Soldagem e fabricação de tubos – Eletrodo Revestido e Mig Mag

Soldagem MIG MAG exemplo 2
como soldar e fabricar tubo com eletrodo revestido e mig mag

A soldagem é um campo incrivelmente especializado e excitante. Os soldadores trabalham arduamente para garantir que suas soldas sejam seguras e de qualidade. Estes são treinados para entender o mais importante sobre a soldagem e a fabricação de tubos, para isso, são necessários diferentes processos para diferentes para cada tipo de tubulação.

Existem vários processos de soldagem diferentes que os soldadores devem entender para fazer seus trabalhos da maneira mais segura possível. Vamos começar olhando os processos com Eletrodos Revestidos e Mig/Mag.

Soldagem e fabricação de tubos com Eletrodos Revestidos

A soldagem por eletrodo revestido geralmente é o primeiro tipo de soldagem que as pessoas aprendem, pois é a mais básica. A soldagem por eletrodo geralmente consiste em uma fonte de energia criando um arco elétrico para utilizar a solda.

Basicamente na soldagem com eletrodos revestidos, o metal derretido é então aplicado ao ponto de conexão dos tubos para criar a solda. A eletricidade pode ser alternada ou contínua. Existem vários tipos de eletrodos que são ideais para diferentes tipos de soldagem.

Este tipo de soldagem é ótimo para qualquer tipo de projeto de metalurgia em casa. Também é utilizado na fabricação, reparos e construção. Além disso o processo é ideal para metais pesados. É especialmente excelente para a soldagem de ferro fundido, que é notoriamente difícil de soldar corretamente.

Soldagem por Mig/Mag

Este é o tipo mais comum. A soldagem mig/mag é uma forma de soldagem a arco que é excelente para aço suave, aço inoxidável e alumínio.

O processo envolve uma alimentação de fio que atravessa um eletrodo de arame dentro de uma tocha de solda. Esta é a forma mais rápida de soldagem porque não exige qualquer mistura de gases. Na verdade, é tão rápido que pode ser feito por robôs.

Para soldar e fabricar tubos utilizando este processo você deve seguir instruções detalhadas sobre como trabalhar corretamente seu soldador e certificar-se de que ele esteja inteirado sobre o processo.

Claro, você também precisará do equipamento de segurança adequado. Soldar sem equipamento de segurança não é apenas imprudente, também é incrivelmente perigoso.

Palavras finais sobre o processo de soldagem de tubos

Portanto é possível soldar tubos com qualidade utilizando processos de solda com Eletrodos Revestidos ou processo Mig Mag. É importante levar em consideração o local de trabalho, o tempo disponível e sua habilidade com cada processo.

Quando você soldar, use sempre luvas, mangas compridas, sapatilhas fechadas e sua capa de solda. A última coisa que alguém quer que seja uma queimadura de flash ou fragmentos de metal aos olhos. Soldar inteligente é soldar a segurança.

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e assista nos vídeo curso “Vídeo-Curso Aprenda Solda MIG/MAG

Quem é a Alusolda
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte. Fale com nossa equipe em (62) 3250-0707 e peça o seu orçamento sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This