Motivos do declínio de uma empresa – Parte 2

O que leva uma empresa de sucesso ao declinio 3
como uma empresa de sucesso é levada ao declínio?

No segundo estágio o autor apresenta o crescimento desordenado como um dos motivos para o declínio de empresas. Dentro destes começam a se apresentar: problemas de controle, qualidade, demanda e pessoal.

No primeiro estágio, vimos que o sucesso é visto como algo inabalável, e que fatores relevantes que realmente construíram o sucesso do negócio são ignorados.

As pessoas se tornam arrogantes, sentindo que tem direito ao sucesso e perdem de vista os fatores básicos que verdadeiramente criaram o sucesso da empresa.

No segundo estágio o autor apresenta o crescimento desordenado, onde começam a apresentar problemas de controle, qualidade, demanda e pessoal.

ESTÁGIO 2: A Busca Indisciplinada Por Mais

“O excesso de confiança do Estágio 1 (“Somos demais, podemos fazer qualquer coisa”) leva a empresa diretamente ao estágio 2, A busca indisciplinada por mais – mais escala, mais crescimento, mais aplausos, mais qualquer coisa que as pessoas no poder consideram constituir o “sucesso”.

No estágio 2, as empresas se desviam da criatividade disciplinada que as levaram à excelência, promovendo incursões indisciplinadas a áreas nas quais não podem ser excelentes ou crescendo mais rapidamente do que é possível fazer com excelência, ou ambos.

Quando uma organização cresce além da sua capacidade de preencher suas posições mais importantes com as pessoas certas, está preparando o terreno para uma queda.

Embora a complacência e a resistência à mudança permaneçam como um perigo para qualquer empreendimento de sucesso, tentar fazer demais leva ainda mais empresas poderosas à queda.

Indicativos Do Declínio Pela Busca Indisciplinada Por Mais

– Confundindo grande com excelente: o sucesso cria pressão por mais crescimento, abrindo o caminho para um ciclo vicioso de expectativas; isso, por sua vez, tenciona as pessoas, a cultura e os sistemas até o ponto de ruptura; incapaz de gerar uma excelência tática consistente, a instituição vai se desgastando.

– Saltos descontínuos e indisciplinados: a empresa realiza manobras radicais que são reprovadas em pelo menos um dos três testes a seguir:

  1. Elas geram paixão e se encaixam nos valores essenciais da empresa?
  2. A organização pode ser a melhor do mundo nessas atividades ou nessas áreas?
  3. Essas atividades ajudarão a impulsionar o motor econômico ou de recursos da organização?

Cada vez menos tem pessoas certas no lugar certo – Um dos motivos para o declínio de empresas

A proporção de pessoas certas em posições chave é cada vez menor devido à perda das pessoas certas e/ou um crescimento além da capacidade da organização de ter pessoas suficientes executando esse crescimento com excelência.

Disciplina de custos:

A organização reage a custos mais altos elevando os preços e o faturamento, em vez de intensificar a disciplina.

Burocracia sobrepõe à disciplina

Um sistema de regras burocráticas subverte a ética de liberdade e responsabilidade que caracteriza uma cultura de disciplina; as pessoas cada vez mais pensam em função de “cargos”, em vez de responsabilidades.

Sucessão problemática de poder

A organização passa por dificuldades na transição de liderança, na forma de um planejamento de sucessão insuficiente, fracasso no desenvolvimento interno de líderes excelentes, turbulência prática, azar ou uma seleção ruim de sucessores. Há de ficar atento aos motivos para o declínio de empresas, como este que se refere ao poder.

Interesses pessoais acima dos interesses organizacionais

As pessoas no poder alocam mais para si mesmas ou seus seguidores – mais dinheiro, mais privilégios, mais fama, mais das mordomias do sucesso -, buscando capitalizar o máximo possível no curto prazo em vez de investir principalmente no desenvolvimento da excelência tendo em vista décadas no futuro.”

A problemática do estágio 2 nos leva a refletir sobre um crescimento mais estruturado. Isso, ainda, sem perder as regras de controles e processos, com foco naquilo que somos especialistas. Investindo e capacitando pessoas e lideranças que participam da estrutura da empresa. Assim se pode precaver dos motivos para o declínio de empresas.

Na próxima semana apresentaremos o Estágio 3. Não perca!

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e assista “Guia do Gestor: Como obter uma obra otimizada

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.
Comentários
  • Boa Noite , concordo plenamente com tdo que foi dito , os comandantes deve escolher seus comandados não por afeição e sim por competência , se cada setor contar com um colaborador eficiente ja e um passo importante para o sucesso .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *