Gerenciar ou Liderar
Comportamento de um Gestor ou Líder? – Poder de Posição
O gerente que não sabe a diferença entre gerenciar e liderar muitas vezes utiliza da sua posição para que seus subordinados cumpram suas ordens. Dessa forma pode ser vaidoso, não gostar de compartilhar conhecimentos e não gostar de novidades. Isso acontece porque, para ele, o novo representa uma ameaça ao seu ambiente de certezas e não tem influência sobre as pessoas.
O gerente trabalha com horários rígidos, não oferece oportunidades de crescimento profissional para seus subordinados, trabalha com redução máxima de custos e despesas. Preocupa-se com o aumento da produtividade e a otimização do tempo.
A diferença entre gerenciar e liderar é evidente na pessoa que está no comando. De forma que o gestor coordena e controla, pois a produtividade tem que ser cumprida. Os subordinados desse gerente tornam-se, desmotivados e inseguros, sem direcionamento, desvalorizados e sem potencial criativo.
Características do Gerente
- Administrativo;
- É uma cópia de alguém;
- Focaliza e mantém o sistema e a estrutura;
- Baseia-se no controle;
- Sua visão é de curto prazo, dificultando assim o planejamento eficaz e estratégico;
- Sua preocupação e foco estão na base da organização;
- É um imitador, não tem criatividade;
- Faz as coisas de maneira certa, não questiona, mas também não melhora os processos;
Comportamento de um Líder – Poder de Pessoa
O líder que sabe a diferença entre gerenciar ou liderar valoriza seus cooperadores, dá a eles autonomia para que possam manifestar suas ideias dentro da organização. Sabe ouvir de forma empática, se colocando no lugar do outro, valoriza o trabalho em equipe, fortalece a união das pessoas dentro da organização. Valoriza a criatividade, inovação e tecnologia, dá suporte para que os colaboradores se desenvolvam. Descentraliza a estrutura hierárquica da empresa, disseminando o conhecimento por toda a organização, fazendo com que a cultura organizacional seja democrática.
O líder é proativo, possui uma visão do todo, buscando construir o futuro, e não esperar por ele. Busca a melhoria contínua. É, assim, autentico em suas ações, mantendo sempre sua palavra e honrando seus compromissos. Motiva seus colaboradores através do reconhecimento por trabalhos bem executados conquistando parceria e sentimento de equipe, valoriza profissionais polivalentes e possui foco no cliente interno e externo.
O líder é alguém que faz com que as pessoas queiram segui-lo não por seu poder coercitivo, mas sim pela influência positiva que ele causa nas pessoas, ou seja, as pessoas não querem segui-lo por obrigação e sim por aceitação, por admirá-lo.
Características do Líder
- Uma diferença entre o gestor e líder é a Inovação;
- É Original;
- É Desenvolvedor. Portanto não se contenta com o que já está dado. Portanto busca desenvolver e evoluir sempre;
- Focaliza as pessoas;
- Tem visão e Perspectivas de Longo Prazo;
- Pergunta o quê e Por quê;
- Vislumbra o horizonte;
- Faz as coisas certas, mas sempre faz melhoria nos processos;
Funções do Líder
- Delegar responsabilidade e autoridade a seus colaboradores.
- Permitir que os colaboradores introduzam melhorias na maneira de fazer as tarefas.
- Ajudar a criar um ambiente de trabalho agradável.
- Cumprir o que promete, tornando-se mais confiável dessa forma.
- Gerar entusiasmo e compromisso com o cumprimento das metas da área.
- Corrigir e fazer acompanhamento ao desempenho deficiente.
- Manter uma comunicação frequente sobre o trabalho.
- Consultar seus colaboradores para buscar solução aos problemas da área.
- Ser exigente tanto com a qualidade quanto resultados.
- Comunicar as razões de suas decisões, para que seja transparente.
- Ser consistente entre o que diz e o que faz.
- Dar reconhecimento ao desempenho destacado.
- Promover e apoiar com interesse as propostas e sugestões feitas.
- Orientar e ensinar para melhorar os conhecimentos e habilidades no trabalho.
- Promover a mudança e o melhoramento contínuo. Essa é uma importante diferença entre gerenciar ou liderar;
- Dar a seus colaboradores um tratamento justo (com fatos e dados e sem preferências).
- Fazer acompanhamento ao cumprimento das metas.
- Tratar seus colaboradores com respeito.
- Atuar de acordo com as normas e procedimentos estabelecidos.
- Inspirar um ambiente de confiança, para poder expressar as preocupações sem temor.
- Divulgar com clareza a missão e a estratégia da empresa.
- Comunicar claramente as metas e objetivos da área.
- Os colaboradores sempre sabem o que esperar dele como chefe, pois ele sempre está presente e se mostra claro.
- Avaliar os colaboradores e apoiar seu desenvolvimento, para que possam ser sempre melhores versões deles mesmos.
- Promover o trabalho em equipe entre seus colaboradores.
Outras características importantes de um líder
- Apoiar para o cumprimento das metas.
- Dizer frequentemente o que fazer bem feito e o que deve melhorar.
- Demonstrar capacidade e efetividade em sua gestão, pois a produtividade também é importante para um líder;
- Manter o grupo informado sobre mudanças, resultados, e problemas da área e da empresa.
- Fornecer os recursos necessários para realizar nosso trabalho com efetividade.
- Criar um sentimento de orgulho dos colaboradores por estarem vinculados à empresa.
- Em processos de melhoramento na seção, quando se apresentam problemas, procurar solucioná-los antes de encontrar culpados.
- Estimular o trabalho em equipe nas diferentes áreas, assim todas as áreas estarão integradas.
- Aprender e desenvolver novas capacidades no cargo e na empresa
- Explicar as mudanças da empresa de forma clara.
- Reconhecer e estimular a inovação.
- Atuar com integridade. (Ex.: sinceridade, transparência, e boa intenção)
- Atuar com flexibilidade e rapidez quando acontecem mudanças no mercado.
- Gerar um ambiente de confiança dentro da empresa, para que todos se sintam confortáveis em dar opinião ou fazer algo inovador.
- Direcionar a equipe com clareza (fixa metas e estratégias claras e alcançáveis)
- Ser exemplo no que diz respeito a trabalhar em equipe.
- Atender as preocupações dos colaboradores
- Definir com clareza as tarefas e responsabilidades dos cargos
- Animar e motivar, criando um espírito de trabalho em equipe. Assim se cria uma equipe ativa e com propósito.
- Pedir ideias e opiniões a seus colaboradores
- Auxiliar o colaborador quando ocorrer mudanças.
- Dar atenção às novas ideias e estimular a inovação
- Escutar e valorizar as ideias dos colaboradores.
- Transmitir valores com seu exemplo
- Criar um ambiente de confiança entre as pessoas, para que se sintam seguras.
Fonte Pesquisa (FGV//Prof. Alfredo M. Saidneuy Jr.)
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