Soldagem e fabricação de tubos – Tig e Oxiacetilênico

Soldagem tig exemplo 2
soldar e fabricar tubos com Tig e Oxiacetilênico

Você já ouviu falar na soldagem e fabricação de tubos com processos TIG e Oxiacetilênico?

Você verá neste post como esses processos podem ser utilizados para soldar e fabricar tubos.

Soldagem e fabricação de tubos por Tig

Esta é uma forma mais especializada de soldagem a arco. Gás Inerte de Tungstênio, ou TIG, é muito parecida com a soldagem a arco de gás inerte de metal. No entanto, em vez de utilizar arame, a soldagem TIG utiliza um eletrodo de tungstênio para produzir o arco necessário para fazer uma solda apropriada.

A soldagem TIG produz soldas limpas que geralmente não precisam de limpeza ou moagem para torná-las mais profissionais e atraentes.

Este processo é excelente para muitos metais, incluindo ligas. Isso significa que ele pode ser usado com mais frequência do que a soldagem MIG. Como ambos são comuns, esses dois processos são considerados fundamentais para o conhecimento de qualquer soldador. No entanto, é importante notar que diferentes tipos de metais exigem diferentes tipos de eletrodos de tungstênio.

Compreender o que o metal que deseja soldar é uma parte fundamental da escolha do equipamento que você precisará. Assim esse processo lhe ajudará bastante para soldagem na fabricação de tubos.

Soldagem por Oxiacetilênico

Este é o único tipo de soldagem na lista que não envolve a criação de um arco elétrico para soldar. Este processo requer o uso de dois gases, acetileno e oxigênio, para criar uma chama suficientemente quente para derreter o aço. Aplique essa chama no aço que você está soldando e cria uma solda durável.

Ao contrário dos processos anteriores, este tipo de soldagem pode ser alcançado sem o uso de uma máquina de solda, ele simplesmente usa uma tocha que se conecta à um cilindro de oxigênio e acetileno com o uso de mangueiras de gás e um regulador. As mangueiras de gás são projetadas especificamente para este tipo de soldagem e não devem ser ignoradas. Também requer um isqueiro de fricção para fornecer uma faísca para acender a tocha.

Este processo não requer nenhuma eletricidade, portanto alguns acham mais conveniente do que outros tipos de soldagem.

O processo de soldagem de oxiacetileno é ótimo para soldagem de aço e alumínio, bem como para brasagem de cobre, bronze e outros metais moles. Este processo é amplamente utilizado em manutenção e capacidades de corte de metal. É especialmente bom para soldar peças pequenas e frágeis.

Palavras finais sobre soldagem e fabricação de tubos Tig e Oxiacetilênico

Neste post você viu as características dos processos TIG e Oxiacetilênico de soldagem e quais os benefícios destes na soldagem e fabricação de tubos.

Além disso, pôde-se ver que cada processo pode atender a uma finalidade diferente. Por exemplo, o Oxiacetilênico é uma boa opção para peças menores e mais frágeis.

Você quer aprender como soldar com o Processo TIG? Temos um vídeo-curso online Grátis para você. Basta clicar na imagem abaixo:

A soldagem requer conhecimento específico e dedicação incrível. Também requer uma compreensão do conceito mais importante por trás da soldagem e fabricação de tubos: diferentes processos para diferentes tipos de tubulação.

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.