Resiliência – A palavra da vez

resiliência
o que é Resiliência e como ter
Resiliencia 2

A palavra está em voga, mas o termo é antigo. Fala-se muito no termo resiliência hoje em dia, em palestras, treinamentos, recrutamento e seleção de colaboradores, e principalmente no meio organizacional.

Mas e você? Sabe o que é resiliência?

O termo “resiliência” originou-se na física para descrever o nível de resistência que um material pode sofrer frente às pressões ocorridas e sua capacidade de retornar ao estado original sem a ocorrência de dano ou ruptura.

A Psicologia utiliza-o para indicar como as pessoas reagem às frustrações diárias, em todos os níveis, e sua capacidade de recuperação emocional.  Ou seja, quanto mais resiliente você for, mais fortemente estará preparado para lidar com as adversidades da vida.

Então, “resiliência” é a capacidade que o indivíduo tem de responder de forma mais consistente aos desafios e dificuldades, reagindo com flexibilidade e capacidade de recuperação diante de desafios e circunstâncias adversas. (Placco 2001)

Nós nascemos resilientes

Para a psicologia, embora exista controvérsia, não se acredita que ela seja resultante de um traço de caráter ou personalidade.

Na verdade, a melhor definição da palavra seria o resultado de um processo de aprendizagens de vida. Portanto, todo indivíduo está apto para desenvolvê-la.

Por que ser resiliente

A falta de habilidade (resiliência) faz com que enxerguemos as adversidades muito maiores do que verdadeiramente são, de forma que respondemos de maneira passiva, ou seja, permanecemos anestesiados frente aos dilemas, perpetuando-os.

Dependendo da pessoa ela pode interpretar da seguinte forma:

De forma negativa – Os acontecimentos ruins estão fora de seu raio de ação e controle, portanto ela é a vítima das circunstâncias.

De forma ativa – Os acontecimentos ruins ou problemas são resultados das minhas atitudes e ações, ou da minha forma de agir no mundo, portanto, possuo alguma responsabilidade sobre o fato.

Assim, quando sou parte integrante do problema tenho a possibilidade de mudar as coisas que estão ruins ou que não me fazem bem.

Como desenvolver a resiliência

Devemos desenvolver projetos que tragam um sentido a nossa existência, pois isso nos torna mais resilientes frente às adversidades da vida. Quando eu tenho um projeto maior para me apoiar, entendo que os problemas são apenas obstáculos a serem superados.

Comece com alguns pontos a serem trabalhados de forma individual, por exemplo:

  • Positividade – tenha esperança e otimismo. Acredite que pode superar a adversidade. Isso é possível!
  • Relacionamento Interpessoal – Valorize suas relações pessoais. Participe de encontros com a família, amigos e com grupos sociais que esteja envolvido.
  • Espiritualidade – cultive bons valores, persiga seus objetivos de vida e tenha fé. Aprenda a crescer através das adversidades, sempre visualizando novas possibilidades.
  • Flexibilidade – Aceite que tudo muda. Crie um sentimento de rotina e continuidade.
  • Determinação – Tome decisões positivas. De passos concretos e aprenda com seus erros.
  • Busque Apoio – Procure apoio emocional com amigos e familiares ou mesmo de profissional. Se necessário busque apoio financeiro também.
  • Comunique-se – Fale, transmita claramente as suas dificuldades ou necessidades. Tire suas dúvidas buscando esclarecimentos.
  • Cuide-se – Cuide para que esteja cercado de pessoas corajosas e positivas. Estabeleça relações prazerosas e bem humoradas.

Construa um projeto ou uma causa que traga sentido para sua vida. Algo que te faça sair da cama todos os dias e que seguramente poderá trazer-lhe de quebra mais resiliência….

Fonte:https://cristianonabuco.blogosfera.uol.com.br/2013/05/24/o-que-e-resilencia-e-porque-isso-e-importante-2;  www.emoçoesempauta.com.br

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e assista “Como equilibrar carreira e sucesso profissional

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *