Recrutamento: Função x Candidato

funçao vs candidato
a importância do recrutamento e seleção de candidatos

As empresas em momentos de crescimento, na busca de oportunidades, devem ter muito cuidado na hora da contratação. Pois tendem a não levar em conta a sua capacidade de recrutamento e seleção de candidatos em número e qualidade suficiente para suportar o crescimento e manter a qualidade e excelência.

Segundo Jim Collins, em Como os Gigantes Caem, afirma “Se uma empresa aumentar a receita mais rapidamente do que a sua capacidade de recrutar as pessoas certas e em número suficiente para implementar este crescimento, não ficará estagnada; ela cairá.”

Por isso a contratação não deve ser vista simplesmente como “cobrir uma vaga”, mas como parte da estratégia organizacional e de preferência na velocidade do crescimento da empresa.

Selecionando a pessoa errada

Quando a seleção acontece de forma inadequada, de forma que não haja compatibilidade entre o colaborador e a função a ser exercida, há prejuízos, por exemplo:

  • Prejuízo com o trabalho do RH e treinamento;
  • Baixa produtividade;
  • Impacto negativo em relação aos clientes;
  • Desconforto por falta de adequação.

Mapeando a Função

Antes de iniciar a seleção, é necessário que haja um mapeamento, ou seja, um levantamento das funções e atividades a serem exercidas pelo colaborador. As tarefas primordiais e secundárias a serem exercidas, a verdadeira necessidade de alguém naquele posto, justificando a necessidade da função e as atividades a serem desenvolvidas.

Também é importante pensar como este novo colaborador vai trabalhar: em ambiente fechado com pouca ou nenhuma pessoa, com muitas pessoas em uma sala, ou atendimento falando com clientes, atendimento telefônico, etc.

Ou seja, todos estes detalhamentos de o que, como, com quem e quando fazer, formam o perfil do cargo. Com esse mapeamento pronto é possível levantar as competências comportamentais e técnicas necessárias para o desenvolvimento da função.

Mapeando o perfil do colaborador

Depois do mapeamento da função, deve-se levantar o perfil do colaborador. Isto lhe permite escolher a pessoa conforme as características necessárias ao cargo, como: perfil analista, estrategista, controlador ou competidor.

As competências técnicas não podem deixar a desejar também, tais como: formação, especialização, cursos técnicos, falar outras línguas. Porque elas formam a base para o desenvolvimento das atividades pertinentes ao cargo.

Observando os valores da empresa para o recrutamento de candidatos

Outro fator de suma importância na seleção são os valores essenciais da empresa. Pessoas que não compartilham os mesmos valores da empresa, não serão capazes de incorporar à cultura já estabelecida. Empresa e empregados devem falar a mesma língua, caso contrário não manterão os vínculos e estes serão expulsos, por se sentirem excluídos, como se não fizessem parte da organização. Por isso deve-se encarar com muita seriedade a questão, ou seja, a semelhança entre os valores da empresa e os valores apresentados pelo candidato.

Acertando no Recrutamento e Seleção de candidatos

Quando se acerta na contratação, o gerenciamento das pessoas se torna mais fácil. Não é necessário passar muito tempo gerenciando, motivando e treinando. Elas são automotivadas, disciplinadas e produtivas, pois fazer o melhor é parte do “DNA” delas.

Empresas e organizações de proporções variadas, de micro à grande porte, devem estabelecer estes parâmetros no momento do recrutamento. Cada qual com seu grau de complexidade, com seu grau de possibilidades financeiras e tecnológicas. Estes elementos são aplicáveis a todo tipo de organização também, uma vez que estamos trabalhando com o conhecimento da função e os resultados esperados, bem como com as habilidades, e conhecimento técnico de pessoas.

Quanto maior a importância e relevância, posição de estratégia ou posições-chave dentro da empresa, maior será o cuidado na elaboração destes mapeamentos. A organização irá ter melhores resultados se tiver pessoas talentosas em posições que sejam estratégicas para a organização, já que ter talentos em todas as posições envolve ter custo alto de salários bem como manutenção elevada para retê-los. Portanto, o recrutamento e seleção de candidatos é extremamente importante para o sucesso da sua empresa.

Quer saber mais sobre gestão para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link e baixe o E-book “5 etapas para resolver os desafios do supervisor de produção

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Avatar photo
Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *