Sistema QSet™ – Soldagem curto circuito
Você já conhece o sistema QSet™? Esse sistema está ligado a soldagem curto circuito e com essa tecnologia o soldador pode se aprimorar cada vez mais em suas técnicas de soldagem.
Um soldador que utiliza o processo mig pode encontrar algumas dificuldades para durante a execução do processo. Entre essas dificuldades a principal está em encontrar o equilíbrio correto entre a velocidade de alimentação do arame e a taxa de deposição. Esse equilíbrio se torna de estrema importância para uma soldagem curto-circuito.
Mas o que seria essa soldagem curto-circuito? Esse processo derivativo tem se tornado comum na busca de soldas com mais qualidade e produtividade, especialmente na união de dutos, isso porque o controle da corrente permite melhorar a transferência metálica dando mais estabilidade ao processo de soldagem e a poça de fusão.
Antigamente um soldador experiente no processo mig precisaria se desdobrar para fazer uma regulagem perfeita e assim encontrar o equilíbrio e executar a soldagem curto-circuito. Hoje algumas marcas de máquina de solda já disponibilizam esse sistema integrado em seus equipamentos facilitando o manuseio do soldador.
A Esab, por exemplo, possui essa função denominada de QSet™, essa função pode controlar de forma contínua o padrão de curto-circuito e ajustar automaticamente a tensão. Ela ainda não exige nenhuma informação relativa ao diâmetro do arame, gás de proteção e outros fatores que afetam o curto-circuito. Porém, é muito importante executar uma soldagem de teste para estabelecer a relação ideal, depois disso o controle já passa ser digital e você poderá utilizar o processo tranquilamente.
Esse tipo de tecnologia é ideal para soldagem passe de raiz. Ela mantém o arco elétrico estável e garante a penetração e fusão lateral necessária, seja ela de qualquer posição.
Como era antes do Sistema QSet™ para soldagem curto circuito
Antes o soldador teria que fazer os seguintes procedimentos:
- Escolher o ajuste aproximado;
- Ajustar a tensão do arco;
- Ajustar a velocidade de avanço do arame;
Dessa forma o processo faria um arco de curto-circuito na frequência ideal e com bastantes ruídos. Isso também implicaria em soldagens de variadas posições, diferentes espessuras de chapas, sendo necessário até mesmo alterar tipos de arame ou gases de proteção.
Como é agora:
Com a nova tecnologia já aprimorada você só precisará apertar o botão e fazer pequenos testes que o equipamento de solda já funcionará automaticamente. Todas as mudanças são feitas de modo automático independente da posição de soldagem.
Veja aqui um pequeno vídeo da Esab que apresenta essa tecnologia e mostra a diferença de como era antes e as melhorias com o novo sistema:
Finalizando sobre o Sistema QSet™ para soldagem curto circuito
É ótimo perceber que os avanços tecnológicos também tem crescido em grande escala para nós soldadores. E por isso temos que não só nos adaptar mas também buscar aprimorar nossas técnicas para assim percebermos que essa evolução pode nos ajudar a ser melhores soldadores.
Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?
Clique na imagem ou no link abaixo e baixe nosso “Aprenda Solda MIG/MAG“
O que a Alusolda faz? |
---|
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte. Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender. |