Máscara de Solda Automática e Normal: entenda!

soldador utilizando máscara de solda

A máscara de solda é um dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) obrigatório mais utilizados na área de soldagem e corte, principalmente a arco elétrico. Ela é utilizada nos mais diversos ramos de aplicações, desde serviços pequenos aos de grande porte.

Seu uso é primordial para segurança e proteção da face, pescoço e principalmente dos olhos. Esses podem ter as córneas e retinas queimadas pelos raios ultravioletas e infravermelhos ou penetração de corpos estranhos, podendo causar danos mais graves à saúde do trabalhador.

Então, segue conosco e confira as características e especificações que diferenciam as máscaras de solda automática e normal.

Tópicos do texto:

  • Conhecendo a máscara de solda 
  • Entendendo a função da máscara de solda
  • Características da máscara automática e normal
  • Esao (categoria) melhor máscara para solda

Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto!

O que é uma máscara de solda

A máscara de solda é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) de uso obrigatório, utilizado ao realizar os diversos trabalhos de soldagem e corte, com objetivo de proteger os olhos, a face e o pescoço do trabalhador.  

Ela é fabricada de materiais duráveis e bem resistentes a impactos, faíscas, radiação, calor, etc. Possui formato de um capacete de solda semi aberto que se prende a cabeça por uma carneira ajustável.

Na parte frontal há um visor “janela”, onde ficam as lentes de proteção específicas e adequadas, qual permite ter uma visão segura do arco elétrico durante a execução.

Na parte posterior é totalmente aberta. 

Lembre se, todas as máscaras devem ter o Certificado de Aprovação (CA) conforme as normas de fabricação estabelecidas, que garante a sua qualidade e funcionalidade.

As lentes de proteção podem ser de vidro, acrílico ou plástico. Possuem um filtro com grau de intensidade com tonalidade fixa ou variável de 4 a 15, seguindo as normas para proteção adequada à categoria de operação a ser executada, conforme o nível de radiação gerado pelo arco voltaico, ajustada conforme a corrente de solda (amperagem) e também ao modelo de máscara.

Tabela de Tonalidade para máscara de solda recomendada pela norma DIN EN 379:2009
Tabela de Tonalidade recomendada pela norma DIN EN 379:2009

Para que serve

Sua principal função é proteger, principalmente os olhos, prevenindo a inflamação e queimadura da córnea e retina, pela exposição aos raios ultravioletas (UV) e infravermelhos (IV).

Consequentemente, protege a face e o pescoço de queimaduras na pele por radiação, penetração de pequenos corpos estranhos, faíscas, respingos e calor.

Auxilia, também, na diminuição da inalação de gases e fumos, produzidos pelo arco elétrico, que causam riscos a saúde do trabalhador.

Quem deve usar máscara de solda?

A máscara de solda é de uso obrigatório para qualquer pessoa (soldador, operador) que esteja executando ou acompanhando qualquer operação de soldagem e corte (Eletrodo Revestido, MIG/MAG, TIG, Oxicorte, Plasma) 

Como funciona a máscara de solda automática e normal?

Existem diversos modelos de máscaras de solda no mercado, desde as mais simples às mais modernas, com vários recursos tecnológicos. 

Antigamente, era muito utilizado o modelo de máscara escudo de solda, que possui uma haste onde se segura com uma mão e solda com a outra.

Ainda se vê muito delas, mas com os benefícios feitos nas máscaras de solda para o melhor desempenho e conforto do trabalhador, atualmente, os modelos mais usados são as máscaras convencional e automática.

Máscara de solda normal

É uma máscara simples, também conhecida como máscara de solda convencional, que possui um visor fixo ou articulado.

Utiliza-se lentes de tonalidade fixa, ou seja, se mantendo escurecida o tempo todo, permitindo ver somente o arco elétrico durante a soldagem.

É preciso levantar e abaixar a máscara do rosto ou o visor dos olhos constantemente, para enxergar a peça, posicionar e fazer ajustes, protegendo o colaborador apenas nos momentos da soldagem, expondo-o a riscos no ambiente.

Vantagens:

  • Equipamento mais em conta que as automáticas 
  • Proteção momentânea da face e dos olhos

Desvantagens: 

  • Perda de tempo no manuseio  
  • Trocas de lentes constantes 
  • Exposição do soldador a raios luminosos emitidos por outros colegas

Máscara de solda automática

É uma máscara com escurecimento automático, também conhecida como máscara de solda eletrônica, com mais recursos tecnológicos que permitem ajustes finos no próprio equipamento, tais como:

  • Intensidade/escurecimento – grau de proteção do filtro para proteger os olhos 
  • Sensibilidade – nível que detecta a luz intensa (clarão)
  • Delay – atraso/retardo do tempo de clareamento do filtro

Utiliza lentes mais claras, de tonalidade fixa ou ajustável, que escurece automaticamente em segundos ao abrir o arco de solda através dos sensores eletrônicos de captação da luz intensa e clareando após o término.

O operador enxerga normalmente a peça e o ambiente através do visor, sem precisar retirar a máscara, protegendo e mantendo sempre a segurança do colaborador.

São recarregadas com baterias de lítio ou células solares, ou seja, são recarregáveis a luz solar, gerada pela radiação do próprio arco elétrico.

Vantagens: 

  • Melhor segurança 
  • Reduz risco de exposição aos raios e reflexos de outros soldadores 
  • Evita trocas constantes de lentes 
  • Economiza tempo 
  • Aumenta produtividade 
  • Maior mobilidade e praticidade 
  • Melhor desempenho 
  • Ótima relação custo-benefício
  • Entre outras.

Desvantagens:

  •  Equipamento de maior valor agregado

Qual a melhor máscara de solda?

Existem inúmeros modelos e marcas de máscaras para solda no mercado, com várias características e recursos tecnológicos, que vão lhe atender conforme sua necessidade de operação e aplicação.

A alta demanda de exposição aos trabalhos e não menos importante o quanto está disposto a investir em sua segurança, saúde e produtividade, são aspectos importantes durante a escolha da sua máscara de solda.

O investimento nas melhores máscaras de solda, vai depender de todos os fatores de necessidade avaliados.

Atualmente as máscaras de escurecimento automático vem se tornando as favoritas, pois auxiliam no aumento de produtividade, melhor qualidade na realização dos processos, praticidade e conforto do colaborador durante a soldagem e corte, além da segurança, que é primordial, fatores que a tornam uma excelente opção na relação custo benefício. 

A escolha da melhor máscara de solda pode ser pessoal ou profissional, pois tem muitos soldadores apaixonados pelo que fazem, executando sua arte da soldagem e corte, que escolhem investir na máscara dos seus sonhos, cheia de recursos, beleza e até personalizada, tendo ela como um troféu que os representa na arte que fazem. 

Finalizando

Com as máscaras de solda obtemos proteção total da face e principalmente dos olhos, com conforto e segurança a saúde do trabalhador nas execuções dos trabalhos nos processos de soldagem e corte.

Lembre-se, não existe a melhor máscara de solda, existem diversas máscaras adequadas, com lentes específicas aos fatores de necessidade avaliados. Leve sempre em consideração:

  • Tipo de trabalho 
  • Particularidades das operações que executará
  • Demanda de exposição ao trabalho
  • Disposição de investimento no equipamento

Não exponha sua saúde em risco, é indispensável que use sempre as máscaras de solda dentro das normas de proteção, com a certificação de aplicação (CA), assim como os demais EPIs, garantindo sua segurança e evitando acidentes durante sua jornada de trabalho.

Este post te ajudou de alguma maneira? Deixe um comentário!

Na Alusolda você encontra diversos modelos de máscaras de solda, tanto convencionais quanto automáticas. Dê uma olhada e, seguindo as orientações que acabou de ler, defina qual é a melhor para o seu processo de solda e corte.

Clique no link e conheça os modelos de máscaras de solda disponíveis na Alusolda:

Quero conhecer os modelos de máscaras de solda!

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Paulo César
Autor:
Paulo César é diretor comercial da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo da Solda e Corte de Metais. Acredita que alugar é melhor que comprar e gosta de ir para roça nos finais de semana.
Comentários
  • Este é um artigo que discute a preparação para o USMLE, um exame para médicos que desejam praticar nos Estados Unidos. O autor dá dicas sobre como estudar para o exame, incluindo o uso de áudio, vídeo e leitura, e recomenda o uso do site usmleworld para praticar questões. Ele também discute a ordem em que os exames devem ser feitos, com base em sua própria experiência e nas recomendações de outros alunos e professores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *