deve-se lavar o cabelo no mínimo duas vezes por semana, até porque é sempre agradável ter o cabelo limpo, cheiroso, brilhante e bem cortado.

Quando os cabelos estão sujos, grandes e pouco volumosos, facilitam o aparecimento e a multiplicação de piolhos, por isso é sempre bom examinar a sua cabeça.

Outro ponto importante é a escolha das roupas que é um item necessário para nossa higiene corporal. As roupas e os calçados devem estar limpos e de acordo com as estações do ano, além de estarem cômodas e folgadas. O vestuário ajuda a manter a temperatura de seu corpo e devem ser lavadas constantemente e também devem ser trocadas para não causar mau cheiro. Já as roupas intimas devem ser lavadas separadamente e secadas ao sol.

Tendo consciência da importância da nossa higiene corporal para prevenção de doenças e nosso bem-estar, devemos procurar cumprir os requisitos para passarmos o nosso dia-a-dia da melhor maneira possível. Fazendo isso, estaremos livres de doenças que nos deixem indispostos para realização de nossas atividades, tanto no trabalho quanto fora.

Interessante o cuidado que devemos ter com o nosso corpo não é mesmo? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário no post!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe-o!

Compartilhe esse conteúdo para seus amigos e conhecidos.