Gases de proteção e tipos de corrente do processo tig

Gases de proteção e tipos de corrente do processo tig 1
gases de proteção para processo de soldagem tig

O processo de soldagem tig traz uma série de características e mecanismos para o soldador utilizar durante sua aplicação. É muito importante conhecer os tipos de corrente e os gases de proteção do processo tig, para aplicar corretamente o processo. Vamos observar então algumas características desse processo:

Alimentação automática tig

Na soldagem de aços carbono, aços inoxidáveis e alumínios que exigem maior produtividade utiliza-se um cabeçote especial com maior sensibilidade de regulagem para o envio automatizado do arame.

Tipos de corrente no processo de solda tig

Corrente Alternada

Para soldagem do alumínio e latão é utilizada a corrente alternada. A inversão constante da polaridade nesse tipo de corrente remove os óxidos formados pelo calor do arco elétrico, deixando o metal livre de impurezas.

A corrente alternada é fornecida por equipamentos que possuem uma saída em corrente alternada. Estes geram uma alta frequência que pode chegar a 2 ou 3 khz por segundo. Essas características possibilitam uma ótima abertura do arco elétrico sem o contato do tungstênio com a peça e, também a estabilização do arco durante as inversões da polaridade.

Corrente Contínua

Para a soldagem dos aços carbono, inoxidável, aços ferramenta, titânio, cobre e ligas especiais é utilizada a corrente contínua por direcionar o fluxo dos elétrons em direção ao polo positivo. Isso se deve ao fato de que esse tipo de corrente gera mais calor.

Nesse processo a conexão da peça a ser soldada no polo positivo aumenta a concentração de calor garantindo excelentes resultados de soldagem.

Gases de proteção para soldagem no processo tig

O gás inerte é um gás de proteção que tem algumas funções básicas:

  • Provocar uma boa ionização quando o gás se torna condutor de corrente elétrica
  • Proteger o tungstênio e a poça de fusão do meio ambiente evitando sua oxidação durante a soldagem
  • Continuar protegendo o tungstênio e o final do cordão durante a fase de resfriamento.

Heliarc

No início o processo TIG era chamado de HELIARC, pelo uso do gás Hélio que também é um gás inerte.

Argônio

O gás Argônio é o mais econômico e tecnicamente ideal no mundo todo. Na soldagem de metais de alta dissipação térmica, como cobre ou alumínio, a utilização de misturas HÉLIO + ARGÔNIO possibilitam um aumento da voltagem do arco. Isso provoca maior transferência de calor para poça de fusão.

Podemos constatar que o processo TIG consiste em uma zona de intenso calor protegida do ar atmosférica controlada pelo soldador.

 Regulador de pressão

Esta peça serve para reduzir a pressão do cilindro e controlar a vazão de saída do gás de proteção.

Reguladores desenvolvidos para este fim, geralmente são compostos de um manômetro de alta pressão, que indica a quantidade de gás no cilindro, e outro de baixa pressão que informa a vazão de trabalho.

A leitura da vazão dos reguladores é feita em litros por minuto. Além disso, a quantidade expelida do gás de proteção é diretamente proporcional ao diâmetro do bocal utilizado.

Concluindo sobre os gases de proteção e tipos de corrente no processo de soldagem tig

Você viu neste post sobre os gases e tipos de corrente utilizadas no processo de soldagem TIG. Esse conhecimento é essencial se você quiser começar a soldar utilizando este tipo de solda.

Você quer aprender mais sobre o processo de soldagem TIG?

Aprenda mais sobre o Processo TIG neste vídeo-curso Grátis:

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Autor:
Paulo César é diretor comercial da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo da Solda e Corte de Metais. Acredita que alugar é melhor que comprar e gosta de ir para roça nos finais de semana.
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *