4 livros essenciais que você, gestor, não pode deixar de ler

Livros para gestores 2
melhores livros para gestores

O intuito deste post é compartilhar com nossos parceiros, clientes, colaboradores e demais leitores livros para gestores sobre gestão, marketing e liderança.

Será que, apesar do ambiente desfavorável em que nos encontramos, as empresas poderiam cumprir melhor seu papel? Será que, assim, chegamos no fim da linha de desenvolvimento e criatividade ou ainda podemos fazer mais?

O conhecimento de gestão diz que sim!

Há muito que fazer e conquistar no âmbito do empreendedorismo e da liderança criativa. Por isso ler os melhores livros de gestão e liderança é muito importante.

A revista HSM Management, então, selecionou quatro livros para gestores que podem ajudá-lo nessa reconstrução.

Vejamos a seguir a lista dos 4 livros essenciais para gestores que você não pode deixar de ler em 2020:

1- O código dos criadores: A seis habilidades essenciais dos grandes empreendedores, de Amy Wilkinson

A partir de uma ampla pesquisa que entrevistou os principais líderes criadores de empresas bem-sucedidas atuais, a autora mapeia as seis habilidades essenciais que devem ser aprendidas, praticadas e transmitidas para que os resultados sejam igualmente positivos.

Entre os entrevistados, estão os fundadores de Linkedin, Ebay, Under Armour, Tesla Motors, SpaceX, Airbnb e PayPal. Segundo a autora, os criadores não nascem com uma habilidade inata de imaginar e construir empresas de US$ 100 milhões. Eles trabalham para isso. Wilkinson traz exemplos reais de que o sucesso está ao alcance de todos.

2- Líderes se servem por último, de Simon Sinek

Depois de observar o comportamento de líderes militares que conseguiram alto engajamento e resultados extraordinários de suas equipes. O consagrado autor do livro para gestores “Por quê? Como motivar pessoas e equipes a agir” passou a estudar por que apenas algumas pessoas dizem “adoro meu trabalho”.

O autor apresenta cases internacionais. Estes comprovam que, em várias partes do mundo, líderes constroem ambientes nos quais as pessoas sentem que fazem parte – e isso faz toda a diferença. Sinek discute a importância e o impacto da realização na motivação profissional, e como líderes e empresas podem se tornar inspiração para seus colaboradores.

O processo acontece a partir da criação de Círculos de Segurança, que resultam em equipes estáveis, adaptadas e confiantes. Assim todos se sentem à vontade e devotam toda sua energia para crescer e aproveitar oportunidades.

3- Os primeiros 90 dias – Estratégias de sucesso para os novos líderes, de Michael Watkins

Transição de carreira é o tema do livro do especialista Michael Watkins. Ele criou este guia para gestores de todos os níveis hierárquicos sobre os principais aspectos a serem dominados ao assumir um novo posto dentro da mesma empresa ou em um novo desafio profissional.

O autor estabelece o prazo de 90 dias, que considera crítico para que o novo gestor conquiste a equipe e diga a que veio. E, nesse período, mesmo as pequenas atitudes podem ter um impacto importante para que o novo líder conquiste seu espaço na organização.

Este livro para gestores é resultado de uma pesquisa realizada durante três anos, financiada pela Divisão de Pesquisas da Harvard Business School. Esta pesquisa analisou transições de gestores, visando programas de aceleração nas grandes empresas.

4- SEM – sistema de estratégia minimalista: Como os 4Es podem tornar a sua vida mais leve e levar a sua empresa ao sucesso, de Rodrigo Rocha

Para o executivo-chefe de marketing do Grupo Amil e autor do livro para gestores e líderes, Rodrigo Rocha, o mundo dos negócios está precisando urgentemente se livrar dos excessos. Principalmente, do fato de a área de vendas ter dominado as organizações nos últimos tempos, demandando cada vez mais produtos e serviços.

É hora de focar na qualidade e simplificar não só os processos como a vida dos clientes – e, para isso, as empresas devem se tornar minimalistas. Mais do que sugerir uma mudança no marketing, ele propõe que a estratégia e a gestão se transformem e permitam ao marketing recuperar seu poder. Quatro Es devem ser aplicados: Elegância (em produtos e serviços), Eficiência (em operação e entrega), Eloquência (em comunicação e marketing) e Êxito (em resultado financeiro e reputação).

Palavras finais sobre leitura para gestores

É sempre importante ler o que pensadores e gestores de alta performance têm a dizer. Contudo o conhecimento adquirido só tem valor quando aplicado à realidade.

Portanto utilize todo o conhecimento que conseguir lendo estes quatro livros e transforme sua maneira de gerencias. Nesse caminho você e sua empresa se transformarão para melhor.

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?

livros para gestores lerem em 2019

Clique na imagem ou no link abaixo e assista “5 etapas para resolver os desafios do supervisor de produção

Quem é a Alusolda
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte. Fale com nossa equipe em (62) 3250-0707 e peça o seu orçamento sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This