Feedback – uma ferramenta de transformação
O que é Feedback?
Feedback é um termo em inglês que se traduzido para o português significa: parecer, resposta, comentário, retorno, opinião, resposta, reação.
O feedback é muito utilizado na gestão de pessoas como uma ferramenta muito valiosa na condução das relações humanas. É extremamente útil na comunicação para garantir a manutenção de um bom clima organizacional.
Porque utilizar o Feedback na Gestão De Pessoas?
- Na correção de erros – Enquanto seres humanos, todos nós cometemos erros. Até mesmo os maiores gênios erram ou se enganam.
- Aumentar os resultados positivos – ser receptivo ao feedback e entender como algo positivo aumenta o aprendizado e consequentemente os resultados.
- Maior clareza – não conseguimos enxergar tudo. Às vezes quem está do nosso lado tem melhor compreensão ou visão.
E para quê utilizá-lo na Gestão de Pessoas?
- Sucesso na carreira profissional – à medida que os resultados positivos aumentam, consequentemente geram resultados positivos para os encarregados, subordinados, para o setor de atuação e finalmente para empresa.
- Agregar valor – o resultado disso acontece em cadeia: quanto maior forem os resultados positivos, maior valor agregado aos clientes e clientes satisfeitos geram maior volume de negócios.
- Clima organizacional – dirimir dúvidas, corrigir distorções, melhorar as relações humanas e o clima organizacional.
Nas organizações, o dia a dia é cheio de surpresas, acontecimentos inesperados, por isso é indispensável que todo profissional saiba qual o papel dele dentro da empresa e qual sua parcela de contribuição para o negócio.
Nesse momento, é preciso de um canal para diálogo entre o colaborador e o gestor, e a ferramenta para conduzir este diálogo é o feedback.
Como dar um bom Feedback:
- Tem que conhecer o trabalho do avaliado.
- Motive-a.
- Seja empático. Coloque-se no lugar do outro.
- Elogie em publico, deixe as criticas para o particular
- Seja sincero.
- Seja prático e proativo.
- Explique o porquê.
- Seja específico. Não generalize e não julgue.
- Não force. Perceba as reações do avaliado.
O estabelecimento de uma relação de confiança entre os colaboradores é imprescindível no processo de uma boa educação corporativa. O feedback deve ser aplicado de forma habilidosa, onde serão respeitados o avaliado e o avaliador.
Como receber?
- Lembre-se do porque vale a pena.
- Seja proativo e peça feedback quando sentir necessidade.
- Seja humilde, aceite que você também erra.
- Não precisa justificar tudo.
- Questione, pergunte se não entendeu.
- Anote os pontos principais, assim não se esquecerá de fazer as melhorias.
- Cumpra com a promessa de melhoria e dê retorno.
No geral temos muita dificuldade em receber feedback porque não aceitamos nossas falhas ou ineficiências, cabendo a empresa e seus líderes estabelecer esta cultura entre seus colaboradores.
Quando o Feedback pode não dar certo:
- Falta de preparo de quem conduz o feedback.
- Aplicar o feedback sem preparar o avaliado sobre o porquê e os benefícios do mesmo.
- Gestores que se utilizam do desta ferramenta para se auto-afirmar ou mostrar autoridade perante os liderados.
- Escolha inadequada do local de aplicação. Com barulho ou presença de outros.
- Não considerar o direito de o liderado falar. O feedback é um diálogo.
Em se tratando de organização, quanto menor o nível de feedback, menor também será o nível de transparência e consequentemente maior o índice de ineficiência da mesma.
Por outro lado, com uma boa educação corporativa e a cultura do diálogo, o feedback se torna uma ferramenta transformadora tanto nas atividades e resultados da organização quanto na vida do trabalhador.
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Boa tarde!
De fato muito útil e vital para as relações seja comercial , no trabalho na Escola, família na Igreja!
Obrigado
Olá! Bom saber que gostou do post. Feedback é de suma importância.
Muito boa essa matéria 👏🏼👏🏼👏🏼.
Ueidson, ficamos muito contentes que tenha gostado! Dar e receber feedback é uma arte que todos deveríamos desenvolver.