Qual a distância correta do cabo terra durante a soldagem?

soldador em processo de soldagem utilizando cabo terra
soldador em processo de soldagem utilizando cabo terra

Muitos soldadores entram em dúvida na hora de realizar uma soldagem que se utiliza garra negativa: qual a melhor distância para se utilizar o cabo terra durante o processo de solda?

O medo de algumas pessoas é um superaquecimento do cabo terra,quando este é instalado distante da peça a ser soldada. Ou seja, o soldador teme que durante o processo de soldagem o cabo superaqueça e danifique outras estruturas do ambiente.

Um exemplo disso seria este aquecimento próximo ao tapete das esteiras transportadoras em indústrias. Isso poderia causar um princípio de incêndio, o qual se tornaria um evento catastrófico.

Então responderemos aqui, de forma completa e sem tomar seu tempo: essa distância do cabo terra pode ou não causar um aquecimento em excesso?

Primeiramente, para quê serve o cabo terra no processo de soldagem?

É importante saber a resposta dessa pergunta, pois ela é chave da dúvida que será respondida.

O cabo terra, no processo de solda, é responsável por criar uma diferença de potencial na peça. Isso permitirá a passagem da corrente, o que acarretará na abertura do arco voltaico da solda.

Distância ideal do cabo terra do ponto de soldagem

Agora que você tem certeza de que serve o cabo terra e como ele funciona, está na hora de responder a dúvida: Se o cabo for instalado distante do local de solda, há risco de superaquecimento no cabo?

A resposta simples e direta seria: não há risco de o cabo ficar muito aquecido.

Agora, para ter certeza dessa chance ser menor possível, tenha os seguintes critérios:

  • Utilize um cabo com a bitola necessária para o serviço que fará;
  • Tenha certeza de que prendeu bem a garra negativa no lugar escolhido;

Porém o uso do cabo terra e da garra negativa podem envolver outro tipo de dúvida.

Existe o risco de danificar alguma peça quando a garra negativa está longe do ponto de solda?

Simples e diretamente, a resposta é: sim, é possível danificar peças dependendo da posição da garra negativa e do cabo terra no momento da solda.

O que pode ser danificado e o que causa esse dano?

Durante o processo de soldagem, a corrente elétrica corre da garra negativa até o ponto em que estará acontecendo a solda.

Quando há muitas coisas entre o lugar que essa garra for presa, algumas delas podem sofrer com a passagem da corrente elétrica.

esteira com correia para ser soldada

Um exemplo disso é dentro de indústrias que utilizam tapetes de correias, como na imagem acima. Caso o soldador prenda o cabo terra na mesma peça que irá soldar, a corrente passará diretamente, independente da distância. Assim ela não afetará outras partes e o cabo não sofrerá aquecimento em excesso, pois se estiver bem preso, a corrente terá uma boa “vazão”. Por isso lembre-se sempre de verificar, por exemplo, se uma garra negativa está bem presa à peça.

Contudo, neste mesmo caso, há a possibilidade de o soldador prender a garra em um lado da esteira e soldar do outro lado. Neste caso a corrente passará por toda a estrutura entre o ponto de solda e a garra. Dessa maneira, rolamentos e outras peças que estiverem entre estes pontos podem causar mau contato e, também, serem danificadas.

Outro exemplo está na soldagem em automóveis, como carros. Muitas vezes o soldador prende o cabo terra na parte traseira do carro. Neste caso, o risco não está no aquecimento do cabo, e sim nas peças entre a garra do cabo terra e o ponto de soldagem. Pois pequenos circuitos podem ser danificados com a passagem da corrente elétrica.

Finalizando sobre a utilização do cabo terra em máquinas de solda

Bem, agora que você pode entender mais sobre as possíveis distâncias do cabo de solda até o ponto de solda, podemos seguir à resposta da pergunta principal:

Existe uma melhor distância para se utilizar o cabo terra durante o processo de solda?

A distância, em si, não fará tanta diferença em relação ao cabo terra “esquentar demais”. Caso ele esteja bem preso ao lugar que escolheu e este seja aterrado, dará tudo certo.

O que deve ser levado em consideração quando esta distância for longa é se haverá peças e componentes entre estes dois pontos que possam ser danificados ou serem motivos de mau contato.

Ficou alguma dúvida quanto a este assunto? Deixe um comentário e nós responderemos!

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *