Motivos do declínio de uma empresa – Parte 1
Em busca de respostas para questionamentos sobre porque algumas empresas de sucesso, consideradas excelentes, com excelentes produtos fracassam. O autor do livro “Como as gigantes caem”, Jim Collins, levantou fatos reais através de pesquisas e enumerou-os os estágios dos motivos do declínio de uma empresa
Com o intuito de fornecer material e aprendizado com o estudo da ruína de algumas empresas de sucesso, o autor enumera cinco estágios. Estes falam sobre o caminho que as empresas em declínio percorreram desde o sucesso até a sua derrocada.
Neste primeiro momento veremos o primeiro estágio, em que o sucesso é visto como algo inabalável, e são ignorados fatores relevantes que realmente construíram o sucesso do negócio.
ESTÁGIO 1: O Excesso de confiança proveniente do sucesso.
As empresas excelentes podem ver a si mesmas protegidas pelo sucesso; o ímpeto acumulado pode levar um empreendimento adiante por algum tempo, mesmo que seus líderes tomem decisões ruins ou se tornem indisciplinados.
As pessoas se tornam arrogantes, sentindo que tem direito ao sucesso e perdem de vista os fatores básicos que verdadeiramente criaram o sucesso da empresa.
Quando a retórica de sucesso (“temos sucesso porque fazemos essas coisas específicas”) substitui o profundo conhecimento e insight (“temos sucesso porque sabemos por que fazemos essas coisas específicas e em quais condições deixam de funcionar”), o declínio provavelmente se seguirá.
A sorte e o acaso desempenham papel relevante em muitos resultados de sucesso. Aqueles que deixam de reconhecer o papel que a sorte pode ter exercido em seu sucesso – e, dessa forma, superestimam o próprio mérito e a capacidade – sucumbem ao excesso de confiança.
Indicativos de uma empresa de sucesso ao declínio Por Confiança No Sucesso
Nem todos os indicativos se evidenciam em todos os casos de declínio. A presença de um sintoma não significa necessariamente que uma empresa esteja em declínio, mas indica maior possibilidade de estar no estágio de declínio relevante.
Arrogância é um dos motívos do declínio de uma empresa
O sucesso é visto como “merecido” e não fortuito, efêmero, ou até conquistado a duras penas diante de situações intimidantes;
As pessoas começam a acreditar que o sucesso se manterá independentemente do que a organização decidir ou não fazer. Esse é um dos motivos do declínio de uma empresa.
-Desprezo: distraídos por ameaças irrelevantes, aventuras e oportunidades, os líderes negligenciam um volante primário, deixando de renová-lo com a mesma intensidade criativa que resultou a excelência da empresa.
Volante primário é a razão de ser da empresa, o que a empresa faz de melhor.
O “o quê” substitui o “por quê”:
A retórica do sucesso (“temos sucesso porque fazemos estas coisas específicas”) substitui um profundo conhecimento e insight (“temos sucesso porque sabemos por que fazemos essas coisas específicas e em quais condições deixam de funcionar”)
Saber fazer e conhecer profundamente o seu produto ou serviço.
Orientação para o Aprendizado:
Os líderes perdem o espírito de questionar e a orientação ao aprendizado que marcam as pessoas verdadeiramente excelentes que, independentemente do sucesso conquistado mantêm uma curva de aprendizado tão íngreme quanto no início da carreira.
Aprendizado e melhoria constante de processo, produto e pessoas.
Minimização do papel da sorte, para minimizar os motivos do declínio de uma empresa:
Em vez de reconhecer que a sorte e os eventos fortuitos podem ter desempenhado papel relevante, as pessoas começam a presumir que o sucesso se deve inteiramente às qualidades superiores da empresa e sua liderança.
Liderança arrogante. Quando isso acontece não tem espaço para novos conhecimentos.
Agora que você sabe os motivos do declínio de uma empresa, faça um auto diagnóstico utilizando esses indicativos e corrija-os enquanto é tempo.
Não perca na semana que vem o estágio 2.
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