Primeiros Socorros – Você pode ajudar sempre

Primeiros socorros
como ajudar alguém com primeiros socorros

Precisamos estar atentos ao nosso meio, inclusive em nosso trabalho para evitarmos acidentes. Tal consciência exige um aprendizado básico de primeiros socorros para estarmos preparados para essas situações.

Os Primeiros Socorros são os procedimentos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em perigo de vida, visando manter os seus sinais vitais (respiração, batimento cardíaco) e evitando o seu agravamento, bem como o seu conforto, até que ela receba assistência definitiva (193 – 192).

Para que aconteça com eficiência a realização dos cuidados, é importante fazer o dimensionamento da cena que nada mais é do que fazer a análise do local do acidente, a fim de identificar o número de vítimas, os possíveis riscos, garantindo a sua segurança e a da vítima. Não pode acontecer em hipótese alguma de a pessoa que estiver prestando socorro se expor a riscos com chances de se tornar uma vítima.

CONTATO COM A VÍTIMA EM PRIMEIROS SOCORROS

Se a vítima tiver consciente o socorrista deve:

  1. Apresentar-se, dizendo seu nome e que esta para ajudar a socorrer;
  2. Indagar se pode ajudá-la (obtenha o consentimento).
  3. Questionar sobre o ocorrido;
  4. Questionar a sua queixa principal;
  5. Informar que vai examiná-la e a importância de fazê-lo.

Protocolo básico

É necessário seguir um protocolo para que sejam aplicados corretamente os primeiros socorros. Este protocolo deve seguir da seguinte sequencias:

  • ANÁLISE PRIMÁRIA: (Processo ordenado para identificar e corrigir de imediato, problemas que ameacem a vida em curto prazo).
  1. Verificar circulação e hemorragias.
  2. Estabilizar a coluna cervical manualmente, verificar responsividade e verificar permeabilidade das vias aéreas.
  3. Verificar respiração.
  4. Realizar exame neurológico sucinto.
  5. Expor a vítima (prevenir hipotermia).

Um dos problemas mais comuns de acontecer com as vítimas são as paradas cardiorrespiratórias e é nelas que devemos estar atento para prestarmos o melhor socorro. Alguns procedimentos são necessários quando encontramos uma pessoa nesse estado.

A primeira coisa a se fazer é se posicionar ao lado da vítima e procurar perceber se existe pulsação ou não, caso não tenha, deve-se realizar a massagem cardíaca, sendo 30 compressões de sete ciclos, com um intervalo de 0,05 segundos de um ciclo para o outro.

E em caso de engasgo?

Outro fator acidental que pode acontecer em nosso dia-a-dia é o engasgamento. Existem algumas técnicas de primeiros socorros que podem salvar uma pessoa que passe por esse tipo de acidente como a Manobra de Heimlich. Essa manobra é executada se a vítima estiver consciente e pode ser efetuada em pé (mais recomendada) ou sentada. Devemos seguir os seguintes procedimentos:

  • Posicionar-se atrás da vítima, abraçando-a em torno do abdome;
  • Pedir para a vítima tossir na contagem de três para fazer a compressão (para dentro e para cima) no abdome;
  • Caso a vítima venha desmaiar , deve-se deitar a vítima no chão de forma confortável, iniciando a compressão de baixo para cima na altura do abdome, ou seja dois dedos acima do umbigo

Em relação à queimadura, em primeiros socorros devemos tomar certas precauções para não corrermos o risco, mas caso aconteça algum acidente, a primeira ação que devemos ter é de lavar a parte atingida com água corrente natural, nunca com água gelada, se preciso for umedecer uma gaze com água ou soro fisiológico e colocar na parte atingida, encaminhando o acidentado para o pronto socorro. Nunca retire a roupa no local atingido.

Entendeu a importância?

Desta forma, conseguimos obter conhecimento a cerca de como lidarmos com algumas situações que podem aparecer em nosso ambiente de trabalho e em qualquer lugar que estivermos, e assim, saber como proceder caso aconteça algum acidente.

OBS: TODO ACIDENTE DEVER SER CHAMADO O SAMU OU BOMBEIROS, MESMO COM PRIMEIROS SOCORROS.

193 -192

Gostou de aprender um pouco sobre primeiros socorros? Ficou ainda alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui!

Quer saber mais segurança no trabalho para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e baixe nosso “E-Book 9 passos para estabelecer um programa de Segurança do Trabalho

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Paulo César
Autor:
Paulo César é diretor comercial da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo da Solda e Corte de Metais. Acredita que alugar é melhor que comprar e gosta de ir para roça nos finais de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *