Soldagem de Manutenção em aços e ferros fundidos

ferro fundido
como fazer soldagem de manutenção em ferro fundido

Preparação da Soldagem de manutenção

Na preparação da soldagem de Manutenção em aços e ferros fundidos, é muito importante uma limpeza prévia das peças por meios químicos ou mecânicos para remoção de tintas, óleos, graxas, óxidos e impurezas superficiais. Diversos tipos de juntas podem ser utilizados de acordo com a peça a ser soldada. Sendo necessário a remoção de um cordão de solda anterior ou de uma trinca, pode ser utilizado um eletrodo de grafite ou um eletrodo de chanfro especialmente desenvolvido para esta finalidade.

Dependendo do tipo de metal e das dimensões da peça a ser soldada é aconselhável um pré-aquecimento, evitando um choque térmico e distribuindo calor. Para cada metal existe uma temperatura de preaquecimento recomendada, devendo ser controlada durante a soldagem. Para maiores informações, é indicado consultar os manuais técnicos.

Soldagem de manutenção em aços

O aço é uma liga ferrosa com o teor de carbono mínimo de 0,3% e o máximo de 2%. Os aços podem ser classificados em aços carbono e aços ligados.

Aços carbonos são classificados em baixo, médio e alto carbono, dependendo da porcentagem. Os aços baixo carbono, são caracterizados por sua alta elasticidade e tenacidade sendo utilizados na fabricação de chapas, cantoneiras, perfis estruturais, suporte de máquinas, tubulações, tanques e diversas aplicações industriais, sendo soldáveis com eletrodos revestidos do tipo AWS e 6010 para reparos de tubulações de raiz ou soldagens que necessitam uma elevada penetração.

Os eletrodos revestidos do tipo AWS e 6013 são os mais empregados na manutenção industrial, eles são caracterizados pelo seu fácil manuseio em qualquer posição e devido a sua baixa penetração são utilizados na soldagem de chapas finas permitindo um bom acabamento final.

Os eletrodos 7018, são utilizados por suas excelentes propriedades mecânicas, elevados índices de alongamento e resistência a tração. Suas maiores aplicações são nas soldagens no setor naval e caldeirarias em geral. A linha para eletrodos especiais para solda e revestimento abrange todas as ligas metálicas proporcionando a recuperação da maioria das partes e peças industriais .

Soldagem de manutenção em aços carbono

Os aços baixo carbono são facilmente soldáveis também pelo processos oxicacetilênico sendo utilizadas varetas cobreadas com composição química semelhante ao metal base. Quando for necessário um menor aporte de calor nas partes a soldar, evitando possíveis distorções, são utilizadas varetas com revestimentos. É cada vez maior a utilização do processo tig na manutenção e reparo de peças e parte de máquinas.

Na soldagem dos aços baixo carbono é usada uma vareta especialmente desenvolvida para esta aplicação. Nos setores de ferramentaria são utilizados inversores com comandos que podem ser selecionados no painel possibilitando uma microsoldagem com varetas especiais permitindo inclusive a recuperação de tanques, tubulações e a soldagem de chapas finas dos vários segmentos industriais.

Os aços médio carbono são utilizados principalmente na fabricação de elementos de máquinas que sofrem maiores esforços como eixos, engrenagens,  chavetas e outros. Eles possuem maior resistência a tração e maior dureza, diminuindo a elasticidade e o alongamento. Em geral, apresentam boa soldabilidade sendo aconselhável um pré-aquecimento e soldagem  com eletrodos do tipo 7018.

Os aços com elevado teor de carbono são utilizados para a fabricação de serras, brocas, limas e molas, sendo recomendável a utilização de eletrodos especiais com base de cromo e níquel. Para assegurar trinas e evitar uma contração por igual em toda a peça, é aconselhável um resfriamento lento.

Para melhorar as características mecânicas dos aços carbono, são adicionados elementos de liga como:

  • Cromo;
  • Manganês;
  • Níquel;
  • Molibidênio;
  • Tungstênio;
  • Vanádio.

Eles permitem a fabricação de aços especiais como aço manganês, aços rápidos e aços ferramenta.

Com adição de cromo e níquel podemos obter aços resistentes aos ácidos, a oxidação e ao calor conhecidos como aços inoxidáveis. Eles são classificados conforme sua composição química, sendo mais utilizados nos da série 300 e 400.

Os aços inoxidáveis da série 300 não são magnéticos sendo facilmente identificáveis podendo ser soldados com eletrodos da série 300 ou processos tig e mig/mag sem qualquer tipo de tratamento térmico, antes ou depois da soldagem.

Os aços inoxidáveis da série 400 são magnéticos, com percentual de cromo de 12% a 27%, resistem bem a corrosão por aços nítricos, orgânicos e água salgada. São utilizados principalmente na fabricação de instrumentos cirúrgicos, sendo soldados pelo processo tig.

O reparo de peças em aço inoxidável de espessuras ou dimensões reduzidas pode ser efetuado pelo processo oxiacetilênico com varetas a base de prata ou pelo processo tig, com varetas de composição semelhante ao metal base.

Soldagem dos Ferros Fundidos

O ferro fundido é uma liga ferrosa com o teor de 2% a 6% de carbono sendo utilizado para a fabricação de blocos de motor, base de máquinas, carcaças de bombas, engrenagens e moldes. De acordo com o processo de fabricação, podemos classificar os ferros fundidos em:

  • Cinzento;
  • Maleável;
  • Nodular;
  • Branco;

O tipo mais utilizado de ferro fundido é o Cinzento, moldado em formas de areia com 2,5% a 3,5% de carbono e de 1% a 2,5% de cilício devido a alta percentagem de carbono, não há uma combinação total com o ferro.

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e assista “Curso Grátis de Segurança na Soldagem

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Autor:
Paulo César é diretor comercial da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo da Solda e Corte de Metais. Acredita que alugar é melhor que comprar e gosta de ir para roça nos finais de semana.
Comentários
  • Olá!
    Eu sou o Bomfim Conceição, amador na área de soldagem, e quero saber se posso utilizar o eletrodo de inox e alumínio, para soldar outros materiais.
    Ficarei grato se tiver resposta pra essa minha pergunta.
    Atenciosamente; Carlos Bomfim Conceição
    Salvador, quarta feira, 05 de maio de 2020

    • Boa tarde, Carlos! Seja bem vindo à área da soldagem.

      Em relação a sua pergunta: não é possível utilizar estes eletrodos Inox e Alumínio para outros materiais.

      De forma simples: Aço carbono é soldado com eletrodos de aço carbono, o Alumínio com eletrodos de alumínio, Aço Inox com eletrodos para Aço Inox.

      OBS.: O eletrodo de Aço Inox 309L faz união de Aço Inox com Aço Carbono

      Se tiver outra dúvida, pode deixar aqui!

      Boa sorte nesta jornada da soldagem.

    • Boa tarde Gilberto!

      Aqui na Alusolda alugamos, vendemos e realizamos a manutenção em equipamentos de solda e corte. Não realizamos serviços de soldagem.
      Mas caso deseje alguma orientação estamos a disposição. Aqui pelo site através do Fale Conosco (https://alusolda.com.br/fale-conosco/)
      Ou através do telefone (62) 3250 0707

      Um abraço!
      Paulo César

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *