Técnicas de operação, Defeitos no corte e Normas de Segurança no corte a Plasma
Um bom soldador deve sempre estar atento para a execução de todos os processos de soldagem e corte. Neste caso, saber as técnicas de corte com plasma é fundamental para o seu desenvolvimento.
Além disso é importante observar alguns defeitos que aparecem no corte para que o possa corrigir. Também se faz necessário compreender e seguir as normas de segurança para esse processo.
Vamos ver aqui então esses três pontos importantes no corte plasma.
Técnicas de operação
Para níveis abaixo de 40A pode-se cortar por contato direto do bico metálico da tocha com a chapa. A operação se inicia com a tocha em um ângulo de 90° com a peça, o arco piloto é acionado e inicia-se o corte. Deve ser mantida a velocidade constante na direção predeterminada.
Para cortes acima de 40A e aconselhável utilizar distanciadores para preservação dos bicos de corte.
A tocha também deve ser posicionada perpendicularmente na peça. Após o acionamento do arco piloto o corte é iniciado, então deve-se manter a tocha a uma distância de 4 a 5mm da peça.
A velocidade de corte é determinada pelos seguintes fatores:
- Material a ser cortado
- Amperagem utilizada
- Diâmetro do orifício do bico de corte
- Espessura da peça
- Distância da tocha à peça.
A tocha pode ser facilmente adaptada para a execução de chanfros ou remoção de cordões de solda com excelente acabamento.
Defeitos no corte a plasma
Desde que obedecido os parâmetros de soldagem indicados pelo fabricante e as técnicas de operação, o processo de corte plasma não apresenta defeitos significativos.
Contudo, caso apareçam defeitos no corte, há alguns fatores que podem “facilitar” que isso aconteça. Estes fatores podem ser os seguintes:
- Qualidade do ar
- Distância do bico à peça
- Ângulo da tocha
- Bicos e eletrodos sem desgaste
- Diâmetro do bico X corrente de corte
Normas de Segurança para corte a plasma
Os procedimentos de segurança devem ser cuidadosamente seguidos na aplicação do corte plasma. Os operadores devem estar atentos para os riscos do processo.
O arco plasma produz radiação ultravioleta que pode prejudicar os olhos e a pele. Devido a este fator, é indicada a utilização de máscara de proteção automática. Melhorando, assim, a qualidade do corte, produtividade e a segurança do operador.
O corte plasma também produz metal quente, faíscas e resíduos. O operador deve se proteger destes com uso de equipamentos de segurança para corte plasma indicados:
- Bota com solado isolante
- Perneiras
- Avental de raspa
- Mangote
- Luvas de raspas
- Mascara de proteção automática
- Mascara de proteção
Em corte a plasma acima de 100A, o ruído pode ultrapassar de 90 dB, nestes casos é obrigatório o uso de protetores auriculares.
Sistema de exaustão
É importante uma ventilação adequada no local de trabalho, o operador deverá evitar uma exposição excessiva aos vapores do metal derretido.
Finalizando sobre defeitos e normas de segurança no corte plasma
Para se ter um bom resultado no corte plasma, é preciso que você tenha boas técnicas. Você também deve observar, caso haja defeitos no corte, quais condições podem estar piorando a qualidade do serviço.
Além disso é importante que se atente às Normas de Segurança relacionadas ao uso de ferramentas elétricas e de corte, como o plasma. Trabalhe com segurança, sempre!
Se tiver alguma dúvida, basta deixar uma pergunta nos comentários e responderemos em breve.
Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?
Clique na imagem ou no link abaixo e baixe “Guia completo de Corte Plasma“
O que a Alusolda faz? |
---|
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte. Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender. |